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1ª Conferência do FORGES Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Portugal 14 a 16 de Novembro de 2011 Esforços Regionais e Redes: no Caminho da.

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1 1ª Conferência do FORGES Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Portugal 14 a 16 de Novembro de 2011 Esforços Regionais e Redes: no Caminho da Qualidade na Gestão Acadêmica Pesquisadoras: Maria Estela Dal Pai Franco Solange Maria Longhi Cristina Zanettini-Ribeiro e-mail: geu.ipesq@gmail.comgeu.ipesq@gmail.com Rede GEU Universidade Federal do Rio Grande do Sul Observatório de Educação CAPES/INEP – GEU/UFRGS 2010/2011 PPGEdu - PPGSociologia

2 Roteiro da exposição: Introdução Objetivos Redes Regionais Rede GEU Proposições Conclusões

3 Sociedade atual: complexidade e desafios ES posição estratégica - desenvolvimento econômico - importância do conhecimento - exigências dos processos de democratização - ampliação igualdade de oportunidades crucialidade da gestão da ES tendências à cooperação grupos e redes – motor de arranjos e avanços institucionais (FRANCO e MOROSINI, 2001) Introdução

4 Identificar e examinar as tendências que orientam e estão presentes nos esforços regionais de organismos internacionais em busca de: cooperação constituição de instâncias organizativas sobre qualidade na gestão da ES. Pontuar a importância de políticas no esforço de qualificação e de garantia da qualidade na ES, pelo aprofundamento das interfaces entre: encetamentos regionais – CRES / ENLACES espaço das redes - Rede GEU Apresentar proposições em relação à cooperação Objetivos

5 Mercosul Educacional (A – B – C –P –U- V) em consolidação: reconhecimento, mobilidade, cooperação interinstitucional Graduação e Pós – graduação - ampliação CRES 2008 – ENLACES (Espaço de Encontro Latinoamericano e Caribenho ES) criação de Redes (Grupos de U e IES, atores individuais) conservação das existentes incentivo a ampliação Integração regional na América Latina e Educação Superior

6 Congrega grupos - GEU Ipesq/UFRGS e GEU Sociologia/UFRGS - GEU Ipesq/UFPel - GEU/UPF Participa /colabora RIES – AUGM – AIR – EAIR – LASA – Anped – Anpae (nacionais) Comung (estadual) UFRGS - Rede GEU

7 Origem – década de 1980 - temática da ES em ascendência no mundo Criado como GEU – Grupo de Estudos sobre Universidade em 1988 – PPGEdu (antes da Política do DGP/CNPq - 1 GEU – UFRGS

8 Três grandes movimentos:  De projeto a Grupo de Pesquisa - GP Estudo institucionais (agregadora de áreas)  De GP interinstitucional à Rede GEU Estudos em nível estadual – RS (16 IES) Protagonistas gestores das IES fase estratégica - PG Efeitos institucionalização da pesquisa  Construção de interfaces c/ outras Redes RIES – Indicativos para qualidade na gestão ES Obeduc – desafios contemporâneos articulação Universidade – Educação Básica - Sociedade Vivência e Experiência da Rede GEU

9 As redes fazem abrir-se um portal de inestimável valor - a inter-regionalidade de redes oferece para: - produção acadêmica - qualidade na gestão da ES e suas políticas. Permitem movimentos cooperativos – iguais com direito a ser diferentes - consciência e solidariedade internacional Fortalecimento movimentos de passagem – grupo – rede – redes Na ordem internacional O Brasil pode reforçar várias inter-regionalidades - com AL - Rede de Estudos sobre Educação Superior de Países e Regiões de Língua Portuguesa Proposições

10 Na ordem das políticas nacionais e institucionais locais As Redes podem viabilizar: - estudos de Regulações e regulamentos - normas claras e acordadas - referências transnacionais / institucional/ local - ampla divulgação - referência em critérios – construção conjunta - respeito a especificidades - diálogo entre áreas disciplinares - protagonismo com qualificação

11 Redes – esforço alavancando a qualidade da gestão da Educação Superior Comprometimento com o contínuo aperfeiçoamento Em busca da formação de indivíduos e grupos emancipados responsáveis pelo futuro do mundo Conclusões

12 Referências CRES. (2008). Declaração da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e Caribe. Recuperado em 16 de outubro, 2007 de www.iesalc.unesco.org.ve/.../declaracaocres_portugues.pdfSimilares Didriksson, A. (2005). Reformulación de la Cooperación internacional en la educación superior de América Latina y el Caribe. México: ANUIES. Recuperado em 20 de setembro, 2011 de http://www.anuies.mx/servicios/p_anuies/publicaciones/revsup/res 114/txt9.htm. http://www.anuies.mx/servicios/p_anuies/publicaciones/revsup/res 114/txt9.htm Franco, M.E.; Afonso, M.; Longhi, S.(2010). Indicativos de qualidade na Gestão da Universidade: dimensões e critérios em questão. In:XI Seminário Internacional “Qualidade na ES: Indicadores e Desafios”. Porto Alegre: RIES/Observatório CAPES /PUCRS, 14 e 15 de Out., 28. Franco, M.E. & Morosini, M. (Orgs.). (2001). Redes acadêmicas e produção do conhecimento em educação superior. Brasília: Inep. Franco, M.E et al. (Org.). (1997). Universidade, pesquisa e inovação: o Rio Grande do Sul em perspectiva. Porto Alegre: Edipucrs. Franco, M.E., & Krahe, E. (2008) GEU/Ipesq: uma construção associativa para a produção do conhecimento. In: Broilo,C.&Cunha,M.(orgs.). Pedagogia Universitária e produção de Conhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 470.

13 Nosso agradecimento pela atenção! geu.ipesq@gmail.com


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