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AS VANGUARDAS EUROPEIAS

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Apresentação em tema: "AS VANGUARDAS EUROPEIAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Ao se iniciarem os anos de 1900, a Europa enfrentava a herança do final do século XIX, caracterizada basicamente por duas situações opostas, mas complementares: a grande euforia gerada pelos avanços técnicos - científicos e o pessimismo ocasionado pelas consequências desse avanço no processo burguês-industrial.

2 AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Ao se iniciarem os anos de 1900, a Europa enfrentava a herança do final do século XIX, caracterizada basicamente por duas situações opostas, mas complementares: a grande euforia gerada pelos avanços técnicos - científicos e o pessimismo ocasionado pelas conseqüências desse avanço no processo burguês-industrial. Tal antagonismo origina um clima propício para a efervescência artística. Preocupadas em dar uma nova interpretação para a realidade, surgem então, várias tendências artísticas de vanguarda.

3 AS VANGUARDAS EUROPEIAS
A literatura de vanguarda surge na Europa e Estados Unidos para romper com toda a concepção literária até então vigente. O mundo todo em meio a revoluções e guerras e os avanços das teorias psicanalistas criam o ambiente para a propagação de novas idéias e formas de expressão. Em 1918, são publicados os poemas visuais ou caligramas do italiano Guillaume Apollinaire ( ). Seus poemas rompem com as estruturas tradicionais de linguagem. É o estopim de uma revolução cultural que ainda não terminou.

4 FUTURISMO O primeiro manifesto futurista foi assinado por Filippo Tommaso Marinetti e publicado em Apresentava como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel, da velocidade e uma inevitável ruptura com os modelos do passado.

5 FUTURISMO As principais manifestações ocorrem na poesia italiana. A literatura futurista exigia a abolição das estruturas da frase e formas poéticas tradicionais. Sempre a serviço de causas políticas, a primeira antologia sai em O texto é marcado pela destruição da sintaxe, dos conectivos e da pontuação, substituída por símbolos matemáticos e musicais. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para expressar velocidade.

6 FUTURISMO Os autores abolem os temas líricos e incorporam à poesia palavras ligadas à tecnologia. As idéias de Marinetti, mais atuante como teórico do que como poeta, influenciam o poeta cubista francês Guillaume Apollinaire ( ). Na Rússia, o futurismo expressa-se principalmente na literatura. Mas, enquanto os autores italianos se identificam com o fascismo, os russos aliam-se à esquerda. Vladímir Maiakóvski ( ), o poeta da Revolução Russa, aproxima a poesia do povo. Outro poeta de destaque é Viktor Khlébnikov ( ).

7 A estética da destruição (Trechos do Manifesto Futurista)
Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade. Os elementos essências de nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta. Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto perigoso, a bofetada e o soco.

8 A estética da destruição (Trechos do Manifesto Futurista)
Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo - , o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas, as belas idéias de quem matam, e o menosprezo à mulher.

9 FUTURISMO Umberto Boccioni, Carga de lanceiros, Têmpera e colagem sobre papelão, 32x50 cm.

10 CUBISMO Nascido a partir das experiências artísticas de Pablo Picasso e de Georges Braque, por volta de 1907, o Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas (cones, esferas, cilindros, etc.) e revelando um objeto em seus múltiplos ângulos.

11 CUBISMO

12 CUBISMO Na literatura cubista, os escritores se preocupam com a construção do texto e sua disposição no papel, mostram uma linguagem simples, palavras soltas, escritas na vertical, sem se importar com a rima ou harmonia, um verso livre; seu principal representante é o francês Guillaume Apollinaire.

13 CUBISMO hípica Saltos records Cavalos da Penha Correm jóqueis de Higienópolis Os magnatas As meninas E a orquestra toca Chá Na sala de cocktails. (ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 7, p. 129).

