A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas João de Deus faro – Escola Secundaria Curso profissional técnico de gestão ambiental Modulo 5 –”Intervenção sobre o Território.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas João de Deus faro – Escola Secundaria Curso profissional técnico de gestão ambiental Modulo 5 –”Intervenção sobre o Território."— Transcrição da apresentação:

1

2 Agrupamento de Escolas João de Deus faro – Escola Secundaria Curso profissional técnico de gestão ambiental Modulo 5 –”Intervenção sobre o Território “ PROJETO “NÓS PROPOMOS – CIDADANIA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” “As Dores de Cabeça da Ilha de Faro “ Trabalho realizado por: Diogo Dias nº 7 Miguel Mestre nº10 turma 11º Ano 11ª Ano lectivo 2014/2015

3 ÍNDICE O 1. ÁREA DE INTERVENÇÃO; O 2. CARACTERÍSTICAS ; O 3. IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS ; O 4. OBJETIVOS DE MELHORIA; O 5. AÇÕES DE RECONHECIMENTO; O 6. Imagens; O 7. ENTIDADES ENVOLVIDAS.

4 ÁREA DE INTERVENÇÃO Ilha de Faro e seus acessos

5

6 CARACTERÍSTICAS A Ilha de Faro faz parte de um cordão dunar que limita a Ria Formosa. Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído pelo Decreto-lei n.º 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. O Parque Natural da Ria Formosa enquadra-se numa região de clima mediterrânico, de características semiáridas, com uma estação seca prolongada, durante os meses de Verão em que as temperaturas rondam os 30º e 35º, e com um Inverno ameno devido à influência do fluxo mediterrânico de sudeste, as temperaturas rondam os 9º e 17º. A insolação é, assim, elevada e a pluviosidade muito rara. Em 2010, a Ria Formosa foi eleita uma das sete maravilhas naturais de Portugal, para a qual contribuiu uma vista privilegiada sobre o Barrocal Algarvio e sobre a cidade de Faro. Fig.1

7

8 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS Ambientais : O - Pressão sobre os ecossistemas do litoral e da Ria Formosa; O - A progressão das areias dunares é travada pela construção; O - Marés vivas e tempestades em simultâneo provocam invasão pelas ondas do mar. Sociais e de ocupação do espaço : O - Pressão populacional exagerada, na época estival; O - Habitações clandestinas em crescimento; O - Estacionamentos insuficientes para a procura; O - Acesso através de uma ponte com um só sentido.

9 OBJETIVOS DE MELHORIA O Apesar da Ria Formosa ser Parque Natural, possui pelo menos duas infra-estruturas de grande impacto, um porto principal da Região do Algarve e um Aeroporto Internacional. Sendo uma Ilha bastante extensa, e sendo a praia da cidade de Faro, a Ilha de Faro deveria ser utilizada numa maior extensão. Assim propomos uma requalificação total da área: O - Construção de uma nova ponte com outro sentido, também para uma ciclovia e passeio para peões; O - Deitar abaixo a construção precária e clandestina, especialmente a que se encontra na cota máxima de maré viva; O - Só permitir construções em madeira sobre estacaria, o que permite a circulação das areias e águas; O - Aumentar as possibilidades de circulação na ilha para oeste, não só automóvel como ciclovia e peões.

10 Fig.2 Fig.3

11 AÇÕES DE RECONHECIMENTO O Deslocação aos locais para tirar fotografias,as dunas ; O Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro.

12 Imagens Fig.4 Fig.5 Fig.6 Fig.7 Fig.8

13 A nossa praia tem óptimas condições para deportos aquáticos, como surf,kit surf,entre outros. Fig.9 Fig.10 Fig.11 Fig.12

14 Das pesquisas que realizámos, especialmente no site da Câmara, com o objectivo de conhecermos quais as preocupações e ações efectuadas na Ilha de Faro encontrámos: Em 30 Janeiro de 2012 foi elaborado uma carta pelo presidente da Câmara de Faro que aprova o Plano de Pormenor da Praia de Faro. ENTIDADES ENVOLVIDAS

15 - Uma área desafectada ( com 83 lotes ); onde chega o alcatrão. - 3 tipos de proprietários: titulares de lotes, licença precária; clandestinos. -O município de faro é que tem a responsabilidade de toda a área. - O Problema que assusta mais é a Segurança no inverno: temporais, -e no verão: devido a densidade populacional elevada e dificuldade de saída da ilha. -Medidas de prevenção: linha de coral com pés de pato a uma certa distancia da costa e a reforçar o cordão dunar. -Competências da junta da freguesia com 4 grandes estruturas de concentraçao populacional. ( aeroporto, hospital privado, ilhao ( 5x mais pop no verao ) universidade ). O sonho do presidente da junta para ilha de faro é demoliçao de todas as casas da ilha, construção de casas em estacaria e 2 hotéis de 5 estrelas em madeira, ilha sem circulação automóvel. No dia 5 de abril de 2014 fomos fazer uma perguntas ao o Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro Ficamos a ter conhecimento que a praia de faro tem :

16 Concluo que as pessoas continuam a exigir das autarquias aquilo que não é da sua competência; queixam-se dos vários acontecimentos que lhes são prejudicais e que ocorrem na ilha, sem refletir na sua própria responsabilidade Atualmente há menos disponibilidade para se poder fazer alguma mudança por falta de financiamento. O tempo para se fazer algo é um problema, pois não são de resolução rápida, que demoram 1 semana nem duas, são problemas que levam anos e anos. Conclusão


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas João de Deus faro – Escola Secundaria Curso profissional técnico de gestão ambiental Modulo 5 –”Intervenção sobre o Território."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google