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V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia

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Apresentação em tema: "V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia"— Transcrição da apresentação:

1 V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL: UMA ABORDAGEM DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NAS ORGANIZAÇÕES V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia

2 OBJETIVOS Identificar a importância do capital humano nas organizações. Conceituar os Ativos Intangíveis; Apresentar os conceitos principais sobre a Sociedade do Conhecimento e a importância da valorização do capital humano;

3 JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA
Os sistemas de contabilidade tradicional não dão importância à valoração dos Ativos Intangíveis, como, por exemplo, consideram gasto os investimentos relacionados ao capital humano, tal como treinamentos, capacitação, incentivos etc. Por ora, o cálculo dos Ativos Intangíveis costumam ser considerado somente em casos de fusões e aquisições.

4 METODOLOGIA UTILIZADA
Ao partir para a busca de investigações através de revisão bibliográfica, pode-se afirmar que a pesquisa é considerada exploratória. Objetiva dar uma melhor noção sobre o problema, bem como deixa o pesquisador em contato com pessoas que tiveram a experiência com o assunto pesquisado.

5 A EVOLUÇÃO PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Sociedades Agrárias – até o Século XVIII; Sociedade Industrial – Século XVIII e XIX; Sociedade Pós Industrial – a partir de melhoria das comunicações, difusão de novas tecnologias, mudanças na economia mundial; Sociedade do Conhecimento –Década de 90 – Internet.

6 ATIVOS INTANGÍVEIS Segundo, IUDÍCIBUS (1993): “A característica fundamental de um ativo é a sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os têm, individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entradas de caixa.”.

7 A palavra intangível vem do latim tangere, ou tocar
A palavra intangível vem do latim tangere, ou tocar. Os bens intangíveis, portanto, são bens que não podem ser tocados porque não têm corpo. Mais formalmente, diz-se que os ativos intangíveis são incorpóreos (corpus=corpo). [...] O fato de que pode ser dado um nome a um ativo intangível geralmente indica que se trata de um ativo identificável. O exemplo mais comum de um ativo intangível não identificável é o goodwill. (HENDRIKSEN e BREDA, 1999, p. 388).

8 GOODWILL E CAPITAL INTELECTUAL
Goodwill corresponde à diferença entre o valor atual de toda a empresa, ou seja, sua capacidade de geração de lucros futuros, e o valor econômico de seus ativos, apresentando, portanto, uma característica residual.

9 FATORES QUE GERAM GOODWILL
Propaganda eficaz. Processos secretos de fabricação. Boas relações com os empregados Crédito e sólida reputação. Excelente treinamento para os empregados. Alta posição perante a comunidade Associações favoráveis com outra empresa. Localização estratégica. Descoberta de talentos ou recursos. Condições favoráveis com relação aos impostos. Legislação favorável.

10 ATIVOS INTANGÍVEIS Habilidades e conhecimentos existentes na empresa;
Cultura e valores; Tecnologia e conhecimento; Administração de processos; Imagem, marca, relacionamento com os clientes.

11 ATIVOS INTANGÍVEIS Normas Brasileiras da Contabilidade, seguindo a estrutura mínima orientada pela LEI 6.404/76, a qual o Balanço Patrimonial sintetiza a situação patrimonial da empresa. Ativos Intangíveis, nos termos da lei, os direitos de propriedade, patentes, direitos autorais, porém não se referem aos ativos do conhecimento. A lei considera aqueles Ativos que podem ser mensurados economicamente em termos de valor.

12 FATORES QUE GERAM CAPITAL INTELECTUAL
Conhecimento e comprometimento do funcionário; Alocação da pessoa certa na função certa, Avaliação do retorno sobre o investimento realizado em P&D. Mensuração do valor da marca. Sinergia entre os programas de treinamento e os objetivos corporativos. Participação dos funcionários na elaboração dos objetivos traçados; Encorajamento dos funcionários para inovar. Valorização da cultura organizacional.

13 CUSTOS INTANGÍVEIS Qual é o custo da falta de iniciativa e acomodação?
Qual é o custo de desprezarmos o conhecimento e a inteligência de nossos colaboradores? Qual é o custo do boicote as novas idéias? Qual é o custo da burocracia interna instalada e da lentidão nas tomadas de decisão? Qual é o custo de não conseguirmos transformar problemas em oportunidades? Qual é o custo da desmotivação?

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para exemplificar a importância do Capital Intelectual como diferencial competitivo, cita-se o caso da Microsoft e da Toyota, pois ambas dão grande valoração ao Ativo derivado das pessoas que fazem parte da organização.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Não entra aqui, a discussão sobre a melhor forma de gerenciar o Capital Humano, mas simplesmente valorizá-lo. A forma de que fazê-lo não corresponde objeto deste estudo, pois conforme DRUCKER (1999) é um erro grave aceitar o mito de que existe uma única maneira correta de administrar pessoas, portanto, cabe a cada empresa encontrar a forma que gere mais resultados.


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