A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia."— Transcrição da apresentação:

1 ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia Lusitana, academia literária que promovia reuniões periódicas para cultivar a poesia pastoril. A partir desta, várias arcádias foram criadas. Quando um artista passava a frequentar uma arcádia, era comum que ele ganhasse um pseudônimo, normalmente de inspiração pastoril. No Brasil, embora não tenham surgido arcádias, manteve-se a tradição dos pseudônimos. Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Prof. Nichele

2 Contexto Histórico e Características
A Companhia de Jesus perde cada vez mais espaço. Obras de pensadores como Diderot, Rousseau, Voltaire e Montesquieu ganham força dando origem ao movimento filosófico de inspiração racional chamado Iluminismo. O século XVIII fica conhecido como Século das Luzes. O Iluminismo preparou o terreno para a ascensão da burguesia que se cristaliza com a revolução Francesa. O Iluminismo representa o último suspiro da aristocracia e o primeiro da burguesia. Forneça uma breve visão geral da apresentação. Descreva o foco principal da apresentação e por que ela é importante. Introduza cada um dos principais tópicos. Para fornecer um roteiro para o público, você pode repita este slide de Visão Geral por toda a apresentação, realçando o tópico específico que você discutirá em seguida.

3 Características Retorno a literatura clássica, revigorando valores como a clareza, a harmonia, o racionalismo, a perfeição formal e a simplicidade. Um dos aspectos mais importantes é o pastoralismo (ou bucolismo) – valorização do equilíbrio e a tranquilidade da vida campestre. Fugere urbem: “fugir da cidade” – repulsa à intranquilidade da vida urbana; Locus amoenus: “lugar ameno” – busca da serenidade no mundo campestre; Inutilia truncat: “cortar o inútil” – crítica aos exageros da arte barroca; Carpe diem: “colher o dia” – convite a aproveitar o momento presente.

4 Arcadismo no Brasil A exploração do ouro desloca o eixo econômico do Nordeste para o Sudeste, mais especificamente Minas Gerais. Inicia em 1768 com a publicação de Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa. Foi um importante movimento no processo de formação de um público leitor brasileiro. Os cenários apresentados nos poemas mostram sempre o mesmo padrão: campos verdes, árvores frondosas, ovelhas e gado pastando tranquilos, dias ensolarados, regatos de água cristalina e aves que cantam. Este cenário foi a forma encontrada pelos autores para divulgar os ideais de uma sociedade mais igualitária e justa. Na simplicidade de pastores está aproposta de uma vida que valorize menos a pompa e a sofisticação, características das cortes europeias.

5 Autores árcades brasileiros:
Na lírica: Claudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Silva Avarenga. Na épica: Basílio da gama, Santa Rita Durão e Claudio Manuel da Costa. Na sátira: Tomás Antônio Gonzaga Na ecomiástica: Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto. (Gênero poético destinado à exaltação ou homenagem a alguém)

6 Considerado o poeta mais importante de todo século XVIII no Brasil.
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Considerado o poeta mais importante de todo século XVIII no Brasil. Sua obra satírica criticava as elites mineiras. Principais obras: Marília de Dirceu – poema líricos Em 1783 conheceu Maria Joaquina Doroteia de Seixas e escreveu para ela as 23 liras que compõem a primeira parte de Marília de Dirceu. Em 1789 seu idílio com Maria Joaquina termina bruscamente. Foi preso, levado para o Rio de Janeiro e em 1792 condenado ao exílio perpétuo na África. Na cadeia escreveu mais 32 liras que constituem a segunda parte da obra. Cartas Chilenas – poema satírico Preocupação com a vida social e a política arbitrária de Vila Rica. É um conjunto de 13 manuscritos em versos decassílabos brancos que circulavam entre intelectuais da época. A obra é um jogo de disfarces: Fanfarrão Minésio: é o pseudônimo do governador; chilenas equivale a mineiras; Santiago, de onde são assinadas equivale a Vila Rica.

7 OUTRAS IMPORTANTES OBRAS
O URAGUAI – Poema épico de Basílio da Gama Esse poema narra a luta dos povos indígenas de Sete Povos das Missões, no Uruguai, contra os portugueses, que queriam apossar-se do local por conta de um acordo entre Espanha e Portugal. CARAMURU – poema épico de Santa Rita Durão Obra que narra o achamento da Bahia e incorpora o elemento indígena como elementos distintivo do Arcadismo brasileiro. O autor exalta a terra brasileira dentro dos mesmo padrões, valorizando a vida natural dos índios. É evidente a influência de Camões.


Carregar ppt "ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google