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é afetada pelo que sabemos

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Apresentação em tema: "é afetada pelo que sabemos"— Transcrição da apresentação:

1 é afetada pelo que sabemos
o que vemos vem antes da palavra e a maneira que vemos é afetada pelo que sabemos nós só vemos o que olhamos e olhar é uma escolha Berger [1992]

2 linguagem gráfica [LG] nivelando conceitos
programa de pós graduação em design 5 curso de especialização em design da informação aula 2 linguagem gráfica [LG] nivelando conceitos solange coutinho

3 Etapas da apresentação
Parte 1 1 | Introdução 2 | Esquema para o estudo da LG 3 | Algumas considerações 4 | Algumas ponderações 5 | Algumas conclusões 6 | Aspectos da linguagem pictórica 7 | Categorias da linguagem pictórica 8 | Elementos da linguagem pictórica Parte 2 03/29 | Nivelando a LG

4 Analisamos para compreender melhor algo
1| Introdução Analisamos para compreender melhor algo e isto requer uma desconstrução [de forma a observar os mecanismos] o objetivo primordial da análise é a sua função pedagógica Joly [1994] Uma boa análise se define em primeiro lugar por seus objetivos uma análise por si só não justifica e tampouco tem interesse deve servir a um projeto e este é que vai dar orientação assim como vai definir sua metodologia [não existe método absoluto] 04/29 | Nivelando a LG

5 é preciso classificar e/ou categorizar o objeto de estudo
1| Introdução Para construir um modelo é preciso classificar e/ou categorizar o objeto de estudo Modelos são parâmetros que guiam uma ação limitam e focalizam o objeto de estudo e dispensam alguns aspectos em detrimento de outros Estabelecem critérios Joly [1994] 05/29 | Nivelando a LG

6 A partir dos estudos de Twyman [1979, 1982, 1985, 2002]
1| Introdução A partir dos estudos de Twyman [1979, 1982, 1985, 2002] e Walker [1982, 2002, 2005] a linguagem gráfica [LG] passou a ser estudada no campo do design da informação Em seus trabalhos, a LG foi observada considerando todos os meios de produção: lettering, inscrito, manuscrito, caligráfico, datilográfico, impresso e digital, de forma a encontrar os aspectos comuns de uso da LG Ambos enfatizam o desenvolvimento dos métodos que utilizamos para articular a LG 06/29 | Nivelando a LG

7 1| Introdução Twyman (1982) define o designer gráfico ‘como aquele que planeja a linguagem gráfica’. Gráfico | aquilo que é desenhado ou feito visível em respostas a decisões conscientes. Linguagem | o veículo de comunicação. Linguagem gráfica | marcas produzidas a mão e/ou por máquinas com o intuito de comunicar uma mensagem. Twyman [1982] Esquemático Não-gráfico Pictórico Verbal Não-verbal Modo Gráfico Visual Auditivo Canal Linguagem 07/29 | Nivelando a LG

8 2| Esquema para o estudo da LG
O esquema proposto por Twyman [1979, 2002] é um instrumento para dirigir o pensamento e não um meio para a definição da linguagem gráfica Twyman decompôs a linguagem e deteve-se apenas nos aspectos estáticos [ignorou o cinema, a TV, e multimídia] A matriz é utilizada para ilustrar a grande variedade de caminhos abertos para o uso da linguagem gráfica 08/19 | Nivelando a LG

9 2| Esquema para o estudo da LG
Métodos de Configuração Indicam de que forma a informação é organizada espacialmente e determinam as estratégias do leitor de procurar | ler | olhar Modos de Simbolização Indicam de que forma a linguagem é simbolizada verbal | numérico | pictórico | esquemático 09/29 | Nivelando a LG

10 2| Esquema para o estudo da LG
Métodos de Configuração Modos de simbolização 10/29 | Nivelando a LG

11 2| Esquema para o estudo da LG
O modo verbal-numérico todos seus métodos de configuração corresponde ao primeiro item da linguagem gráfica, e é denominado VGL | verbal graphic language ou linguagem gráfica verbal | LGV O uso das palavras e dígitos em todas as tecnologias manuscrita | impressa | digital 12/29 | Nivelando a LG

