A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
GUERRA FRIA: ACONTECIMENTOS NOS CONTINENTES AFRICANO, ASIÁTICO E AMERICANO AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE

2 A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
Pós- guerra: imperialismo questionado; ONU (1945)-defendia a igualdade entre os países; Lutas pela independência nas colônias; EUA e URSS apoiaram vários movimentos de independência.

3 A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA A Independência no Norte – países muçulmanos:
Movimentos de libertação- consciência nacional; Partidos políticos conquistam o controle do governo; Pan-arabismo (Gamal Abel Nasser): estimular vínculos com os países árabes muçulmanos;

4 A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA A Independência no Sul:
Pan-africanismo (John Kenyatta)- união negra contra os colonizadores; Preconceito racial, domínio colonial e exploração social; Luta não apenas pelo colonialismo europeu, mas também contra o racismo África do Sul: Apartheid ( )

5 REVOLUÇÕES NA ÁSIA Revolução Socialista na China:
1911- Proclamação da República; Movimento socialista: Mao Tsé-tung; República popular na China em 1949 à 1976; Socialistas – Ao lado da URSS na Guerra Fria até 1953; Após a morte de Stalin, Mao Tsé –tung cortou a ligação com a URSS porque não aceitava o governo de Krusckev.

6 REVOLUÇÕES NA ÁSIA A Independência da Indochina:
Colônia francesa- movimentos pela libertação – ideais socialistas; 1954 franceses expulsos- acordos de paz dividem a região em Laos, Camboja, e Vietnã do Sul e do Norte; Vietnã do Sul descontente com o governo influenciado pelos EUA; Vietnã do Norte , China e URSS- frente para a libertação do Sul e unificação do Vietnã.

7 REVOLUÇÕES NA ÁSIA A Guerra do Vietnã:
Inicio 1964 EUA- armas químicas Vietcongs- vantagens nas guerrilhas nas florestas; EUA sob pressão e interesses em alianças com a China diminui o número de soldados; 1975 a maior derrota americana; Vietnã unificado e socialista.

8 A QUESTÃO JUDAICO-PALESTINA
1948- Divisão da Palestina em dois Estados : um árabe e outro judeu; Israel com o apoio dos EUA começava a primeira guerra contra os árabes que se entende até os dias atuais

9 REVOLUÇÃO E DITADURA NA AMÉRICA LATINA
Revolução cubana: 1961 cuba torna-se um país socialistas – lideres do movimento Fidel Castro e Ernesto Che Guevara. Os EUA perdem a influência em Cuba e tem um país socialista em seu território; Os EUA passa a apoiar as ditaduras nos países latino americanos.

10 REVOLUÇÃO E DITADURA NA AMÉRICA LATINA
Países passam a ser governados por militares: Brasil, Argentina e Uruguai; Ditadura Chilena: 1970- Salvador Allende é eleito (socialista) – golpe militar com apoio dos EUA em 1973; Allende é morto durante a invasão militar; Pinochet novo presidente- ditador governou até 1988.


Carregar ppt "AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google