A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva
CURSO: GESTÃO DE MATERIAIS Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva

2 Noções de Administração de Recursos Materiais: Introdução à Administração de Material e Patrimônio. Conceituação de Material e Patrimônio. Atividades básicas da Administração de Material e Patrimônio. Dentro de um processo produtivo de qualquer empresa haverá, em determinados momentos, materiais que serão empregados para a produção de mercadorias e serviços. Estes materiais terão que ser armazenados, trabalhados (modificados), transportados, dentre uma infinidade de outras tarefas, sendo que, em todos estes momentos, a administração de materiais deverá estar presente.

3 As atividades abrangem:
RECURSOS MATERIAIS Definição Compras Recebimento Armazenagem Fornecimento Controle de Estoques As atividades abrangem:

4 Conceito de Administração de Materiais (moderno)
Um sistema integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. OBJETIVOS:

5 Eficiência Eficácia Objetivos Estratégias

6 Dentro de um processo produtivo, a Administração de Materias precisa controlar:
A Quantidade (para que se evite a falta ou os excessos) O Tempo ( o momento em que os materias estarão disponíveis) A Localização (não basta o material estar disponível ele também precisa estar disponível no local certo) A administração de materiais pode ser conceituada como um sistema integrado que garante o suprimento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo

7 Processo Administrativo
Planejamento: Organização: Direção: Controle:

8 A administração de materiais visa colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõe o processo produtivo da empresa Qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento são pré-requisitos da administração de materiais para abastecer, continuamente, determinada empresa com material necessário parasuas atividades. A AM envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, desde a programação de materiais, compras, recepção, armazenamento no almoxarifado, movimentação de matérias, transporte interno e armazenamento no depósito de produtos acabados

9 ATIVIDADES DA GESTÃO DE MATERIAIS
1. Clientes 2. Sinal de Demanda 3. Fornecedores 4. Comprar Materiais 5. Transporte 6. Recebimento e Armazenamento 8. Produção 9. Expedição 7. Movimentação Interna

10 Centralização x Descentralização
Outros deptos. Podem comprar Só um depto. Pode comprar

11 1) ( Prova: FCC - 2013 - Sergipe Gás S. A
1) ( Prova: FCC Sergipe Gás S.A. - Administrador / Administração de Recursos Materiais / Administração de Materiais;  ) A teoria da administração de recursos materiais afirma que as empresas estão sujeitas ao denominado “ciclo da administração de materiais”. A sequência correta de operações é, respectivamente, a) clientes, transporte, compra de materiais e expedição. b) identificação de demanda, expedição, identificação de fornecedores e compra de materiais. c) clientes, compra de materiais, identificação de fornecedores e expedição. d) armazenagem do produto final, expedição, identificação de demanda e clientes. e) compra de materiais, transporte, armazenagem e movimentação interna

12 2) ( Prova: FCC TRT - 18ª Região (GO) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais ) Constitui um objetivo básico de um departamento de compras de uma organização. a) procurar estabelecer as melhores condições de pagamento sem, no entanto, preocupar-se com o estabelecimento de prazos de entrega dos materiais e insumos. b) abastecer estoques com dimensão suficiente para a manutenção da produção, garantindo uma margem de uma vez e meia para as necessidades anuais de insumos. c) comparar qualidade de materiais e insumos, obedecendo a padrões de quantidade, sem preocupar-se com os preços. d) coordenar o fluxo de suprimentos de maneira a otimizar o uso de recursos da empresa. e) obter um fluxo descontinuado de suprimentos, independentemente das demandas de produção.

13 3) FCC MPE-RS - Assessor - Área Administração Considera-se um a gestão de materiais bem sucedida aquela que consegue estabelecer um equilíbrio entre a) acesso a crédito e qualidade de serviço. b) taxa de lucro esperada e nível de estoque. c) capacidade de endividamento e demanda efetiva. d) necessidade de financiamento e nível de oferta. e) disponibilidade de capital de giro e nível de serviço.

14 4) No que se refere ao conceito de Administração de Materiais a alternativa que não condiz com característica é: A administração de materiais pode ser conceituada como um sistema integrado que garante o suprimento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. Um dos objetivos do setor de compras é desenvolver e manter boas relações com os fornecedores. De modo geral, o processo de aquisição de materiais deve fundamentar-se em uma relação do tipo ganha-perde, na qual a empresa ganha descontos e o fornecedor perde lucratividade. As etapas do ciclo de compras incluem o acompanhamento do pedido de compra e o controle do recebimento do material comprado. Os materiais disponíveis para armazenamento e estoque devem ser classificados, de modo a se estabelecer um processo de identificação, codificação, cadastramento e catalogação.

