A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUIDADO COM OS ESPINHEIROS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUIDADO COM OS ESPINHEIROS"— Transcrição da apresentação:

1 CUIDADO COM OS ESPINHEIROS
Marcos 4:1-7,18,19

2 Não entendo a minha infelicidade!
Esta frase é proferida por muitas pessoas. Qual a razão de tamanho espanto?

3 Às vezes, os motivos para serem tão infelizes, amargas, impacientes, tensas e até, com doenças psicossomáticas, não são tão sérios.

4 Não estão enfrentando problemas exteriores tão sérios, sejam eles financeiros, familiares ou sociais. Elas têm todo o motivo do mundo para viverem dignamente e progredir, mas sucumbem à angústia e à aflição. O que acontece?

5 Ele falou sobre o solo duro (v.4), resistente à Sua Mensagem.
Neste trecho das Escrituras, Jesus fala de Si próprio como o Semeador que lança sementes (a Mensagem de Deus) sobre vários tipos de solos, que representam a alma humana. Ele falou sobre o solo duro (v.4), resistente à Sua Mensagem.

6 Quando veio o calor das lutas, a mensagem morreu. (vs.5,6).
Depois, Jesus mencionou o solo raso, com muitas pedras e a mensagem ao germinar, não pode aprofundar suas raízes nesse tipo de alma. Quando veio o calor das lutas, a mensagem morreu. (vs.5,6).

7 Agora, chegamos ao terceiro tipo de solo, que não era compactado e que não havia pedras no seu interior.

8 A Mensagem cresceu com robustez e muito entusiasmo.
Nele, a Mensagem de Deus encontrou excelente condição para crescer, pois suas raízes profundas absorviam os nutrientes e podiam suportar o calor sufocante dos problemas e das intempéries da vida. A Mensagem cresceu com robustez e muito entusiasmo.

9 Mas havia um problema! Os espinhos, ou os espinheiros.
Os problemas violentos da vida não conseguiam destruir a Mensagem de Deus e tudo indicava, que esse tipo de pessoa poderia avançar, crescer e prosperar. Mas havia um problema! Os espinhos, ou os espinheiros.

10 Entretanto, uma grande competição teve início!
De início, eles não aparentavam ser empecilhos, pois pareciam como uma vegetação frágil, inofensiva, ocupando o mesmo espaço e tudo indicava que poderiam crescer juntas. Entretanto, uma grande competição teve início!

11 Esse tipo de vegetação fazia parte daquela terra há muito tempo e os espinhos começaram a competir, enfraquecendo as “sementes” da Mensagem de Deus que haviam sido ali plantadas.

12 Elas começaram literalmente a “sufocar” a Mensagem (v
Elas começaram literalmente a “sufocar” a Mensagem (v.19), pois “não queriam deixar de viver”.

13 Enfim, o que tudo isso representa?

14 Representa as pessoas que são capazes de enfrentar os problemas de fora, mas que não estão aptas a enfrentarem a si mesmas.

15 Elas recebem bem a Mensagem de Deus dentro de si, mas não são capazes de controlar suas “preocupações existenciais” que trazem consigo desde a juventude.

16 Não é errado se preocupar, assim como ter ambições
Não é errado se preocupar, assim como ter ambições. Somente os irresponsáveis não se preocupam e também não querem crescer.

17 Para essas pessoas, as doenças, o risco de morrer e as tribulações não destroem a sua fé.

18 No entanto, quando precisam perdoar, o que prevalece é a arrogância, em vez da compreensão seguem a intolerância, em vez de aprender a ser uma bênção aos que estão à sua volta, preferem a necessidade de mais poder para dominar.

19 É sobre isso que Jesus está falando.
Na vida de tais pessoas, a raiva, o ódio e a mágoa prevalecem sobre o amor. É sobre isso que Jesus está falando.

20 Quando não sabemos administrar o sucesso, seja no âmbito espiritual, intelectual, profissional, financeiro e emocional, a nossa capacidade de entender quem de fato somos, passa a sofrer uma paralisia, a criatividade é bloqueada e simplicidade se vai.

21 Quantas pessoas que alcançaram certo estágio elevado na vida, estão perdendo tudo, por não saberem administrar a si próprios?

22 Se não tivermos recursos interiores para lidarmos com os nossos dramas existenciais, em pouco tempo nós secaremos por dentro. Nós ficaremos tristes e adoeceremos lentamente, sem nenhum motivo maior para isso.

23 Deus é o nosso maior recurso e Ele nos aconselha para nos lembrarmos da Sua presença e Seus ensinamentos, pois isso nos será tremendamente saudável.

24  1 Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. 4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. 5 Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência.

25 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. (Provérbios 3:1-9 NTLH)

26 Saiba que se você for controlado pela aflição, perderá a tranqüilidade e a capacidade de decidir pelo melhor de Deus para a sua vida.

27  33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. 34 Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:33-34 NTLH)

28 Jesus está falando aqui que você deve usar a meditação e o raciocínio para descobrir a eficácia do poder do Seu Reino.

29 Ao experimentá-lo, logo verá que as promessas divinas começam agir a seu favor! Você será uma outra pessoa!

30 O que mais você pode ser nesta vida?
O que o impede de ir a níveis mais altos? Você mesmo!

31 Jesus quer ser a sua cura, ajudador e orientador para uma vida mais digna, saudável e abençoada.


Carregar ppt "CUIDADO COM OS ESPINHEIROS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google