A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Receptor Transmissor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Receptor Transmissor"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Receptor Transmissor
Instrumentos fundamentais Convertem sinais sonoros em sinais eléctricos Convertem sinais eléctricos em sinais sonoros Receptor Transmissor

2 Para compreender o funcionamento destes instrumentos é necessário ter alguns conceitos de electromagnetismo (correntes eléctricas, campos eléctricos e campos magnéticos

3

4 O microfone é um dispositivo que converte um sinal sonoro (energia mecânica) num sinal eléctrico (energia eléctrica) com a mesma informação. É constituído por um íman, uma bobina ou espira e uma membrana ou diafragma oscilante.

5 Funcionamento do microfone de indução
Quando o som atinge a membrana, esta entra em oscilação (vibração) devido às variações de pressão provocadas pela onda sonora. A bobina passa então a oscilar com a mesma frequência realizando um movimento de “vaivém” (aproxima-se e afasta – se do íman) , provocando assim uma variação de fluxo magnético.   Quanto maiores forem os deslocamentos da bobina, maior será o módulo da força electromotriz induzida.

6

7 O altifalante consiste basicamente num cone (o diafragma) circular ou elíptico de pouco peso, geralmente de papelão, e de um conjunto de bobina e íman. Ao enrolamento da bobina ligam-se os fios de saída do amplificador. Quando os sinais eléctricos provenientes do amplificador passam pela bobina, produzem nela um campo magnético que varia de acordo com as vibrações de sinais.

8 Como a bobina está sob a influência magnética do íman permanente, ela passa a vibrar, fazendo vibrar também o cone. A vibração transmite-se ao ar, sob a forma de ondas sonoras. Assim, o som produzido pelo altifalante nada mais é do que a turbulência ritmada do ar provocada pela vibração do diafragma.


Carregar ppt "Comunicação Receptor Transmissor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google