15 Fórmula do Ponto de Pedido
PP= (TR . C) + ES TR = tempo de reposição ou lead time C = consumo ES = estoque de segurança

16 Cartucho de tinta para impressora
5) ( Prova: FCC MPE-SE - Analista do Ministério Público – Especialidade Administração / Administração de Recursos Materiais / Administração de Materiais e Logística;  ) A organização Alfa tem os seguintes dados de administração de materiais: Material Cartucho de tinta para impressora Estoque reserva 10 unidades Consumo médio do material 10 unidades por dia Tempo de espera médio, em dias, para reposição do material 7 dias Lote de compra 200 unidades O estoque mínimo a ser mantido, em unidades, para o material especificado é a) 280. b) 270. c) 140. d) 80. e) 70.

17 07) ( Prova: FCC TRE-PB - Analista Judiciário - Área Judiciária / Administração de Recursos Materiais / Ponto de Pedido;  ) Um material é consumido a uma razão de unidades por mês, e seu tempo de reposição é de dois meses. O ponto de pedido, uma vez que o estoque mínimo deve ser de um mês de consumo é igual a: a) unidades. b) unidades. c) unidades. d) unidades. e) unidades.

18 06) Em um sistema ideal de revisão contínua, o ponto de pedido é determinado com base no:
consumo médio , no tempo de reposição e nos estoques de reserva e máximo Consumo médio, no tempo de ressuprimento e no estoque de segurança Consumo total, no tempo de entrega e no lote econômico de compra Consumo mínimo, tempo de ressuprimento e estoque de segurança Consumo mínimo, tempo de reposição e estoque máximo

19 8) Uma empresa que usa o modelo de reposição contínua na gestão de estoques tem um consumo médio de um item em estoque de 1000 unidades por mês e mantém um estoque mínimo de 100 unidades. Supondo que o prazo de entrega, após a colocação do pedido, é de 10 dias úteis e considerando 20 dias úteis por mês, então a quantidade do ponto de pedido será de: 600 unidades. 550 unidades. 400 unidades. 300 unidades. 650 unidades.

20 Estoques: Planejamento, Processo e Políticas de Administração de Estoque
Gestão de Estoques Os estoques servem para armazenar os materiais enquanto estes não são necessários ao processo produtivo. A gestão do estoque poderá assumir várias formas de acordo com o tipo de produção da empresa. Os estoques irão garantir a continuidade da produção, sendo que para isso os chamados níveis de estoque de segurança serão necessários. O estoque garante o abastecimento de materiais à empresa, assim, atrasos no fornecimento ou sazonalidades (eventos que alteram a demanda de materiais sensivelmente de tempos em tempos) no suprimento não prejudicarão a produção.

21 Estoque é toda porção armazenada de mercadoria, ou seja, aquilo que é reservado para ser utilizado em tempo oportuno.” “O estoque constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produção de seus produtos e serviços.” Chiavenatto Dentro de um processo produtivo, a Administração de Materias (AM) precisa controlar: A Quantidade (para que se evite a falta ou os excessos) O Tempo ( o momento em que os materias estarão disponíveis) A Localização (não basta o material estar disponível ele também precisa estar disponível no local certo)

22 Políticas de Estoque A administração deverá determinar ao departamento de materiais o programa de objetivos a serem atingidos, isto é, estabelecer certos padrões que sirvam de guia aos programadores e controladores, e também de critérios para medir o desempenho para medir desempenho do departamento. Políticas de estoque são metas, ideais, propósitos, que a administração fixa e que o departamento de materiais deve atingir.

23 Tipos de Estoque Almoxarifado de matéria-prima Almoxarifado de produtos em processo Almoxarifado de produtos acabados Almoxarifado de manutenção

24 Matérias-primas – são aqueles materiais que normalmente são obtidos dos chamados fornecedores, são aqueles materiais básicos e necessários para o processo produtivo, seu volume está diretamente ligado à quantidade de produtos acabados. Materiais em processamento – São aqueles que já não são mais matérias-primas, mas que ainda não são um produto acabado, são materiais que ainda estão sendo utilizados na confecção de produtos, estão em uma fase intermediária, e desta forma, já não se encontram no almoxarifado. Materiais semiacabados – São aqueles que estão em um estágio um pouco mais avançado do que os materiais em processamento, estão parcialmente acabados, faltam poucas etapas do processo produtivo para tornarem-se produtos acabados.

