A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filo Porífera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filo Porífera."— Transcrição da apresentação:

1 Filo Porífera

2 Características Morfológicas

3

4 Características Morfológicas
O nome Porifera significa portador de poros; Possuem um grande número de poros e canais que formam um sistema de filtragem/alimentação adequado para seu hábito de vida séssil.

5 Características Morfológicas
São animais que dependem de correntes de água que entram para o interior dos canais e trazem alimento e oxigênio, e levam para fora do corpo os restos metabólicos a as excretas.

6 Características Morfológicas

7 Características Morfológicas
As esponjas variam em tamanho desde alguns milímetros até 2 m de diâmetro, podem apresentar formas, cores e diversas

8 Características Morfológicas
O corpo de um porífero é pouco mais que uma massa de células embebidas em uma matriz gelatinosa, enrijecido por um esqueleto de espículas de carbonato de cálcio, sílica ou colágeno.

9 Características Morfológicas
Possuem um sistema peculiar de canais hídricos, no qual as únicas aberturas corpóreas são seus minúsculos poros de entrada conhecidos como óstios, e os poros de saída, chamados de ósculos.

10 Características Morfológicas
Essas aberturas são conectadas por um sistema de canais que podem apresentar células flageladas com colarinho, denominadas coanócitos.

11 Características Morfológicas
Os coanócitos além de manter a corrente de água, capturam e fagocitam as partículas alimentares que são trazidas pela água.

12 Tipos anatômicos ASCON (asconóides) — mais simples — forma tubular, espongiocele flagelada; SICON (siconóides) — dobramento da parede do corpo, canais flagelados; LEUCON (leuconóides)— alto grau de dobramento da parede do corpo – formas variadas, câmaras flageladas.

13 ASCON Caminho da água: poros – átrio - ósculo

14 SICON Caminho da água: poros – canais inalantes – canais exalantes – átrio - ósculo

15 LEUCON Caminho da água: poros – canais inalantes – câmara vibrátil – canais exalantes – átrio - ósculo

16 PAREDE CORPORAL

17 Tipos Celulares Pinacócitos: são células achatadas que cobrem a superfície externa e parte das superfícies inferiores, formando a pinacoderme; As células secretam um material de fixação da esponja no substrato; Alguns pinacócitos são modificados em miócitos contráteis e auxiliam na regulação da entrada de água pelos óstios;

18 Tipos Celulares Coanócitos: são células ovóides com uma extremidade embebida no mesohilo e a outra exposta; A região exposta tem contato com a água e possui um flagelo circundado por um colarinho; Os coanócitos revestem os canais e as câmaras flageladas que se ligam com os poros de entrada de água.

19 Tipos Celulares Amebócitos: células amebóides que se localizam
no mesohilo; São responsáveis por uma série de funções como fagocitar partículas na pinacoderme e receber partículas dos coanócitos para digestão, substituir e formar outros tipos celulares, como os esclerócitos (que secretam as espículas), os espongiócitos (que secretam as fibras de espongina), e os colêncitos (que secretam o colágeno fibrilar).

20 Esqueleto Espículas: SiO2 e CaCO3

21 Esqueleto Colágeno: esponginas

22 Nutrição

23 Nutrição

24 FISIOLOGIA Dependente da corrente de água que flui através do corpo;
A água transporta o alimento e o oxigênio e retira os detritos; Através da regulação do tamanho do ósculo e ,do fechamento do óstio o animal pode controlar a taxa do fluxo. A corrente de água e produzida pelo batimento planar dos flagelos dos coanócitos.

25 FISIOLOGIA Sua nutrição ocorre a partir da captura de matéria orgânica particulada extremamente finos; Todas as células de um porífero podem fagocitar nutrientes (partículas maiores- amebócios ou arqueócitos; partículas menores- coanócitos); Albergam organismos fotossintetisantes (zooxantelas e cianobactérias); Trocas gasosas por difusão simples; Ausência de sistema nervoso;

26 CLASSE CALCAREA OU CALCISPONGIAE

27 CLASSE HEXATINELLIDA OU HYALOSPONGIAE

28 CLASSE DEMOSPONGIAE

29 CLASSE SCLEROSPONGIAE

30 REGENERAÇÃO E REPRODUÇÃO
Reprodução assexuada - Brotamento - Gemulação - Regeneração

31 REGENERAÇÃO E REPRODUÇÃO
Reprodução assexuada: Brotamento

32 REGENERAÇÃO E REPRODUÇÃO
Reprodução assexuada: Gemulação

33 REGENERAÇÃO E REPRODUÇÃO
Reprodução Sexuada


Carregar ppt "Filo Porífera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google