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PublicouVinícius Ramos Alterado mais de 9 anos atrás
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Bandura e a Aprendizagem Observacional
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Biografia 1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até concluir o ensino médio. 1949: Concluiu sua licenciatura em Psicologia. 1951: Em Iowa concluiu seu mestrado. 1952: Concluiu doutorado. 1953: Postula um cargo no Guidance Center em Wichita.
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Professor na Universidade de Stanford. 1959: Lança seu primeiro livro “Agressão do adolescente”. 1963: Lança seu segundo livro “Aprendizagem social e o desenvolvimento da personalidade”. 1980: Prêmio por suas contribuições científicas. 1997: “Auto-Eficácia: o exercício do controle”.
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Teoria da Aprendizagem Social ou Observacional A aprendizagem social, é o processo que Bandura (1977) popularizou, em que a teoria não se confina ao ambiente escolar, mas envolve todas as vivências sociais. Somos moldados pelo nosso pensamento, as regras sociais e por aquilo que aprendemos dos nossos modelos.
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Conceitos e Princípios Fundamentais Atitudes Sociais. Comportamentos. Formas que atrapalham o ajustamento do indivíduo.
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Aprendizagem Imitativa ou Vicarial Aprendemos pela experiência e a observação do comportamento dos outros. Não utilizamos tudo aquilo que aprendemos, preferimos o que nos traz recompensas e é considerado aceitável pela sociedade em que vivemos. As conseqüências observadas de uma dada conduta, possuem um efeito inibidor ou desinibidor sobre o observador nesta aprendizagem.
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A aprendizagem pode ocorrer sem qualquer reforço (recompensa). No entanto a criança sente-se mais disposta a fazer certa atividade, se a pessoa que a praticou tiver sido pela mesma, objeto de elogios. Bandura designa este reforço de vicariante, uma vez que não se trata de um reforço da ação da aprendizagem, mas em que o observador se limita a testemunhar o reforço.
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Modelos Imitados São classificados de simbólicos e representativos. Tais modelos demonstram comportamentos pro- sociais quando são desejáveis. E comportamentos anti-sociais quando são desviantes.
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Os Efeitos da Imitação Existem três diferentes efeitos da imitação e observação, que podem tornar mais claros os comportamentos aprendidos: Atenção Retenção Reprodução Motivação
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Efeito Modelador O observador presta atenção e imita o modelo. O observador produz comportamentos expressamente ou não, equiparando-se pela primeira vez aos comportamentos do modelo.
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Efeito Desinibidor A observação e imitação do modelo pode tanto enfraquecer quanto fortalecer respostas inibitórias que o observador já emitiu anteriormente.
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Efeito Eliciador Observando e imitando o modelo, o observador pode combinar o comportamento do modelo com respostas que já estão no seu repertório.
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Alguns Fatores que Afetam a Imitação A recompensa e a punição que o modelo pode receber, mesmo que estas não possam ser observadas, desencadeiam ou não a imitação. Pessoas que precisam de auto-estima,competência, que foram previamente recompensadas por exibir comportamentos competitivos e aquelas recompensadas por comportamentos bem adaptados são mais imitativas.
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Pessoas que se acham parecidas com os modelos, que estão emocionalmente despertas também são mais imitativas.
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Extinção de Comportamentos Alguns meios de extinguir respostas é a não recompensa, a retirada de um reforçador positivo através da privação de um privilégio, a punição física ou verbal.
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IDÉIAS COMPLEMENTARES
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Facilitação Social O observador, para conseguir uma melhor aceitação social, pode evocar uma resposta que não estava previamente inibida. Exemplo: alguém que abandonou a sua aldeia quando criança, quando volta à mesma em adulto, retoma num curto espaço de tempo, hábitos e maneiras de falar que aprendera ou testemunhará quando criança. O observador, para conseguir uma melhor aceitação social, pode evocar uma resposta que não estava previamente inibida. Exemplo: alguém que abandonou a sua aldeia quando criança, quando volta à mesma em adulto, retoma num curto espaço de tempo, hábitos e maneiras de falar que aprendera ou testemunhará quando criança. O desempenho de certas tarefas já aprendidas tende a melhorar quando a pessoa se sente observada por outras pessoas.
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Antecipação Cognitiva O indivíduo tende a encontrar a resposta a uma nova situação, a partir da avaliação ou consideração de respostas anteriores. Estes julgamentos tem por base nas suas próprias experiências (êxitos ou fracassos), mas também nas que observou em outros. Os seus julgamentos acabam resultando em crenças sobre as suas capacidades, influenciando de modo decisivo o seu empenho na aprendizagem e na forma como enfrenta os obstáculos. Os seus julgamentos acabam resultando em crenças sobre as suas capacidades, influenciando de modo decisivo o seu empenho na aprendizagem e na forma como enfrenta os obstáculos.
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A aprendizagem observacional depende em primeiro lugar da atenção do observador das atividades ou demonstrações do modelo (o que pratica na ação). Em segundo lugar dependem da codificação simbólica e respectiva retenção. Os observadores que transformam a atividade observada em códigos verbais ou imagens aprendem ou retém a informação muito melhor, do que aqueles que se limitam a observar.
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Em terceiro lugar dependem da apreensão dos processos de produção. Por último dos aspectos motivacionais. Em terceiro lugar dependem da apreensão dos processos de produção. Por último dos aspectos motivacionais. Bandura afirma que as pessoas são produto do meio, mas também tem a capacidade de o escolher e alterar, num processo em que a aprendizagem jogo um papel fundamental. Bandura afirma que as pessoas são produto do meio, mas também tem a capacidade de o escolher e alterar, num processo em que a aprendizagem jogo um papel fundamental.
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EQUIPE ALEXSSANDRA DE OLIVEIRA AMANDA CRISTINA ELIENE DUARTE ERIKA COSTA IRIANE SILVA JAIRSA MARCELA KARLA MARIA DA SILVA VANNESSA LIBORIO
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