25 Materiais acabados (ou componentes) – São peças isoladas que serão componentes do produto final.
Produtos acabados – São aqueles que já passaram por todo processo produtivo, estão prontos e acabados. São os produtos que são oferecidos aos clientes. Materiais auxiliares e de manutenção - Como o próprio nome diz, estes materiais são aqueles auxiliares, que dão apoio à produção, são as também chamadas peças de manutenção ou de reposição. De nada adianta uma empresa dispor de matérias-primas se, por exemplo, as máquinas não podem funcionar por problemas de manutenção, “o mesmo risco incorrido com a falta de matéria-prima pode ocorrer com as peças de reposição

26 A respeito do gerenciamento de estoques,
09) ( Prova: FCC TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Gestão de Estoques;  ) A respeito do gerenciamento de estoques, a) faz parte do sistema de administração patrimonial, pois trata da aquisição e manutenção de instalações e equipamentos. b) os estoques devem se apresentar divididos em três grandes categorias contábeis: estoques de matérias- primas; estoques de produtos acabados; estoques de equipamentos. c) os estoques não representam custos para as empresas, uma vez que são contabilizados como ativo, visto que, compõem o patrimônio da organização. d) um dos principais indicadores de produtividade no controle dos estoques é a chamada previsão de demanda. e) pode ser entendido como uma série de ações que permitem verificar a boa utilização dos recursos materiais, sua boa localização no tocante à utilização, seu bom manuseio e bom controle.

27 Método Just in time Just in time é um sistema de ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do SISTEMA TOYOTA. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implementado o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

28 10) ( Prova: FCC MPE-SE - Analista do Ministério Público – Especialidade Administração / Administração de Recursos Materiais / Administração de Materiais e Logística;  ) A técnica de programação de materiais e patrimônio que permite entregá-los na quantidade certa, no tempo certo e no ponto certo denomina-se a) just-in-time. b) estoque mínimo. c) estoque de segurança. d) kaizen. e) qualidade total.

29 Classificação dos Estoques
Controle, catalogar, codificar, simplificar, padronizar, armazenar Critérios de classificação dos Estoques Estocagem Materiais estocáveis Materiais não estocáveis Materiais de Estocagem Temporária Material de Estocagem Permanente

30 Critérios de classificação dos Estoques
Material de consumo geral Material de produto acabado Material de manutenção Quanto à sua aplicação Quanto à sua perecibilidade Quanto à sua periculosidade

31 CLASSIFICAÇÃO ABC CLASSE A CLASSE B CLASSE C Itens Importantes lucro Normalmente + barato Itens + importantes + lucro Normalmente + caro - quantidade Itens intermediários

32 IDENTIFICAR O QUE É + IMPORTANTE
B A A B C Teórico Wifredo Pareto – 80% da riqueza está concentrado em 20% da população IDENTIFICAR O QUE É + IMPORTANTE

33 Tipos de classificação
Classificação ABC A classificação dos materiais utilizando a chamada curva ABC é, também, uma ferramenta administrativa, sendo uma maneira muito útil para se conhecer e controlar estoques sem aumentar custos. Esta classificação leva em consideração a importância de relativa dos itens. Segundo Marco Aurélio P. Dias: “A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.”

34 Classe A: Itens mais importantes e em menor número (Quantidade em geral, em torno de 20% dos itens).
Classe B: Itens em situação intermediária (30% dos itens). Classe C: Itens menos importantes e em maior número (Quantidade no geral, em torno de 50% dos itens).

35 11) A classificação ABC utilizada a partir da Teoria de Pareto 80/20 estabelece grau de importância dos itens de uma empresa, assinale a alternativa correta. Emprega-se o método de classificação ABC para organizar os itens de estoque em ordem alfabética. Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificação ABC como forma de gestão de estoque, o material classificado como classe C representa aquele tipo de material que responde pela maior parte do faturamento. Segundo a classificação ABC, o material da classe A é aquele que representa grandes quantidades de material, mas um baixo valor investido em estoque. Caso venha a adquirir produtos com uma empresa que adota a classificação ABC como forma de gestão de estoque, o material classificado como classe A representará o tipo de material com maior quantidade de itens. Na classificação ABC para planejamento e controle de estoque, os itens classificados como C são aqueles que correspondem à faixa de 40% a 50% do total de itens de estoque, mas cujo valor financeiro é de pouca importância quando se considera o estoque total.

