A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acidente com material perfuro-cortante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acidente com material perfuro-cortante"— Transcrição da apresentação:

1 Acidente com material perfuro-cortante
MARIA REGINA

2 RISCO BIOLÓGICO O risco médio de se adquirir o HIV é de, aproximadamente, 0,3% após exposição percutânea, e de 0,09 % após exposição mucocutânea. A probabilidade de infecção pelo vírus da hepatite B após exposição percutânea pode atingir até 40% em exposições onde o paciente-fonte apresente sorologia HBsAg reativa. Para o vírus da hepatite C, o risco médio é de 1,8%;

3 Eficácia das medidas de controle
Um estudo caso-controle, com o uso profilático do AZT (zidovudina), demonstrou uma associação entre o uso de quimioprofilaxia e a redução de 81% do risco de soroconversão após exposição ocupacional. Após exposição ocupacional a material biológico, mesmo para profissionais não imunizados, o uso da vacina, associado ou não a gamaglobulina hiperimune para hepatite B, é uma medida que, comprovadamente, reduz o risco de infecção. Não existe intervenção específica para prevenir a transmissão do vírus da hepatite C após exposição ocupacional

4 Equipamentos de Proteção individual para profissionais de saúde
Luvas - sempre que houver possibilidade de contato com sangue, secreções e excreções, com mucosas ou com áreas de pele não íntegra; Máscaras, gorros e óculos de proteção - durante a realização de procedimentos em que haja possibilidade de respingo de sangue e outros fluidos corpóreos, nas mucosas da boca, nariz e olhos do profissional;

5 As medidas profiláticas pós-exposição não são totalmente eficazes.
É necessário implementar ações educativas permanentes, que familiarizem os profissionais de saúde com as precauções universais e os conscientizem da necessidade de empregá-las adequadamente.

6 Equipamentos de Proteção individual para profissionais de saúde
Capotes (aventais) - devem ser utilizados durante os procedimentos com possibilidade de contato com material biológico, inclusive em superfícies contaminadas; Botas - proteção dos pés em locais úmidos ou com quantidade significativa de material infectante (centros cirúrgicos, áreas de necrópsia e outros).

7 CUIDADOS COM MATERIAIS PÉRFURO-CORTANTES
Máxima atenção durante a realização dos procedimentos; • Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais pérfuro-cortantes; • As agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos; • Não utilizar agulhas para fixar papéis;

8 CUIDADOS COM MATERIAIS PÉRFURO-CORTANTES
Todo material pérfuro-cortante (agulhas, scalp, lâminas de bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo que estéril, deve ser desprezado em recipientes resistentes à perfuração e com tampa; • Os recipientes específicos para descarte de material não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimento.

9 Acidente de trabalho Os acidentes de trabalho com sangue e outros fluidos potencialmente contaminados devem ser tratados como casos de emergência médica, uma vez que as intervenções para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessitam ser iniciados logo após a ocorrência do acidente, para a sua maior eficácia.

10 Importante pós- acidente
ter um protocolo de atendimento. criar uma rotina de trabalho. treinar pessoas responsáveis para atendimento imediato ao acidente com material biológico. ter o “KIT AIDS”. Colher os exames do paciente e do funcionário. avaliar início de medicação precocemente. fazer a notificaçào do acidente dentro do prazo estipulado.

11 Cuidados com a área exposta
Exposição percutânea: lavar exaustivamente o local com água e sabonete líquido. Não apertar ou espremer o local, pois isto pode aumentar a superfície de contato. Exposição de mucosas: lavar bem o local com água ou solução fisiológica 0,9%. Nunca utilizar soluções irritantes como éter, benzina, hipoclorito, etc.

12 CARACTERIZAÇÃO DO ACIDENTE
Acidente leve: contato com secreções, urina ou sangue em pele íntegra; Acidente moderado: contato com secreções ou urina em mucosas; sem sangue visível; Acidente grave: contato de líquido orgânico contendo sangue visível com mucosas ou exposição percutânea com material pérfuro-cortante.

13 Quando iniciar a terapia?
O ideal é na primeira ou segunda hora após a exposição. Quanto mais precoce, maior é a probabilidade que a profilaxia seja eficaz. NOS ACIDENTES GRAVES É MELHOR COMEÇAR E POSTERIORMENTE REAVALIAR A MANUTENÇÃO OU NÃO DAS MEDICAÇÕES.

14 Profilaxia pós exposição
Acidente leve: solicitar sorologias de HIV e hepatites virais do profissional acidentado e sorologia de HIV do paciente-fonte. Não prescrever ARV. Encaminhar à Coordenadoria de DST/AIDS para acompanhamento. Acidente moderado: comunicar a enfermeira para proceder à notificação do caso. Solicitar sorologias de HIV e hepatites virais do acidentado e sorologia de HIV do paciente-fonte. Prescrever: AZT (zidovudina) 100mg 02cps. VO 12/12h e Epivir® (lamivudina) 150mg 01cp. VO 12/12h.

15 Profilaxia pós exposição
Acidente grave: seguir as mesmas recomendações do acidente moderado e prescrever: AZT (zidovudina) 100mg 02cps. VO 12/12h; Epivir® (lamivudina) 150mg 01cp. VO 12/12h e Viracept® (nelfinavir) 250mg 03cps. VO 8/8h.

16 Profilaxia pós- exposição para Hepatite B
Esquema vacinal completo (3 doses): nada a fazer. Esquema vacinal incompleto e fonte HBsAg negativo: completar. Esquema vacinal incompleto, fonte HBsAg + ou desconhecido, e vítima anti-HBs negativo: fazer imunoglobulina* (ideal nas primeiras 24 a 48 horas após o acidente). *Tentar conseguir o status sorológico da fonte com urgência.

17


Carregar ppt "Acidente com material perfuro-cortante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google