14 EXPRESSIONISMO O movimento expressionista surgiu em 1910, na Alemanha, trazendo uma forte influência da arte do final do século XIX, preocupada com as manifestações do mundo interior e com a forma de expressá-las. Daí a importância da expressão, ou seja, da materialização, numa tela ou numa folha de papel, de imagens nascidas em nosso mundo interior, pouco importando os conceitos então vigentes de belo e feio.

15 EXPRESSIONISMO

16 EXPRESSIONISMO Na literatura, as principais características desse movimento foram Composições abstratas Assim como na pintura, os escritores expressionistas também gostavam de deformações abstratas do real. Subjetivismo O artista expressionista desejava a expressão violenta do subjetivo, das emoções, do mundo interior. Ilogismo Uma vez que tudo era expressão não havia a preocupação com a lógica do mundo exterior como nas estéticas anteriores.

17 EXPRESSIONISMO Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênesis da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância… Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia (ANJOS, Augusto dos. Toda a poesia de Augusto dos Anjos. 2. ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978) Que se escapa da boca de um cardíaco. Já o verme – este operário das ruínas - Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra!

18 DADAÍSMO Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o romeno Tristan Tzara espanta o mundo com mais uma vanguarda: o Dadaísmo, ou Dadá, a mais radical de todas as vanguardas. Negando o passado, o presente e o futuro, o Dadaísmo é a total falta de perspectiva diante da guerra; daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas, pouco se importando com o leitor. Necessário era criar palavras pela sonoridade, quebrando as barreiras do significado. Importante era o grito, o urro contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra.

19 DADAÍSMO

20 DADAÍSMO Na literatura, o dadaísmo é considerado por muitos, o mais radical de todos os movimentos da Vanguarda Européia. Ele era a negação de todos os valores culturais existentes há séculos. O dadaísmo é a estética do absurdo, do incoerente, do ilógico, a começar pelo próprio nome.Quando indagado sobre o significado da palavra dada, Tristan Tzara, o criador do Dadaísmo, afirma que dada não significava nada, que ele encontrou essa palavra ao acaso, abrindo um dicionário. Os dadaístas estavam preocupados em ridicularizar, em negar tudo e todos.

21 DADAÍSMO Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. (TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto de Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. 9 ed. Petropólis: Vozes, p.132 – fragmento)

22 SURREALISMO O Manifesto Surrealista foi lançado em Paris, em 1924, por André Breton ( ). Trata-se de um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras, ou seja, foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra Mundial e sobre a experiência acumulada de todos os outros movimentos. Entretanto suas origens estão mais próximas do Expressionismo e da sondagem do mundo interior, em busca do homem primitivo, da liberação do inconsciente, da valorização do sonho.

23 SURREALISMO Le Blanc-Seing, 1965

24 SURREALISMO Na literatura,  os escritores surrealistas, influenciados pelos estudos de Freud,mostraram grande interesse pelo inconsciente humano e pelo sonho,considerado a expressão máxima da liberdade humana. Através do sonho o homem estava livre de toda crítica, de toda censura e principalmente da lógica.

25 SURREALISMO O mar soprava sinos os sinos secavam as flores as flores eram cabeças de santos Minha memória cheia de palavras meus pensamentos procurando fantasmas “meus pesadelos atrasados de muitas noites De madrugada, meus pensamentos soltos “voaram como telegramas e nas janelas acesas toda a noite o retrato da morta fez esforços desesperados para fugir. (MELO NETO, João Cabral de. João Cabral de Melo Neto – Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995).

26 A HERANÇA BRASILEIRA DAS VANGUARDAS
Conforme Maria Luiza Abaurre, a principal herança das vanguardas européias para a literatura brasileira, além da influência localizada que algumas delas exerceram sobre certos poetas e escritores, é o impulso de destruir os modelos arcaicos, desafiar o gosto estabelecido e propor um olhar inovador para o mundo. Ruptura e transformação: dois termos que definem bem o espírito da primeira geração modernista.


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