36 12) FCC METRÔ-SP - Analista Treinee - Administração de Empresas No processo de gestão de materiais, a classificação ABC é um a ordenação dos itens consumidos em função de um valor financeiro. São considerados classe A os itens de estoque com as características de: a) muitos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado. b) poucos itens em estoque e baixo valor de consumo acumulado. c) muitos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado. d) poucos itens em estoque e alto valor de consumo acumulado. e) número médio de itens em estoque e alto valor acumulado.

37 ESTOCAGEM: É uma das atividades do fluxo de materiais no armazém, é o ponto destinado a locação estática dos materiais. Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem. • Por definição, as operações de armazenagem consistem no recebimento, estocagem, separação e expedição de materiais para apoiar o fluxo de materiais nos sistemas de manufatura e distribuição. Desenvolvidas por intermédio da movimentação de materiais, as operações de estocagem são diversas e seguem projetos e definições quase que específicos da própria empresa. Acondicionamentos especiais são realizadas, bem como os processos de identificação e endereçamento no sistema utilizado pela empresa são efetuados de forma que facilitem a sua saída quando necessário.

38 Buscar a menor imobilização possível de capital em estoques.
Avaliar Estoques Buscar a menor imobilização possível de capital em estoques. A avaliação de estoque compreende a determinação do valor de mercadorias, matérias-prima, produtos acabados ou em fabricação. Para isso se usa métodos de avaliação

39 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO FIFO(First in,first out) / PEPS(primeiro a entrar,primeiro a sair Utilizado quando produtos possuem prazo de validade LIFO(last-in,first out) / UEPS(último a entrar, primeiro a sair) Utilizado em tempos de inflação CUSTO MÉDIO - na entrada e na saída é calculado pelo valor médio

40

41

42

43 13)( Prova: FCC TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Avaliação de Estoques;  ) Considere a seguinte movimentação dos estoques:                                                                                            O custo do estoque é determinado pelo método de avaliação: a) UEPS. b) PEPS. c) Custo de Reposição. d) Custo Médio. e) Custo corrente.

44 14) ( Prova: FCC MPE-SE - Analista do Ministério Público – Especialidade Administração / Administração de Recursos Materiais / Estoque;  ) No processo de avaliação de estoque, quando a saída do estoque é feita pelo preço do último lote a entrar no almoxarifado o método de avaliação utilizado denomina-se a) custo ajustado. b) UEPS ou LIFO. c) PEPS ou FIFO. d) custo médio. e) custo de reposição.

45 15) ( Prova: CESPE TJ-DF - Analista Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Avaliação de estoques pelo método PEPS;  ) Considere a seguinte movimentação hipotética de determinado material em uma empresa: 10/8: entrada de 100 unidades ao valor unitário de R$ 11,00; 20/8: entrada de 50 unidades ao valor unitário de R$ 10,00; 30/8: saída de 100 unidades; 10/9: entrada de 70 unidades ao valor unitário de R$ 9,00; 20/9: saída de 40 unidades. Com base nos dados acima e considerando a avaliação de estoques pelo método PEPS, o valor do estoque em 21/9 será: a) superior a de R$ 800,00. b) Igual a R$ 800,00 c) Inferior a R$ 800,00 d) Exatamente a R$ 700,00 e) Exatamente a R$ 690,00

46 Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa que possam ser avaliados em pecúnia (moeda, dinheiro). Bem é tudo aquilo que é suscetível de se tornar objeto de direito e que está sujeito a utilização e apropriação Direitos são prerrogativas que determinada pessoa possui (credor) em exigir que outra pessoa (devedor) dê (entregue-lhe um objeto), faça (pratique uma ação) ou deixe de fazer algo (abstenha-se de determinado ato) em favor do próprio credor,ou de terceiros. Obrigações são deveres que determinada pessoa possui, no sentido de realizar uma prestação de dar, fazer ou não fazer algo em favor de outrem

