A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
Profª. Ms. Alessandra Campani Pizzato Profª. Drª Ana Maria Feoli Profª. Ms. Andréia Gustavo Profª. Drª Beatriz Lara dos Santos Profª. Drª Márcio Donadio Profª. Drª Olga Eidt Profª. Drª Thaís de Lima Resende Adaptado em 10/06/2006 por Profª. Drª Beatriz Lara dos Santos

2 Pesquisa Planejamento Execução Divulgação

3 ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Escolher o tema Revisão de literatura Definir problemas/ formular hipóteses Determinar os objetivos da pesquisa

4 1 TEMA IDENTIFICAÇÃO DO TEMA
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 1 TEMA IDENTIFICAÇÃO DO TEMA Escolher algo que exista e que possa ser estudado cientificamente. Deve ser de interesse do investigador. As fontes de consulta e de obtenção dos dados devem ser acessíveis.

5 experiência profissional
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 1. TEMA ESCOLHA DO TEMA Considerar: experiência profissional revisão da literatura- relevância para ciência e para o social área de interesse, população

6 ESCOLHA DO TEMA ESTRATÉGIA DO FUNIL
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 1 TEMA ESCOLHA DO TEMA ESTRATÉGIA DO FUNIL Escolher algo que exista e que possa ser estudado cientificamente Exemplo: Baixo peso na gestação e cardiopatia fetal

7 2 PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 2 PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA Ponto de partida para desenvolver uma investigação Definido a partir da temática qual a questão em aberto se tentará responder Nenhuma manipulação estatística ou gráfica dos dados levantados em um estudo fornecerá respostas para as perguntas que não foram feitas

8 IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO -PROBLEMA
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 2 PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO -PROBLEMA A clara identificação da situação problema é decisiva à delimitação da investigação Orienta a montagem do projeto a ser realizado buscando a sua solução Deve ser formulado como pergunta Deve nortear e estar explicitado na introdução do trabalho

9 IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 2 PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA Rever bibliografias - verificar a produção científica já existente sobre o assunto Verificar se este problema é original, ou seja, em que aspectos apresenta uma inovação frente aos estudos já realizados Estabelecer a relevância científica e social do projeto de pesquisa

10 PROBLEMA OU QUESTÕES DE PESQUISA
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 2 PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA PROBLEMA OU QUESTÕES DE PESQUISA Deve ser formulado como pergunta Deve ser claro e preciso Deve ser suscetível de solução Deve ser delimitado a uma dimensão viável

11 ESCOLHA DO PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA ESTRATÉGIA DO FUNIL
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 2 PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA ESCOLHA DO PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA ESTRATÉGIA DO FUNIL Problema definir a partir da temática qual a questão em aberto se tentará responder Exemplo: Qual a relação entre o baixo peso de mães no período gestacional e o risco do desenvolvimento de cardiopatias no feto?

12 3 OBJETIVO/ HIPÓTESE OBJETIVO
ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 3 OBJETIVO/ HIPÓTESE OBJETIVO Enquanto trabalho científico é necessário que seja especificado em termos operacionais Cada objetivo deve corresponder apenas uma ação Deve expressar as ações que serão desenvolvidas para responder o problema Deve iniciar com verbo no infinito: descrever, comparar, verificar, avaliar, analisar Pode ser subdividido em geral e específico

13 ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
3 OBJETIVO/ HIPÓTESE Objetivo enquanto trabalho científico é necessário que seja especificado em termos operacionais. Exemplo: Analisar a relação entre o baixo peso de mães no período gestacional e o risco do desenvolvimento de cardiopatias no feto.

14 3 OBJETIVOS Definição das ações
PROJETO DE PESQUISA 3 OBJETIVOS Definição das ações OBJETIVO GERAL: Modo geral o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Aspectos específicos que se pretende estudar e que contribuem para alcançar o objetivo geral

15 PROJETO DE PESQUISA 3 OBJETIVOS Não há necessidade de que todo e qualquer projeto tenha objetivos específicos. Eles devem ser incluídos quando existe a necessidade de caracterizar etapas ou sub-projetos. Página final

16 ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
3 OBJETIVO/ HIPÓTESES HIPÓTESES As hipóteses estabelecem uma relação prevista entre as variáveis investigadas no estudo.

17 ETAPAS DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
3 OBJETIVO/ HIPÓTESE Hipótese oferece uma solução possível ao problema, mediante uma proposição suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa. Exemplo: Fetos de mães com baixo peso na gestação apresentam maior risco à cardiopatia fetal quando comparados aos de gestantes com peso adequado.

18 EXEMPLO 1 Tema: Baixo peso na gestação e cardiopatia fetal
Problema: Qual a relação entre o baixo peso de mães no período gestacional e o risco do desenvolvimento de cardiopatias no feto? Objetivo: Analisar a relação entre o baixo peso de mães no período gestacional e o risco do desenvolvimento de cardiopatias no feto. Hipótese: Fetos de mães com baixo peso na gestação apresentam maior risco à cardiopatia fetal quando comparados aos de gestantes com peso adequado.

