A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até."— Transcrição da apresentação:

1 Bandura e a Aprendizagem Observacional

2 Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até concluir o ensino médio.  1949: Concluiu sua licenciatura em Psicologia.  1951: Em Iowa concluiu seu mestrado.  1952: Concluiu doutorado.  1953: Postula um cargo no Guidance Center em Wichita.

3 Professor na Universidade de Stanford.  1959: Lança seu primeiro livro “Agressão do adolescente”.  1963: Lança seu segundo livro “Aprendizagem social e o desenvolvimento da personalidade”.  1980: Prêmio por suas contribuições científicas.  1997: “Auto-Eficácia: o exercício do controle”.

4 Teoria da Aprendizagem Social ou Observacional  A aprendizagem social, é o processo que Bandura (1977) popularizou, em que a teoria não se confina ao ambiente escolar, mas envolve todas as vivências sociais. Somos moldados pelo nosso pensamento, as regras sociais e por aquilo que aprendemos dos nossos modelos.

5 Conceitos e Princípios Fundamentais  Atitudes Sociais.  Comportamentos.  Formas que atrapalham o ajustamento do indivíduo.

6 Aprendizagem Imitativa ou Vicarial  Aprendemos pela experiência e a observação do comportamento dos outros. Não utilizamos tudo aquilo que aprendemos, preferimos o que nos traz recompensas e é considerado aceitável pela sociedade em que vivemos. As conseqüências observadas de uma dada conduta, possuem um efeito inibidor ou desinibidor sobre o observador nesta aprendizagem.

7  A aprendizagem pode ocorrer sem qualquer reforço (recompensa). No entanto a criança sente-se mais disposta a fazer certa atividade, se a pessoa que a praticou tiver sido pela mesma, objeto de elogios. Bandura designa este reforço de vicariante, uma vez que não se trata de um reforço da ação da aprendizagem, mas em que o observador se limita a testemunhar o reforço.

8 Modelos Imitados  São classificados de simbólicos e representativos.  Tais modelos demonstram comportamentos pro- sociais quando são desejáveis.  E comportamentos anti-sociais quando são desviantes.

9 Os Efeitos da Imitação  Existem três diferentes efeitos da imitação e observação, que podem tornar mais claros os comportamentos aprendidos:  Atenção  Retenção  Reprodução  Motivação

10 Efeito Modelador  O observador presta atenção e imita o modelo.  O observador produz comportamentos expressamente ou não, equiparando-se pela primeira vez aos comportamentos do modelo.

11 Efeito Desinibidor  A observação e imitação do modelo pode tanto enfraquecer quanto fortalecer respostas inibitórias que o observador já emitiu anteriormente.

12 Efeito Eliciador  Observando e imitando o modelo, o observador pode combinar o comportamento do modelo com respostas que já estão no seu repertório.

13 Alguns Fatores que Afetam a Imitação  A recompensa e a punição que o modelo pode receber, mesmo que estas não possam ser observadas, desencadeiam ou não a imitação.  Pessoas que precisam de auto-estima,competência, que foram previamente recompensadas por exibir comportamentos competitivos e aquelas recompensadas por comportamentos bem adaptados são mais imitativas.

14  Pessoas que se acham parecidas com os modelos, que estão emocionalmente despertas também são mais imitativas.

15 Extinção de Comportamentos  Alguns meios de extinguir respostas é a não recompensa, a retirada de um reforçador positivo através da privação de um privilégio, a punição física ou verbal.

16 IDÉIAS COMPLEMENTARES

17 Facilitação Social  O observador, para conseguir uma melhor aceitação social, pode evocar uma resposta que não estava previamente inibida. Exemplo: alguém que abandonou a sua aldeia quando criança, quando volta à mesma em adulto, retoma num curto espaço de tempo, hábitos e maneiras de falar que aprendera ou testemunhará quando criança.  O observador, para conseguir uma melhor aceitação social, pode evocar uma resposta que não estava previamente inibida. Exemplo: alguém que abandonou a sua aldeia quando criança, quando volta à mesma em adulto, retoma num curto espaço de tempo, hábitos e maneiras de falar que aprendera ou testemunhará quando criança.  O desempenho de certas tarefas já aprendidas tende a melhorar quando a pessoa se sente observada por outras pessoas.

18 Antecipação Cognitiva  O indivíduo tende a encontrar a resposta a uma nova situação, a partir da avaliação ou consideração de respostas anteriores. Estes julgamentos tem por base nas suas próprias experiências (êxitos ou fracassos), mas também nas que observou em outros.  Os seus julgamentos acabam resultando em crenças sobre as suas capacidades, influenciando de modo decisivo o seu empenho na aprendizagem e na forma como enfrenta os obstáculos.  Os seus julgamentos acabam resultando em crenças sobre as suas capacidades, influenciando de modo decisivo o seu empenho na aprendizagem e na forma como enfrenta os obstáculos.

19  A aprendizagem observacional depende em primeiro lugar da atenção do observador das atividades ou demonstrações do modelo (o que pratica na ação).  Em segundo lugar dependem da codificação simbólica e respectiva retenção. Os observadores que transformam a atividade observada em códigos verbais ou imagens aprendem ou retém a informação muito melhor, do que aqueles que se limitam a observar.

20  Em terceiro lugar dependem da apreensão dos processos de produção. Por último dos aspectos motivacionais.  Em terceiro lugar dependem da apreensão dos processos de produção. Por último dos aspectos motivacionais.  Bandura afirma que as pessoas são produto do meio, mas também tem a capacidade de o escolher e alterar, num processo em que a aprendizagem jogo um papel fundamental.  Bandura afirma que as pessoas são produto do meio, mas também tem a capacidade de o escolher e alterar, num processo em que a aprendizagem jogo um papel fundamental.

21 EQUIPE ALEXSSANDRA DE OLIVEIRA AMANDA CRISTINA ELIENE DUARTE ERIKA COSTA IRIANE SILVA JAIRSA MARCELA KARLA MARIA DA SILVA VANNESSA LIBORIO


Carregar ppt "Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google