A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liderança Questões para reflexão Prova Bimestral 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liderança Questões para reflexão Prova Bimestral 1"— Transcrição da apresentação:

1 Liderança Questões para reflexão Prova Bimestral 1

2 Questões para reflexão
1. Dentre as várias definições sobre liderança, quais os elementos comuns? 2. Comente as principais características do líder, a partir da: Dimensão organizacional Dimensão interpessoal Dimensão pessoal 3. Explique as diferenças entre liderança funcional e liderança estratégica

3 Questões para reflexão
4. O que é poder e legimitidade? 5. Como Max Weber diferencia poder de autoridade e legitimidade? 6. Comente a relação entre Liderança Formal X Liderança Informal 7. Quais as fontes de poder e suas principais características?

4 Questões para reflexão
8. Comente a frase sobre o papel da liderança: “Líderes são pessoas comuns que aprendem habilidades comuns, mas que no seu conjunto formam uma pessoa incomum” e a boa liderança cria comprometimento e entusiasmo.” (Motta,1991, p. 206) 9. Comente a relação entre nascer líder X aprender a ser líder  “A liderança não deve ser tratada como qualidade inata, nem tampouco como competência que qualquer pessoa possa desenvolver” (Bergamini , 2002, p. 98).        

5 Questões para reflexão
10. Comente a relação entre líder X gerente  “Liderança é comportamento, não um cargo”         11. Quais os principais desafios do gerente num novo cargo de chefia.

6 Questões para reflexão
12. Comente a atuação do líder como gestor de pessoas e mudanças nas gerações “Estilos de liderança, que funcionavam muito bem antes, agora têm sido menos eficaz com a geração X e são praticamente inúteis com a geração Y. Quem não aprender e se transformar, ficará para trás e perderá todo o seu poder de influenciar pessoas”. (Arthur Diniz, Líder do Futuro: A Transformação em Líder Coach, 2010)

7 Questões para reflexão
13. Comente as competências para liderar "Competência é a capacidade de mobilizar Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para entregar resultados, na qualidade e prazo esperados".     14. Diferencie Conhecimento, Habilidade e Atitude, exemplificando os conceitos aplicados à liderança.

8 Questões para reflexão
15. Comente as principais características das liderança segundo o estilo: Liderança autocrática ou autoritária Liderança democrática ou participativa Liderança liberal ou laissez faire 16. O que é Liderança Situacional?

9 Questões para reflexão
17. Comente as principais características das teorias sobre liderança Teoria dos Traços Teoria Comportamental Teorias da Contingência Teorias Neocarismáticas

10 Questões para reflexão
18. O que é coaching? 19. Quais os tipos de coaching e seus propósitos? 20. Qual a diferença entre coaching e mentoring 21. Qual o papel do mentor?


Carregar ppt "Liderança Questões para reflexão Prova Bimestral 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google