A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Provação e Tentação Tiago 1:12-15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Provação e Tentação Tiago 1:12-15."— Transcrição da apresentação:

1 Provação e Tentação Tiago 1:12-15

2 Tiago 1:12-13 12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.

3 Provação e Tentação Verso 12 – PROVAÇÃO – Vem de Deus:
serve para o nosso aperfeiçoamento quando aprovados, recebemos uma recompensa – a coroa da vida Verso 13 – TENTAÇÃO – Vem do nosso inimigo e de dentro de nós mesmos Deus não nos tenta Deus não pode praticar o mal ou nos induzir ao mal

4 Tiago 1:14-15 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

5 Da Tentação ao Pecado Cobiça (v. 14) – o problema está em nós, e não nas coisas que queremos – uma pessoa ambiciosa está sempre descontente e insatisfeita. Este é terreno fértil para a tentação e o pecado. A cobiça “atrai e seduz” (v. 14), como um pescador, um caçador, ou uma pessoa que procura uma aventura sexual. Uma vez fisgado pela isca, o pecado é concebido e dá luz ao pecado (v. 15). O fruto do pecado é a morte (v. 15b).

6 Da Tentação ao Pecado Exemplo: Daví e Bate-Seba – 2 Sm. 11:1-5
Ociosidade – pessoa ociosa deixa de fazer o que deve, mente se desarma, enfraquece vigilância (v. 1, 2a) Concupiscência dos olhos – De um olhar ao acaso vira fixação (v. 2b) – “…a cobiça o atrai e seduz.” (Tg. 1:14) Concepção da cobiça – “Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado” (Tg. 1:15) – Daví perguntou quem era, mandou buscá-la e se deitou com ela. (v. 3 e 4) – Houve concepção figurada e literal. O resultado – “e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg. 1:15b) – No caso de Daví, não foi a sua morte ou a de Bate-Seba, mas a o filho e de Urías.

7 Em que áreas nós temos sido mais tentados?
Trabalho? Atitudes e pensamentos? Sexo? Materialismo? Relacionamentos? Quais são as nossas cobiças? Onde estamos mexendo com fogo? Quem mexe com fogo se queima!


Carregar ppt "Provação e Tentação Tiago 1:12-15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google