A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correcção da 3.ª ficha de avaliação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correcção da 3.ª ficha de avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Correcção da 3.ª ficha de avaliação
GEOGRAFIA A 11.º ANO Correcção da 3.ª ficha de avaliação

2 GRUPO I 1. Entre 1950 e 2001, de acordo com a Figura 1, a densidade populacional no «centro» de Lisboa (Praça Marquês de Pombal)... (B) diminuiu cerca de 2500 hab/km2. 2. Em 2001, de acordo com a Figura 1, o valor da densidade populacional a partir do centro da cidade de Lisboa apresenta a maior quebra entre os... (B) 10 km e os 15 km. 3. O aumento da densidade populacional registado, entre 1950 e 2001, nas áreas metropolitanas, como a de Lisboa, deve-se, além da melhoria dos transportes, à... (B) fixação de muitas actividades económicas nessas áreas. 4. A forte terciarização do CBD, em cidades como a de Lisboa, gera, nesta área funcional, problemas como... (B) o despovoamento fora do horário das actividades económicas. 5. À escala regional, o alargamento da área de influência de Lisboa deve-se, sobretudo, à... (C) oferta de funções de nível hierárquico superior. 6. À fase de crescimento da cidade de Lisboa patente na figura corresponde à fase… (D) centrífuga.

3 GRUPO II 1. A revitalização dos centros históricos das principais cidades portuguesas tem como objectivo… (D) atrair população residente. 2. A reabilitação urbana consiste… (B) no melhoramento das condições dos edifícios e dos espaços públicos, verificando-se a manutenção das funções existentes anteriormente. 3. As intervenções de revitalização no centro das cidades têm contado com o apoio de programas, tais como… (A) RECRIA; PRAUD; REHABITA. 4. O Programa Polis – Programa Nacional de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental das Cidades…. (C) apoia intervenções urbanísticas com uma forte componente de valorização ambiental. 5. A última frase do texto corresponde a um bom exemplo de… (A) diferenciação espacial e especialização funcional no CBD. 6. A diminuição da população residente nas cidades de Lisboa e do Porto tem conduzido… (C) à degradação dos centros históricos.

4 GRUPO III 1. Suburbanização. 2.
congestionamento das vias de acesso às cidades; stress, nervosismo e cansaço; aumento das despesas com os transportes; destruição de solos agrícolas; construção sem nenhum modelo de desenvolvimento; aumento de bairros clandestinos; surgimento de cidades-satélite e cidades-dormitório;

5 GRUPO IV 1. A área metropolitana é o conjunto formado por uma grande cidade (que exerce um efeito polarizador) e todo o espaço envolvente e interdependente, mais ou menos urbanizado. 2. Genericamente as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto viram a sua população aumentar. Este aspecto foi mais evidente nos concelhos mais periféricos (sobretudo na AML). Relativamente aos concelhos principais (Porto e Lisboa) os mesmos viram a sua população residente diminuir entre 2 e 10%. Tal aspecto fica a dever-se ao aumento das acessibilidades às periferias, à má qualidade ambiental e à elevada renda locativa das maiores cidades do país. 3. A terciarização predomina nas duas áreas metropolitanas sobretudo no comércio, hotelaria e restauração. Na AML há a acrescentar a actividade imobiliária, a administração pública , a educação e a saúde. Mas as áreas metropolitanas também apresentam um grande dinamismo económico ligado ao sector secundário. Enquanto que na AML predominam as indústrias de bens de equipamento, indústrias químicas, de construção naval e automóvel, (utilizadoras de mão de obra qualificada), na AMP o sector secundário é constituído sobretudo por indústrias de bens de consumo (pouco exigentes na qualificação da mão de obra) como a indústria têxtil, do vestuário e do calçado.

6 GRUPO V 1. sobrelotação do espaço urbano; ausência de espaços verdes;
degradação de bairros antigos; proliferação da construção clandestina; saturação das infra-estruturas; aumento da poluição; Impermeabilização dos solos; diminuição de solos com aptidão agrícola; (…) 2. De forma a recuperar a qualidade de vida no espaço urbano os autarcas dispõem de um processo essencial para a prevenção e resolução dos seus problemas, o planeamento. Têm à sua disposição instrumentos de planeamento para promover o ordenamento do seu território como o Plano Director Municipal (PDM) o Plano de Pormenor (PP), e os Planos de Urbanização (PU). Podem ainda recorrer a programas de renovação, de reabilitação e de requalificação específicos com o objectivo de revitalizar o centros urbanos. Com o recurso a estes planos e programas os autarcas podem também gerir o tráfego urbano, aumentar o número de espaços verdes, desenvolver serviços de apoio à população, etc.

7 GRUPO VI 1. A rede urbana corresponde a um sistema integrado de cidades, desde as mais pequenas às de maiores dimensões, que estabelecem relações de complementaridade entre si. 2. A rede urbana de Portugal continental, caracteriza-se por ser constituída por um elevado número de cidades de muito pequena dimensão, a que se seguem poucas de média dimensão e apenas duas de grande dimensão; mesmo estas últimas apresentam diferença significativa entre elas no que diz respeito à sua dimensão demográfica, sendo que Lisboa é muito maior do que o Porto. No que diz respeito à distribuição da rede urbana no território continental esta caracteriza-se pelo fenómeno da litoralização (concentração de elevado número de cidades no litoral), apresentando o interior muito menos cidades e de menor dimensão, exceptuando-se algumas de media dimensão que são capitais de distrito (Évora, Beja e Castelo Branco). 3. De facto até à década de 1990 a rede urbana nacional era marcada pelo domínio de uma grande cidade (Lisboa) que monopolizava a vida económica , social e cultural do país (macrocecefalia); no entanto, depois dessa década a rede urbana nacional passou a caracterizar-se pelo domínio de duas cidades (Lisboa e Porto) que repartem entre si o monopólio da vida económica , social e cultural do país (bicefalia).


Carregar ppt "Correcção da 3.ª ficha de avaliação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google