A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIDA E MORTE www.nilson.pro.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIDA E MORTE www.nilson.pro.br."— Transcrição da apresentação:

1 VIDA E MORTE

2 INTRODUÇÃO O tema VIDA e MORTE comporta algumas questões: de onde viemos? Para onde vamos? Onde começa a vida? Quando ela termina? As perguntas são simples e diretas, mas, as respostas não. A ciência não é capaz de determinar uma linha demarcadora do inicio e do fim da vida de um individuo

3 INTRODUÇÃO A ciência encontra-se hoje próxima de possibilitar uma verdadeira revolução no tratamento das doenças, aproximando dos objetivos éticos mais sublimes de nossa civilização: prolongar a vida, minorar o sofrimento e ampliar o bem estar dos seres humanos.

4 Conceitos Segundo Legrand, em seu Dicionário de Filosofia, não existe atualmente definição suficiente para totalizar os fenômenos que a ( assimilação, crescimento e possibilidade de reprodução) experiência corrente classifique com o nome de VIDA

5 Conceitos Para Lalande, em seu Vocabulário Técnico e Crítico de Filosofia, a VIDA é um conjunto de fenômenos de toda espécie que, para os seres que tem um grau elevado de organização, se estende do nascimento até a morte

6 Conceitos Morte: do latin: Morten é a cessação da vida e manifesta-se pela extinção das atividades vitais: crescimento, assimilação e reprodução no domínio vegetativo; apetites sensoriais no domínio sensitivo. Sempre foi vista como mistério, superstição e fascinação pelo homem.

7 Aspectos Históricos da Morte
Na Antiguidade Durante a Idade Média Idade Moderna

8 Considerações Gerais Grande parte dos temas de Deontologia relaciona-se com os conceitos de vida e morte. Divergências no que diz respeito ao início da “vida-pessoa” e da morte.

9 Considerações Gerais “Essas divergências vêm pressionando as posições jurídicas e deontológicas.”

10 Abordagem Tradicional
Defende a existência de “vida-pessoa” desde a fecundação até a morte. Adotada pelo catolicismo e pelo Código Penal Brasileiro.

11 Abordagem Biológica Defende a existência de que a “vida-pessoa” não está presente a partir da fecundação e sim a partir de momentos posteriores, como o da nidação e da cerebralização.

12 Abordagem Filosófica Defende que a “vida-pessoa” não possui fixo momento definido. Humanização progressiva.

13 Abordagem Antropológica-fenomenológica
Defende que a “vida-pessoa” depende da aprovação da comunidade. Ex. algumas comunidades de esquimós e indígenas.

14 Situação no Brasil Abordagem concepcionista ou biológica adiada?
Pílula do dia seguinte, DIU, outros métodos.

15 Código de Ética de Enfermagem
Art. 3˚: “O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.”

16 Código de Ética de Enfermagem
Embora a tradição de enfermagem tenha sempre defendido o respeito à vida desde a fecundação, a expressão “o respeito a vida em todo o seu ciclo vital” não deixa claro a qual teoria se refere.

17 MORTE Estágios da morte (TODOLI): Parada cardíaca: morte clínica;
Parada neurológica: perda dos reflexo e sensibilidade; morte cerebral/ cortical; Parada dos centros bulbares: morte real; morte encefálica Autólise dos tecidos: morte biológica

18 “Determinação da presença da morte a partir da parada cardíaca”

19 MORTE “Determinação da presença da morte a partir da parada irreversível da atividade cerebral”

20 MORTE – Morte Cerebral Transplante de órgãos
Diagnóstico da morte cerebral: dado por 02 médicos midríase, ausência de reação pupilar, traçado plano do E.E.G

21 MORTE – Morte Cerebral Diante da morte irreversível do cérebro, o homem é considerado morto, mesmo que o coração continue pulsando – “vida biológica” de alguém clinicamente morto.

22 Considerações finais A palavra morte, é impactante aos nossos ouvidos; quase sempre nos remete à sofrimentos e solidão, no entanto, os profissionais de enfermagem precisam encarar essa experiência para oferecer aos usuários, os cuidados finais ou uma assistência de forma respeitosa.


Carregar ppt "VIDA E MORTE www.nilson.pro.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google