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DISSERTAÇÃO – ESQUEMA BÁSICO

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Apresentação em tema: "DISSERTAÇÃO – ESQUEMA BÁSICO"— Transcrição da apresentação:

1 DISSERTAÇÃO – ESQUEMA BÁSICO
1º PARÁGRAFO: INTRODUÇÃO 2º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO – ARGUMENTO 1 3º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO – ARGUMENTO 2 4º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMEMTO – ARGUMENTO 3 5º PARÁGRAFO: CONCLUSÃO + RETOMADA DO TEMA + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO OU OBSERVAÇÃO FINAL PERGUNTA AO TEMA: POR QUÊ?

2 DISSERTAÇÃO – ESQUEMA BÁSICO A qualidade de vida na cidade e no campo
1º PARÁGRAFO: INTRODUÇÃO É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais e, em alguns aspectos, superior à da área urbana, porque (1) no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles, (2) há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, além do mais, (3) as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.

3 2º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1
Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrópole é intenso. O espírito de concorrência, a busca de se obter uma melhor colocação profissional, enfim, a conquista de novos espaços lança o habitante urbano em meio a um turbilhão de constantes solicitações. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrário do que se poderia dizer sobre a vida dos moradores do campo. 3º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2 Além disso, nas áreas campestres, há maior quantidade de alimentos saudáveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gêneros alimentícios colhidos antes do tempo de maturação, para garantir maior durabilidade durante o período de transporte e comercialização. 4º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 3 Ainda convém lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivência habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatores já expostos, possuem pouco tempo para alimentar relações humanas mais profundas.

4 5º PARÁGRAFO: CONCLUSÃO
Por isso, entendemos que a zona rural propicia a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranquilidade. Só nos resta esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos não venham a se agravar com o passar do tempo.

5 1º PARÁGRAFO: INTRODUÇÃO: TEMA (COM LIGEIRA AMPLIAÇÃO)
CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Perguntas ao tema: “Por quê?” e “O que acontece em razão disso?” 1º PARÁGRAFO: INTRODUÇÃO: TEMA (COM LIGEIRA AMPLIAÇÃO) 2º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO – CAUSA (COM EXPLICAÇÕES ADICIONAIS) 3º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO – CONSEQUÊNCIA (COM EXPLICAÇÕES ADICIONAIS) 4º PARÁGRAFO: CONCLUSÃO + RETOMADA DO TEMA + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO OU OBSERVAÇÃO FINAL

6 AS RELAÇÕES DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA
TEMA: Constatamos que, no Brasil, existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades. Causa: Por quê? O campo apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem. Consequência: O que acontece em razão disso? As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho.

7 O problema das correntes migratórias
Todos sabemos que, em nosso país, há muito tempo, observa-se um grande número de grupos migratórios, os quais, provenientes do campo, deslocam-se em direção às cidades, procurando melhores condições de vida. Ao examinar algumas causas desse êxodo, verificamos que a zona rural apresenta inúmeros problemas, os quais dificultam a permanência do homem no campo. Podemos, mencionar, por exemplo, a seca, a questão da distribuição da terra e a falta de incentivo à atividade agrária por parte do governo. Em consequência disso, vemos, a todo instante, a chegada desse enorme contingente de trabalhadores rurais ao meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho. Cresce, portanto, o número de pessoas vivendo à margem dos benefícios oferecidos por uma metrópole; por falta de opção, dirigem-se para as zonas periféricas e ocasionam a proliferação de favelas. Por tudo isso, só nos resta admitir que a existência do êxodo rural somente agrava os problemas do campo e da própria cidade. Fazem-se, portanto, necessárias algumas medidas para tentar fixar o homem na terra. Assim, os cidadãos rurais e urbanos deste país encontrariam, com certeza, melhores condições de vida.

8 ABORDAGEM DE TEMAS POLÊMICOS – ASPECTOS FAVORÁVEIS E ASPECTOS CONTRÁRIOS
1º PARÁGRAFO: INTRODUÇÃO: TEMA 2º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO – ANÁLISE DOS ASPECTOS FAVORÁVEIS 3º PARÁGRAFO: DESENVOLVIMENTO – ANÁLISE DOS ASPECTOS CONTRÁRIOS 4º PARÁGRAFO: CONCLUSÃO + POSICIONAMENTO PESSOAL EM RELAÇÃO AO TEMA + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO OU OBSERVAÇÃO FINAL