19 EXEMPLO 2 Tema: hipovitaminose A em crianças.
Problema: Qual a resposta terapêutica do uso de suplemento vitamínico em crianças com hipovitaminose A? Objetivo: Avaliar a resposta terapêutica do uso de suplemento vitamínico em crianças com hipovitaminose A.

20 EXEMPLO 3 Tema: acidentes de trânsito com adolescentes.
Problema: Qual o número de adolescentes politraumatizados por acidentes de trânsito? Objetivo: Observar o número de adolescentes politraumatizados por acidentes de trânsito nos hospitais públicos da capital gaúcha.

21 EXEMPLO 4 Tema: distúrbios alimentares em mulheres
Problema: Quais as causas de anorexia nervosa entre mulheres internadas em clínicas da região sul de Porto Alegre? Objetivo: Analisar as causas de anorexia nervosa entre mulheres internadas em clínicas da região sul de Porto Alegre.

22 EXEMPLO 5 Tema: anemia ferropriva em crianças de 1 a 5 anos.
Problema: Qual a resposta terapêutica do uso de suplemento de ferro hematínico proveniente de sangue bovino em crianças de 1 a 5 anos com anemia. Objetivo: Avaliar a resposta terapêutica ao uso do suplemento de ferro hematínico proveniente do sangue bovino em crianças de 1 a 5 anos com anemia.

23 METODOLOGIA DE PESQUISA: variáveis de pesquisa
A pesquisa na área da saúde pode ser considerada como estudo de relações entre variáveis. VARIÁVEL é: toda característica ou condição de um sujeito ou objeto que pode ser mensurada ou observada.

24 METODOLOGIA DE PESQUISA: variáveis de pesquisa
A variável assume diferentes valores. A variável é algo que varia, pode modificar-se, de um sujeito para o outro ou no mesmo sujeito. Dado é o valor resultante da mensuração de uma variável. Exemplo: peso, altura, concentração de glicose no sangue, idade.

25 PERGUNTAS RELACIONADAS COM VARIÁVEIS
X está relacionado com Y? Qual é o efeito de X sobre Y? Como X1 e X2 estão relacionados com Y? X > VARIÁVEL INDEPENDENTE( tem um suposto efeito sobre y) Y > VARIÁVEL DEPENDENTE (sofre o efeito de x).

26 VARIÁVEL DEPENDENTE E VARIÁVEL INDEPENDENTE
Variável dependente- é denominada desfecho de interesse ou suposto efeito que varia com as mudanças da variável independente, geralmente, é representada pela letra Y. Variável independente- é denominada a variável preditora que tem um suposto efeito sobre a variável dependente, geralmente, é representada pela letra X.

27 VARIÁVEL DEPENDENTE E VARIÁVEL INDEPENDENTE
Exemplos: Qual a influência do nível de ansiedade (variável independente) na percepção da dor (variável dependente)? Qual o efeito das atividades educativas sobre a adesão do paciente hipertenso ao tratamento? Há relação entre as atitudes dos profissionais de saúde para com os pacientes portadores de HIV (variável independente) e o estado emocional do paciente (variável dependente)?

28 QUALITATIVAS TIPOS DE VARIÁVEIS
NOMINAL- envolve freqüência e os indivíduos são agrupados em categorias. Exemplo: masculino e feminino; curado e não curado; abaixo de 60 anos e acima de 60 anos; grupo sangüíneo.

29 QUALITATIVAS TIPOS DE VARIÁVEIS
ORDINAL- classifica os indivíduos de acordo com as categorias de uma característica, as quais podem ser ordenadas por algum sistema de graduação. Exemplo: classe social, nível de dependência, estado geral do paciente, nível de desempenho.

30 TIPOS DE VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
CONTÍNUA- quando a variável pode tomar qualquer valor numérico dentro de certo intervalo de variação possível . Exemplo: temperatura em graus centígrados.

31 TIPOS DE VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
DISCRETA- resulta da mensuração de quantidades cujos valores somente são expressos através de números inteiros. Exemplo: número de pessoas diabéticas.

32 EXERCÍCIO VARIÁVEL TIPO DE VARIÁVEL SEXO IDADE
ESCOLARIDADE ( ensino médio/ sem ensino médio) ESCOLARIDADE ( ensino fundamental, ensino médio, ensino superior) ESCOLARIDADE (número total de anos cursados)

33 EXERCÍCIO VARIÁVEL TIPO DE VARIÁVEL
HISTÓRIA DE INFARTO (ausente ou presente) QUANTIDADE DE BEBIDA ALCÓLICA INERIDA (em número de doses) DEPRESSÃO (nenhuma, leve, moderada) PERCENTUAL DE PESSOAS COM OBESIDADE NÚMERO DE PESSOAS DIABÉTICAS HIPERCOLESTEROLEMIA ( maior ou menor de 250 mg/dL)


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google