A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte"— Transcrição da apresentação:

1 Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte
Concurso n° 01/2008 Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte

2 Sobre o Fundo É um mecanismo de financiamento voltado à promoção do esporte em Charqueadas; Podem candidatar-se aos recursos, entidades esportivas, educacionais e associações; Só poderão ser apresentados projetos na área esportiva; É vedada a participação de membros do Conselho Municipal do Desporto, bem como de servidores da Coordenadoria Municipal de Promoção do Esporte-COMPE.

3 Sobre a participação Os projetos deverão ser apresentados em três vias idênticas seguindo o modelo de Plano de Trabalho, com os respectivos Anexos; Apenas serão aceitos projetos protocolados dentro do prazo, que encerra-se no dia 27 de março (5ª feira), até às 16h.

4 Sobre os Recursos O Fundo disponibilizará R$ ,00 neste edital, que poderá financiar até 100% do projeto; Cada projeto não deve ultrapassar 25% do valor total destinado, ou seja, R$ 7.500,00; A Lei Municipal nº. 1970/07 estabelece que no mínimo 50% dos recursos do Fundo deverão ser aplicados em projetos que visem à inclusão desportiva de jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social.

5 As atividades que serão consideradas como de caráter de inclusão social esportiva para jovens e adultos, conforme o  art. 3° da Lei Municipal n° 1970/06, em seu parágrafo único, serão todas aquelas que servirem para incentivar e auxiliar na iniciação e manutenção do hábito de praticar esportes como meio saudável de lazer e visando atividades complementares ao turno da escola.

6 Por onde começar? Dicas para a redação do Plano de Trabalho

7 Documentação Caso o projeto venha a ser contemplado, a entidade deverá apresentar: Certidão de regularidade para com a Fazenda Municipal, Estadual e Federal (Dívida Ativa da União – da Receita Federal, do INSS e do FGTS) estatuto da Fundação da entidade registrado em cartório; Cartão de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; cópia da Ata de posse da diretoria atual; CPF e RG do representante legal da entidade; conta bancária em nome da entidade.  

8 Modelo de Plano de Trabalho
É o modelo para a apresentação dos projetos; Deve conter todas as informações necessárias a sua compreensão. OBS: o modelo de formulário pede o mínimo a ser informado, podendo o proponente acrescentar outros elementos que julgue pertinentes à análise do projeto. Tudo o que não aparecer no Modelo de Plano de Trabalho, mas é necessário para a compreensão do projeto deverá ser apresentado como Anexo.

9 Itens Dados de Identificação (título, área esportiva e identificação da entidade proponente); Detalhamento do projeto (descrição, justificativa, metas, prazo de execução, metodologia, atividades de caráter de inclusão, retorno de interesse público, ficha técnica e previsão de custos) Anexos (currículo da entidade – obrigatório, qualquer outra informação não prevista no item Detalhamento do projeto – orçamentos, currículos de oficineiros, conteúdo programático em caso de oficinas, etc)

10 Detalhamento do Projeto: Descrição
Não utilize este espaço para defender ou explicar as razões do projeto, isso será feito na justificativa; Descreva de forma sucinta (máximo de 10 linhas); Nela podem aparecer o público alvo, a quantidade de beneficiados, os passos da organização, mas sem grandes detalhamentos. Ex: realização de oficinas de futsal para até 45 interessados em diferentes faixas etárias, durantes 6 meses.

11 Detalhamento do Projeto: Justificativa
Consiste nas razões para a apresentação do projeto. Deve destacar os aspectos mais importantes da proposta, tais como: originalidade e importância para o panorama esportivo de Charqueadas. Deve também justificar a necessidades de recursos públicos para a viabilização do projeto. Relembrando aquele exemplo de Descrição sucinta do projeto, como seria a justificativa para aquele projeto? Alguém tem uma sugestão? A valorização da prática do futsal, além das benesses para a saúde, desempenha um especial papel para a socialização de seus praticantes. Situando nossa proposta no panorama esportivo de Charqueadas, fica evidenciado a necessidade de possibilitar um espaço consistente ao desenvolvimento desta pratica esportiva. Assim, apresentamos a este conselho o projeto “Futsal para todos”, que se propõe a realizar oficinas de futsal para três faixas etárias, infantil, juvenil e sênior. Nossa entidade dispõe da estrutura física adequada para a realização desta iniciativa, por essa razão os recursos financeiros solicitados contemplam somente os custos como os oficineiros e seus encargos sociais, bem como a aquisição de material esportivo, entre outros itens.

12 Detalhamento do Projeto: Metas
É a apresentação gráfica da quantificação das atividades; Exemplo 1: Exemplo 2: Atividade Unidade de medida Quantidade  oficinas de Futsal turmas   03 Este item é sempre apresentado sob a forma de uma tabela. Atividade Unidade de medida Quantidade  oficinas de Futsal integrantes  45

13 Detalhamento do Projeto: Prazo de execução
É o tempo que o proponente necessita para realizar sua proposta. Preferencialmente, deve ser apresentada em meses. VERIFICAR COM O CHICO SE EXISTE UM LIMITE DE MESES.