12 objetivo da informação conteúdo forma
3| Algumas considerações objetivo da informação conteúdo forma elemento da linguagem DENOMINADOR COMUM em design gráfico manuscrito impresso digital 13/29 | Nivelando a LG

13 3| Algumas considerações
As variações gráficas devem ser consideradas em cada célula da matriz dimensão | tonalidade | textura | cor | forma A fronteira entre as células são tênues, portanto, o nosso pensamento deve ser flexível e algumas configurações podem ser de natureza mista 14/29 | Nivelando a LG

14 3| Algumas considerações
Quando utilizarmos a matriz devemos incluir dentro de cada célula: a visão do especialista e não-especialista do originador e do consumidor da informação especialista não-especialista originador consumidor 15/29 | Nivelando a LG

15 Algumas células são muito utilizadas
4| Algumas ponderações Algumas células são muito utilizadas por consumidores raramente como originadores “poucas pessoas produzem imagens, mas quase todas fazem uso dela” Twyman [1979] Outras são usadas freqüentemente por especialistas, mas raramente por não-especialistas é o caso da célula 26, matrizes esquemáticas 16/29 | Nivelando a LG

16 Incidência de uso da LG 4| Algumas ponderações Métodos de Configuração
Modos de simbolização + 3 respostas positivas 1 ou 2 respostas positivas 17/29 | Nivelando a LG

17 O maior indício de uso da linguagem gráfica está contida na Célula 2
4| Algumas ponderações O maior indício de uso da linguagem gráfica está contida na Célula 2 verbal/numérico linear interrompido tanto para especialistas como não-especialistas e como originadores ou consumidores Célula 4 verbal/numérico linear ramificado é mais usada por especialistas como originador e raramente usada por um não especialista como originador ou consumidor 18/29 | Nivelando a LG

18 5 | verbal/numérico linear matriz 27 | esquemático não-linear dirigido
4| Algumas ponderações 5 | verbal/numérico linear matriz 27 | esquemático não-linear dirigido 28 | esquemático não-linear aberto são consideradas como só originadas por especialistas mas na verdade são produzidas por não-especialistas em forma de mapas e tabelas 9 | pictórico e verbal/numérico linear interrompido é muito utilizada para entretenimento HQ | produzida por especialistas para não-especialistas 19/29 | Nivelando a LG

19 Há uma associação clara do modo verbal com a linearidade
5| Algumas conclusões Há uma associação clara do modo verbal com a linearidade e do modo pictórico e esquemático com a não-linearidade A matriz demonstra o grau de flexibilidade da linguagem gráfica e o pouco uso que fazemos como originadores Twyman [1979] 20/29 | Nivelando a LG

20

21 Meios de transporte Marítimo/fluvial Terrestre Aéreo

22 Meios de transporte terrestre

23 Um experimento com material didático
5| Algumas conclusões Um experimento com material didático 228 páginas foram analisadas de livros de Matemática e Inglês adotados pela escola pública inglesa Este material foi analisado não apenas utilizando o esquema de Twyman para o uso da LG + Ashwin e Bertin avaliando os ingredientes da linguagem pictórica e os aspectos da linguagem pictórica também estabelecidos por Twyman Coutinho [1994] 26/29 | Nivelando a LG

24 Incidência de uso da LG encontrada nos livros didáticos
5| Algumas conclusões Incidência de uso da LG encontrada nos livros didáticos Métodos de Configuração Modos de simbolização incidência % % % % % 27/29 | Nivelando a LG

25 Houve muita pouca variação do uso da linguagem gráfica
5| Algumas conclusões Houve muita pouca variação do uso da linguagem gráfica O modo pictórico e verbal/numérico linear ramificado, célula 11 foi encontrado em apenas 3 exemplos, nos livros de Matemática. As listas em todos os seus modos foram encontradas como uma LG complementar A configuração não-linear aberta quase não foi encontrada Principalmente, no seu modo pictórico e esquemático como previsto por Twyman. 8/29 | Nivelando a LG

26 Selecionar um Documento Selecionar 20 páginas deste documento
Exercício | t1 Grupos de 3 alunos Selecionar um Documento Selecionar 20 páginas deste documento Analisar segundo a Matriz de Twyman 29/29 | Nivelando a LG


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