47 Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

48 O solo e tudo aquilo que o incorpora de forma natural ou artificial.
Conceito de BENS O solo e tudo aquilo que o incorpora de forma natural ou artificial. Mesmo as edificações que foram separadas do solo, removidas para outro local conservam sua unidade. Bens imóveis Suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia sem alteração da substância ou da destinação econômico-social. Bens móveis

49 Bens de Consumo: são bens não duráveis, ou que são gastos ou
consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustíveis, material de escritório,material de limpeza, etc. Bens Fixos ou Imobilizados: bens duráveis, destinados à manutenção das atividades econômicas da organização, como imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Bens principais Bens acessórios Aquele cuja existência supõe a do principal É o bem que existe sobre si BEM é tudo aquilo que satisfaz uma necessidade

50 Bens de Renda: não destinados aos objetivos da empresa
(ex: imóveis destinados a renda ou aluguel) Bens Intangíveis: não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial etc.

51 Bens quanto à sua utilização:
Ativos - aqueles requisitados regularmente em um dado período estipulado pelo órgão ou entidade. Inativos - aqueles não movimentados em certo período estipulado pelo órgão ou entidade e comprovadamente desnecessários para utilização nestes. Um bem é algo material ou imaterial, que pode ser avaliado em dinheiro, que satisfaz necessidades e que é suscetível de apropriação, utilização, direitos e obrigações.

52 ocioso - quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado;
recuperável - quando sua recuperação for possível e orçar, no âmbito, a cinquenta por cento de seu valor de mercado; antieconômico - quando sua manutenção for onerosa, ou seu rendimento precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo; irrecuperável - quando não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina devido a perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação.

53 • Possuem natureza relativamente permanente;
Os Recursos Patrimoniais (ou bens patrimoniais) representam o conjunto de bens imóveis e móveis e diferem dos demais recursos materiais pelos seguintes motivos: • Possuem natureza relativamente permanente; • São utilizados na operacionalização da produção; • São adquiridos esporadicamente; • Sofrem desgaste de uso e obsolescência; • Necessitam de manutenção. • Não são destinados a venda/comercialização*. Pelo menos esse não é o objetivo final

54 Recursos Patrimoniais
Exemplos Máquinas e equipamentos: ferramentas, maquinário, veículos, computadores, móveis etc. Edificações: prédios, depósitos, escritórios, garagens etc. Terrenos: locais onde estão as instalações e demais áreas, mesmo vazias. Jazidas: locais em que se possui direito/autorização de extração. Intangíveis: recursos que não se pode tocar, pois não tem corpo ou forma física - marcas, direitos autorais, patentes, projetos etc.

55 Patrimônio Imobiliário: Constitui-se de bens imóveis (Art
Patrimônio Imobiliário: Constitui-se de bens imóveis (Art. 79 a 81 do Código Civil Brasileiro), isto é, aqueles que se forem movidos perdem sua forma física, ou que não podem ser deslocados. Patrimônio Mobiliário: Constitui-se dos bens móveis (aqueles que podem ser movimentados, deslocados de posição sem que percam sua constituição física) e semoventes* e são definidos nos Artigo 82 a 86 do CCB. São também chamados de inventariáveis, imobilizados no ativo não circulante, depreciados ou amortizados em função de sua vida útil. * Semoventes – no sentido geral, é o ser que se move por si próprio. Juridicamente o animal (o elemento a ser transformado em produtos finais para o mercado ) é considerado um bem semovente.

56 Segundo a Instrução Normativa nº 205, de 08 de abril de 1988
"Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no Almoxarifado. O recebimento, rotineiramente, nos órgãos sistêmicos, decorrerá de: a) compra; b) cessão; c) doação; d) permuta; e) transferência; ou f) produção interna."

57 Tombamento É o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição. Pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.

58 O Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal. Um bem tombado pode ser alugado ou vendido? Sim. Desde que o bem continue sendo preservado. Não existe qualquer impedimento para a venda, aluguel ou herança de um bem tombado. No caso de venda, deve ser feita uma comunicação prévia à instituição que efetuou o tombamento, para que esta manifeste seu interesse na compra do mesmo.

59 ATIVO IMOBILIZADO O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

60 Função Administração Patrimonial:
administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva Manutenção Preventiva Conjunto de tarefas pré-definidas para cada equipamento/componente físico, realizadas de forma sistemática e periódica, que visam mantê-los nas condições ideais de funcionamento (especificações de origem), mantendo registro histórico e controle de sua degeneração através de inspeções sistemáticas e periódicas de acompanhamento do desempenho. Nestes serviços são executados testes, verificações, ajustes, medições e, limpezas, de forma a agir preventivamente evitando-se possíveis situações de falhas ou interrupções de funcionamento.

