A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,"— Transcrição da apresentação:

1 A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre, que nem sempre apresentou a mesma composição química.

2 Antes a atmosfera era constituída por:
Hidrogênio Metano Amônia Vapor d’ água Atualmente a atmosfera é constituída por: 78% de Nitrogênio 21% de Oxigênio 1% de Dióxido de Carbono(Gás carbônico), Vapor de Água, Metano, Gases nobres (Hélio, Neônio, Argônio, Criptônio, Xenônio e Radônio)

3 Composição do ar na Troposfera

4 Importância da Atmosfera
Filtra e absorve a radiação nociva Protege a Terra dos corpos celestes Controla a temperatura (equilíbrio térmico) Fonte de vida

5 Estrutura vertical da Atmosfera

6 Estrutura vertical da Atmosfera
Troposfera Estratosfera Mesosfera Termosfera (ionosfera) Exosfera

7 Características da Troposfera
Onde se processam todo o tipo de fenômenos meteorológicos. A temperatura diminui com a altitude, cerca de 0,6ºC por 100m. Contém gases, vapor de água e poeiras. Tem uma espessura de cerca 12 km no Equador e 6 km nos Polos. concentra cerca 80% do ar.

8 Características da Estratosfera
Estende-se desde o limite da troposfera até cerca dos 50 km de altitude. Nesta camada, a temperatura mantem-se constante até cerca dos 25 km, subindo depois com a altitude. Este fato deve-se à existência do ozônio, gás que absorve uma parte importante da radiação ultravioleta (solar) que penetra na atmosfera (protegendo a Terra destes raios nocivos), e aí provoca um aumento da temperatura. Utilizada por aviões a jato que percorrem grandes distâncias, pois quase não há turbulência. O ar é muito seco.

9 Características da Mesosfera
Caracteriza-se pela descida da temperatura (80ºC negativos). É uma camada com temperaturas muito baixas . Camada situada perto da região central da atmosfera. Ocorre a queima dos meteoros, que são fenômenos atmosféricos, as chamadas estrelas cadentes.

10 Características da Termosfera
É constituída por uma camada que se estende até cerca de 500km a 600km de altitude. A temperatura aumenta com a altitude, atingindo 200ºC. O nome ionosfera deve-se ao fato dos gases que a constituem, serem muito rarefeitos( pouco ar) , apresentando as moléculas sob forma de partículas eletrizadas, ou seja ,íons. Reflete as ondas de rádio. Local onde ocorrem as auroras boreal e austral. Local onde estão posicionados os satélites artificiais de órbita baixa.

11 Características da Exosfera
A camada que está para além da ionosfera e é a parte mais externa da atmosfera. É uma camada que faz ligação entre a atmosfera e entre o espaço interplanetário. Nesta camada, o hidrogênio predomina embora o ar seja bastante rarefeito. Local onde os satélites artificiais considerados de órbitas altas são encontrados.

12 Os Perigos que assolam a Atmosfera
EFEITO ESTUFA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO AQUECIMENTO GLOBAL CHUVAS ÁCIDAS

13 Efeito estufa

14 Efeito Estufa O efeito estufa pode ser dito como a principal função da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa é o nome dado à capacidade que a atmosfera tem de manter a temperatura estável em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes térmicas enormes e assim, não haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta. O efeito estufa é muito importante, embora a sociedade confunda efeito estufa com o aquecimento global, que é um fenômeno que ocorre com o aumento contínuo e a longo prazo da temperatura atmosférica mundial.

15 Estufas Agrícolas 02

16 Estufa (Parte externa)
As estufas são construídas com estruturas de madeira ou metálicas e revestidas por plástico ou vidro. Criação de ambiente mais agradável para trabalhar. Proteção a danos causados pela ação direta dos raios solares.

17 Vamos ampliar e prestar a atenção em uma das
Ao ser aquecida por esta radiação, a superfície terrestre passa a emitir energia em forma de calor que é refletida de volta para o espaço. Uma parte desta energia, por causa dos gases da própria estratosfera, é refletida de volta para a superfície mantendo uma temperatura estável! 70% dos raios solares lançados na Terra são absorvidos pela Atmosfera e chegam a superfície de nosso planeta. Vamos ampliar e prestar a atenção em uma das Camadas da Atmosfera. Estratosfera

18 A parte Ruim do “Efeito Estufa” é realizada pela ação do homem!
Como?

19 A parte Ruim do “Efeito Estufa” é realizada pela ação do homem!
Como?

20 Temos, então, o famoso “Aquecimento Global”.
A camada de Gás Carbônico fica mais grossa em torno da Terra retendo mais calor e aumentando o “Efeito Estufa”. Temos, então, o famoso “Aquecimento Global”.

21 Aquecimento global

22

23 “O que o homem planta, o homem colhe!”
Consequências do Aquecimento Global

24 CAMADA DE OZÔNIO É na estratosfera que concentra-se um gás, que embora seja nocivo na superfície terrestre, mas que na posição em que se encontra filtra os raios nocivos do sol. Estamos falando do Ozônio.

25 Mas, o que é a Camada de Ozônio?
A camada de ozônio é um filtro de proteção para o planeta Terra. Ela protege a superfície terrestre dos raios ultravioletas, que são nocivos à saúde humana e podem até causar câncer de pele. Essa camada vêm sendo destruída. Também pode ocorrer mudanças no metabolismo das plantas. Infelizmente, o ser humano vem destruindo essa camada. Já existe um imenso buraco nessa camada, que concentra-se principalmente nas regiões polares. Veja as imagens a seguir:

26 Mas, de que maneira essa camada vem sendo destruída?
São várias as causas, algumas naturais, porém a principal causa é a ação do ser humano. No caso da atuação do ser humano, a destruição da camada de ozônio acontece, principalmente, pela liberação em excesso de um gás chamado CFC (clorofluorcarbono). O CFC destrói o ozônio, e é liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas, por exemplo), geladeiras, aparelhos de ar condicionado e extintores de incêndio.


Carregar ppt "A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google