A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Ana Paula Diniz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Ana Paula Diniz"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Ana Paula Diniz
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Hidrelétricas Professora: Ana Paula Diniz

2 Objetivos da aula Conhecer o processo de implantação e funcionamento das hidrelétricas; Identificar os impactos ambientais e socioeconômicos causados pela implantação de uma hidrelétrica; Apresentar a utilização das ondas e marés para geração de energia;

3 HIDROELETRICIDADE. É a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio. Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem.

4 A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.

5 Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - a potência mecânica é transformada em potência elétrica. A eletricidade produzida nas usinas é transmitida pelos fios até as grandes cidades. É essa mesma eletricidade que acende os postes de luz e passeia escondida pelos fios nas ruas.

6  A construção de túneis e galerias servem para desviarem o curso dos rios.Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório na época das chuvas.

7 Esquema da geração de energia:

8 Usina Hidrelétrica de Itaipu

9 Potencial de Geração de Energia
O potencial de geração de energia das hidrelétricas de pequeno porte é 30MW, de médio porte 1216MW e de grande porte MW.

10 Impactos ambientais O impacto ambiental decorrente da implantação das Barragens Hidrelétricas é subdivididos em dois fatores:  Abióticos (águas, clima, geologia); Bióticos(submersão da vegetação, fauna terrestre, fauna aquática).

11 Impactos Socioeconômicos
Perda de terras e benfeitorias  Interferência no fluxo turísticos  Criação de expectativa  Alteração no quadro de saúde  Alteração demográfica

12 Vantagens Destaca-se o fato destas usinas usarem uma fonte de energia limpa, não poluidora. A hidrelétrica pode tornar-se muito importante para uma região se, além de gerar energia, criar possibilidades de navegação, permitir a irrigação de áreas desérticas ou estéreis, facilitarem o abastecimento de água potável e o desenvolvimento da piscicultura

13 ONDAS E MARÉS A energia das ondas que chegam à terra ao longo da costa de todo o mundo, é grande em quantidade total e faz muito trabalho diário: formando praias e sedimentação das rochas. Todavia, é de difícil uso para operações industriais por causa de sua extensão ao longo da costa. Além do mais, é variável, com enorme energia em um dia e quase nada no próximo.

14 ONDAS E MARÉS

15 ONDAS E MARÉS A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica. Constrói-se uma Barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica. Quando a maré abaixa, o reservatório é esvaziado e água que sai passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica novamente,

16 ONDAS E MARÉS Modelo de turbina bastante simplificada para geração de energia elétrica a partir da força das marés

17 ONDAS E MARÉS A ascensão e o declínio do nível de água devido às marés, tem sido utilizado para produzir eletricidade com energia líquida em várias partes do mundo, onde as marés são de 6 metros (20 pés) ou mais; existe um pequeno número de áreas com grandes marés.

18 MISTURA DE ÁGUA DOCE E ÁGUA OCEÂNICA.
Existe uma considerável energia química potencial disponível na presença de água de mar (água salgada) e água doce, juntas. Quando a água doce corre dentro de estuários, esta energia (energia química potencial) nas correntes realiza trabalho geológico e trabalho biológico. Propostas de utilização desta energia podem desviá-la da formação de lagoas, férteis setores do sistema de suporte á vida.

19 Exercícios  1)A instalação de uma hidrelétrica causa vários impactos ambientais e socioeconômicos.Cite dois impactos e proponha uma intervenção para reduzir o impacto citado. 2)Quais as vantagens na utilização da hidroeletricidade? 3)Quais os impeditivos para a utilização da energia das ondas e marés?


Carregar ppt "Professora: Ana Paula Diniz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google