61 Função Administração Patrimonial:
administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva Manutenção Corretiva Serviços executados nos equipamentos ou componentes a partir da ocorrência de falha ou interrupção no funcionamento do mesmo. Neste caso a intervenção é realizada dentro do prazo pré-estabelecido e de acordo com a criticidade do ocorrido em relação ao funcionamento do equipamento ou do sistema como um todo. Os serviços terão como objetivo a restauração do defeito colocando o equipamento novamente em seu funcionamento normal.

62 Função Administração Patrimonial:
administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva Manutenção Preditiva Composta por diagnósticos executados nos equipamentos sem a necessidade de desmontagem e/ou parada dos mesmos. Nestes diagnósticos são utilizadas técnicas e ferramental apropriado permitindo o acompanhamento da condições do equipamento permitindo também programar futuras intervenções quando necessárias. Os diagnósticos preditivos possibilitam um melhor planejamento das manutenções e evitam a ocorrência indesejada de falhas.

63 16) Com referência à gestão patrimonial, julgue os itens seguintes.
Se um bem patrimonial for considerado antieconômico e irrecuperável, o procedimento correto para o seu descarte será o tombamento. Compras e doações são as únicas origens de recebimento de bens patrimoniais nos órgãos sistêmicos Diz-se que um bem móvel classificado como material permanente está sujeito ao tombamento quando ele não pode ser alienado nem modificado, tampouco sua destinação alterada. No intuito de ter a melhor maneira de conseguir uma boa manutenção dos bens patrimoniais foi escolhida a forma de manutenção preventiva, já que para essa forma é feita a restauração do item, colocando-o novamente em funcionamento. Na manutenção corretiva o equipamento será restaurado colocando-o em funcionamento

64 Inventário: É uma lista de bens e materiais disponíveis em estoque que estão armazenados na empresa ou então armazenados externamente mas pertencentes a empresa. Os materiais disponíveis listados em um inventário podem ser utilizados na fabricação de bens mais complexos ou então eles mesmos podem ser comercializados, dependendo do negócio da empresa. A origem da palavra inventário, vem da palavra inventarium, que era um termo Romano ( latim ) para designar um grande documento/lista onde se encontravam registarados os produtos dos armazéns. A principal característica de um bom inventário são os detalhes. Quanto mais minucioso e mais preciso for um inventário, melhor ele cumpre o seu papel. É sempre interessante que o inventário contenha além do nome dos itens e da sua quantidade, também uma boa descrição destes itens.

65 A administração pública poderá ainda realizar inventário rotativo, por amostragem ou gerencial. O inventário rotativo consiste no levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque ou daqueles permanentes distribuídos para uso, feito de acordo com uma programação de forma que todos os itens sejam recenseados ao longo do exercício. Realiza-se inventário por amostragem para um acervo de grande porte. Esta modalidade alternativa consiste no levantamento, em bases mensais, de amostras de itens de material de um determinado grupo de classe, e inferir os resultados para os demais itens do grupo ou classe.   Os inventários de cunho gerencial deverão ser efetuados por comissão designada pelo diretor do departamento de administração ou unidade equivalente, ressalvados aqueles de prestação de contas, que deverão se subordinar às normas do sistema de controle interno.

66 17) FCC TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário – Área Administrativa Uma vantagem considerável da técnica de inventário rotativo para empresas que trabalham com estoque grande e variado é: a) a possibilidade de realizar a contagem da cada item independentemente do respectivo código de inventário. b) o estabelecimento de intervalo variável para a contagem de todo o estoque de um a só vez, mantendo o almoxarifado em funcionamento. c) a determinação de intervalo fixo para a contagem dos itens sem que seja preciso classificar o material. d) a facilidade de contagem contínua do material, além da definição variável do intervalo para cada tipo de material. e) a contagem realizada em períodos curtos, já que o almoxarifado tem deficar fechado.

67 18) ( Prova: FCC - 2010 - Sergipe Gás S. A
18) ( Prova: FCC Sergipe Gás S.A. - Assistente Administrativo / Administração de Recursos Materiais / Administração de patrimônio;  Patrimônio;  ) O processo realizado pela instituição a fim de cumprir a legislação e manter em dia as informações patrimoniais é denominado a) recolhimento. b) redistribuição. c) cadastramento. d) inventário físico. e) alienação.