14 Detalhamento do Projeto: Metodologia
É um texto que descreve os passos a serem seguidos, mês a mês, com o maior detalhamento possível, desde o início até a conclusão do projeto, permitindo uma clara compreensão de como ele será realizado; Deve-se informar o plano de divulgação, quando houver; Quando o projeto resultar em campeonato ou outro evento público, indicar o(s) loca(is) provável(is) para a sua realização.  Tudo que aparece no orçamento aqui deverá estar citado. Deve ficar claro como o proponente irá executar seu projeto, como as etapas ou atividades estarão distribuídas ao longo do prazo de execução.

15 Atividades de caráter de inclusão esportiva
Ações que o proponente estabelece para contemplar o § único do artigo 3° da Lei municipal n°. 1970/2006, criada para fomentar e estimular a prática de esporte entre crianças e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade. Exemplos: cotas de produtos, apresentações públicas gratuitas, oficinas ou outras atividades segundo a natureza do projeto. Essas ações podem ser oferecidas ou revertidas para as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto NÃO É OBRIGADO a contemplar esse item, no entanto ao não fazê-lo deverá escrever isso. (se deixar em branco o avaliador pode pensar que foi esquecimento)

16 Detalhamento do Projeto: Retorno de interesse público
Item obrigatório. Consiste em atividade, cota, ou qualquer outra ação que beneficie a comunidade não diretamente atendida pelo projeto. Exemplo: cotas de participação nas turmas para pessoas que não são ligadas ou atendidas diretamente pela entidade.

17 Detalhamento do Projeto: Ficha técnica
Relação dos principais, técnicos e fornecedores [pessoas físicas e jurídicas] e suas respectivas funções no projeto. Como informação complementar (anexo) o proponente poderá apresentar o currículo dos envolvidos, como por exemplo, no caso de oficineiros.

18 Detalhamento do Projeto: Previsão de custos
Relação de TODAS as necessidades financeiras do projeto, seus usos, quantidades, custo unitário e total. Exemplo: Fonte Usos Un. medida Quantidade Unitário Total Fundo Oficineiro cachê 3 200,00 600,00 INSS oficineiro - 120,00 Material esportivo material 1 400,00 Alguns cuidados: erros de calculo superiores a 0,1% desabilitam o projeto; sempre quando for contratado serviço de pessoa física, deverá ser previsto o recolhimento do INSS (alíquota 20%), especificando-se qual(is) item(ns) da planilha se refere. não havendo a previsão, o proponente se responsabilizará por este(s) recolhimento(s).

19 Não podem ser computadas:
Despesas com contas telefônicas, luz, água, [como comprovar seu vinculo com o projeto?] Recursos para reformas, ampliação ou qualquer outro tipo de benfeitorias em imóveis [o fundo destina-se exclusivamente ao financiamento de ações de caráter esportivas]

20 Detalhamento do Projeto: Cronograma
Distribuição dos recursos da Planilha de custos, de acordo com as atividades descritas na Metodologia, utilizando tantas colunas quantos forem os meses referidos no Prazo de execução. Exemplo: Fonte 1º mês 2º mês 3º mês 4º mês Total Fundo 720,00 100,00 - 200,00 1.120,00 Proponente 250,00 1.370,00 O valor total deverá coincidir com a Planilha de custos.

21 Dicas para a redação de um projeto
Evitando dores de cabeça

22 Planilha de custos Evite expressões genéricas como Despesas diversas, Reserva de contingências, etc; Agrupe as despesas em atividades e calcule percentualmente os pesos de cada uma delas (o valor maior deverá ser sempre o da atividade principal do projeto) Não esqueças das contribuições, além do INSS existem os limites estabelecidos pela tabela do Imposto de Renda. O valor total deverá coincidir com a Planilha de custos.

23 Metodologia Tende a ser o maior texto do projeto, dependendo da complexidade da proposta; Nela será apresentada todas as etapas, os procedimentos, os critérios de seleção, as formas de divulgação, etc. Sua redação deverá ser clara e precisa. O valor total deverá coincidir com a Planilha de custos.

24 Apresentação Evite preencher a mão sua proposta, isso poderá ocasionar erros de entendimentos e conseqüentemente prejudicar seu projeto; Mantenha certa uniformidade na aparência do projeto, isso indica organização; Não encaderne ou grampeie seu projeto, isso dificultará o recebimento pelo Protocolo comprometendo a aparência final do projeto; Evite a todo custo erros de ortografia e digitação.

25 Um bom projeto nunca deixa dúvidas sobre seu propósito e forma de execução
Antes de protocolar seu projeto, apresente-o para alguém que não saiba nada sobre o assunto. Se essa pessoa for capaz de compreender sua proposta, provavelmente, o projeto foi bem formulado.


Carregar ppt "Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento do Esporte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google