9 A ABORDAGEM DE TEMAS POLÊMICOS
Análise dos aspectos: Favoráveis e Contrários A pena de morte Cogita-se, com muita frequência, da implantação da pena de morte no Brasil. Muitos aspectos devem ser analisados na abordagem dessa questão. Os defensores da pena de morte argumentam que ela intimidaria os assassinos perigosos, impedindo-os de cometer crimes monstruosos, dos quais costumeiramente temos notícia. Além do mais, aliviaria, em certa medida, a superlotação dos presídios. Isso sem contar que certos criminosos, considerados irrecuperáveis, deveriam pagar com a morte por seus crimes bárbaros. Outros, porém, não conseguem admitir a ideia de um ser humano tirar a vida de um semelhante, por mais terrível que tenha sido o delito cometido. Há registros históricos de pessoas executadas injustamente, pois as provas de sua inocência evidenciaram-se após o cumprimento da sentença. Por outro lado, a vigência da pena de morte não é capaz de, por si, desencorajar a prática de crimes: estes não deixaram de ocorrer nos países em que ela é ou foi implantada. Por todos esses aspectos, percebemos o quanto é difícil nos posicionarmos categoricamente contra ou a favor da implantação da pena de morte no Brasil. Enquanto esse problema é motivo de debates, só nos resta esperar que a lei consiga atingir os infratores com justiça e eficiência, independentemente de sua situação socioeconômica. Isso se faz necessário para defender os direitos de cada cidadão das mais diversas formas de agressão.

10 A REDAÇÃO NO ENEM O Enem escolheu como norte o texto dissertativo-argumentativo: a redação esperada pelos examinadores precisa defender uma ideia usando explicações para justificá-la. Mas, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, a redação deve oferecer uma proposta de intervenção na vida social, respeitando os direitos humanos. Essa proposta deve considerar os pontos abordados na argumentação, deve manter vínculo direto com a tese desenvolvida e coerência com os argumentos usados, já que expressa a visão do autor, das possíveis soluções para a questão discutida.  O candidato deve recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

11 Viável O Guia do Participante, do MEC-Inep, sugere que a proposta de intervenção seja "detalhada" para "permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade". Significa dizer que ela deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. A proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a coerência da argumentação é decisiva para a avaliação. Que tema pode cair na redação? Essa é uma das maiores preocupações dos estudantes. Todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas - língua portuguesa e literatura, história, geografia, filosofia, sociologia e outras - darão aos alunos suporte não só para desenvolver a fase intertextual (citações), como criar a fase textual, com coesão, coerência e, sobretudo, correção gramatical. Vale a pena analisar se a introdução apresenta o tema pedido na prova, se os argumentos sustentam a tese escolhida, se as propostas de intervenção social são convincentes e se têm conexão com o começo do texto.

12 O candidato deve sempre buscar propostas concretas, específicas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborá-la, deve procurar responder às perguntas: O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social? Como viabilizá-la? Deve-se elaborar uma proposta de intervenção detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Ela deve ser clara, inovadora e, sobretudo, viável. O verbo "intervir" origina-se do latim intervenire, que apresenta dois significados: atuar diretamente, agindo ou decidindo, e emitir, expor opinião. Daí a intervenção que os candidatos ao Enem devem propor com a tomada de ações e suas prováveis soluções.

13 Nenhuma gota a mais Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil já são expressivos estatisticamente, assim como em parte da população mais consciente, em sua conduta diária. Toda mudança envolve tempo, educação e prática de cidadania para que a transformação almejada apresente-se sólida no futuro, principalmente numa democracia ainda jovem. Em conformidade com os esperados avanços da educação no trânsito, é válida a exposição de mais artifícios que possam garantir, com eficiência, a premissa de que “nenhuma gota a mais” será ingerida pela sociedade em se tratando de bebidas alcoólicas e direção ao volante. Uma proposta imediata é o investimento maciço em alternativas de transporte urbano com conforto e rapidez nas grandes cidades, com promoções e incentivos ao uso, transformando os pontos de ônibus, estações do metrô e serviços de táxi em pontos culturais e artísticos, para que os passageiros já ganhem entretenimento ao primeiro passo. Junto às ações educativas, as ações punitivas precisam manter o seu lugar, com leis severas, sem brechas para a impunidade. Para lembrar aos usuários de álcool as suas consequências, um incentivo aos estabelecimentos comerciais para instalarem bafômetros nos locais de venda, ampliaria o alerta para o perigo e promoveria o marketing para os próprios estabelecimentos.

14 Fatores responsáveis pela coesão: 1 – Ordem das palavras
Conjunto de procedimentos para a articulação das palavras e das frases, empreendendo maior ou menor sentido a certos enunciados, trazendo clareza e eficiência. Fatores responsáveis pela coesão: 1 – Ordem das palavras Só você ficou em casa no Natal. Você ficou só em casa no Natal. Você ficou em casa só no Natal. Sharom completa 79 anos em estado de coma. 2 – Palavras referenciais Schwarzenegger visita Blair em seu último dia no cargo. 3 – Elipse Ele foi; ela não. O político fez as promessas e as cumpriu.

15 porque, pois, por, porquant o, dado, visto, como
4 – Concordância O bando de pássaros saiu voando ao som do tiro. O bando de pássaros saíram voando ao som do tiro. 5 – Conectivos 6 – Pontuação O fazendeiro tem um bezerro e a mãe do fazendeiro é também o pai do bezerro. Enquanto o padre pasta o burro reza. causa porque, pois, por, porquant o, dado, visto, como por causa de, devido a, em vista de, em virtude de, em face de, em razão de, já que, visto que, uma vez que, dado que

16 7 – Escolha das palavras

17 Aluna nota 1000 dá dicas para redação do enem


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