68 LICITAÇÃO LICITAÇÃO – é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse (Hely Lopes) CONTRATO – é o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com o particular para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria administração (Hely Lopes)

69 (CONTRATAÇÃO POR DISPENSA E INEXIGIBILIDADE)
Administração Pública – obrigatório processo licitatório, ressalvado os casos previstos em lei (CONTRATAÇÃO POR DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Administração Pública DIRETA: União, Estados, Municípios e DF INDIRETA: Fundação Obras Serviços Compras Alienações Autarquias Sociedade de Economia Mista Empresa Pública

70 Objetivos da Licitação:
1 – Escolha da melhor proposta 2 – permitir a participação de qualquer interessado que preencha os requisitos exigidos 3 – promoção do desenvolvimento Lei 8666/93 normas gerais a respeito de licitação, válido para todas as esferas Princípios da lei 8666/93 LEGALIDADE / IMPESSOALIDADE / MORALIDADE / PUBLICIDADE / IGUALDADE / PROBIDADE ADMINISTRATIVA / VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO / JULGAMENTO OBJETIVO / EFICIÊNCIA e o outros Tipos de Licitação Está implícito

71 MODALIDADES DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA TOMDADA DE PREÇO CONVITE CONCURSO LEILÃO PREGÃO – tem lei específica 10520

72 Modalidade nova lei 10520, propiciar uma economia de tempo.
Para contratações de bens e serviços comuns independentemente do valor Só “Objeto Comum” – aquele que pode ser objetivamente definido em edital, conforme especificações em edital Ganha quem oferece o menor lance Pregão Vai para fase final a empresa de menor lance e os de menor valor com 10% acima do valor + baixo Possibilidade de oferecer lances verbais, ganha a menor proposta No pregão o julgamento da proposta antecede a habilitação

73 Modalidade de licitação feita à distância em sessão pública, por meio de sistema que promova a comunicação pela internet. O processo é criptografado e autenticado Pregão Eletrônico Acontece via internet – como se fosse numa sala de bate papo, as propostas são apresentadas pelos concorrentes. Aumenta a quantidade de participantes e se torna mais barato o processo licitatório Faz o cadastro e recebe login/senha permitindo o acesso

74 19) ( Prova: FCC TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Administrativo / Licitações e Lei de 1993.;  Modalidades – Concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão;  ) Dentre os benefícios e vantagens advindos da utilização da modalidade de pregão, destaca-se a inversão de fases, com a análise da documentação pertinente à habilitação antes da análise das propostas. existência de uma sessão pública para julgamento e classificação das propostas, com imediata abertura dos envelopes, com combinação de lances verbais. possibilidade de escolha de mais de um vencedor, classificados pelo valor da proposta apresentada, para subsequente análise da documentação pertinente à habilitação. possibilidade de análise conjunta de todas as propostas e da documentação de habilitação dos licitantes, para definição do vencedor combinando-se critério de julgamento de preço e técnica. preferência pelo pregão eletrônico ao presencial, com inversão de fases, quando se tratar de aquisição de bens cuja especificidade demande demonstração e detalhamento técnico de maior complexidade.

75 20) ( Prova: FCC TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Compras;  ) No tocante às compras no serviço público, a) são exatamente idênticas as do setor privado obedecendo às mesmas regras e procedimentos. b) a licitação pode ser entendida como um procedimento administrativo de seleção de interessados para compra de materiais e serviços. c) o edital de licitação é um documento de cadastro da empresa que pretende fornecer bens e serviços à empresa pública. d) dentre os princípios que norteiam as licitações, o princípio da igualdade nem sempre deve ser observado, pois há situações em que é necessária a discriminação entre participantes com diferentes níveis técnicos de qualificação. e) a finalidade principal da licitação é a de dar celeridade aos contratos da Administração Pública, em padrão previamente definido.

76 01 – E 02 – D 03 – E 04 – C 05 – D 06 – B 07 – C 08 – A 09 – E 10 – A
Gabarito 01 – E 02 – D 03 – E 04 – C 05 – D 06 – B 07 – C 08 – A 09 – E 10 – A 11 – E 12 – D 13 – B 14 – B 15 – C 16 – E 17 – D 18 – D 19 – B 20 - B


Carregar ppt "Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google