A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adolescência – 14 a 19 anos Adolescência – 14 a 19 anos É a fase da busca de personalidade, da liberdade, do amor e da realização pessoal. O adolescente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adolescência – 14 a 19 anos Adolescência – 14 a 19 anos É a fase da busca de personalidade, da liberdade, do amor e da realização pessoal. O adolescente."— Transcrição da apresentação:

1

2 Adolescência – 14 a 19 anos Adolescência – 14 a 19 anos É a fase da busca de personalidade, da liberdade, do amor e da realização pessoal. O adolescente gosta de viver em grupos e sente necessidade de se auto- afirmar, de amar e ser amado. É a idade das transformações, das grandes mudanças. É inconstante nas atitudes e emoções. Nessa fase, muitos já entram no mundo do trabalho.

3 Orientações para o catequista : 1- Para o adolescente o catequista é aquele que vai ajudá-lo a resolver os seus conflitos, as suas dúvidas religiosas; 1- Para o adolescente o catequista é aquele que vai ajudá-lo a resolver os seus conflitos, as suas dúvidas religiosas; 2- O catequista deve inspirar-lhe confiança, coragem para que se sinta seguro e possa espontaneamente abrir o coração ao catequista, sem receio de tratar todos os problemas da vida, numa linguagem fácil, simples e sempre numa dimensão de fé. 2- O catequista deve inspirar-lhe confiança, coragem para que se sinta seguro e possa espontaneamente abrir o coração ao catequista, sem receio de tratar todos os problemas da vida, numa linguagem fácil, simples e sempre numa dimensão de fé.

4 Orientações para o catequista: Orientações para o catequista: 3- O desenvolvimento sexual marca um período de grandes dificuldades para o adolescente. O catequista precisa estar atento e procurar ajudá-lo em suas dificuldades. 3- O desenvolvimento sexual marca um período de grandes dificuldades para o adolescente. O catequista precisa estar atento e procurar ajudá-lo em suas dificuldades. Atividades devem ser em grupos Atividades devem ser em grupos 1. Música 2. Memorização 3. Encenações, teatros, etc.

5 Juventude – 20 a 29 anos Juventude – 20 a 29 anos Sente necessidade de íntima relação com Deus. Seus problemas pessoais muitas vezes levam-no a pensar em acabar com a vida. Sente necessidade de íntima relação com Deus. Seus problemas pessoais muitas vezes levam-no a pensar em acabar com a vida. Tem uma vida emotiva muito rica e é facilmente depressivo ou expansivo. Tem uma vida emotiva muito rica e é facilmente depressivo ou expansivo. Procura sua identidade e por isso é facilmente influenciável pelos outros e pelos meios de comunicação social. Procura sua identidade e por isso é facilmente influenciável pelos outros e pelos meios de comunicação social.

6 Juventude Juventude Adquire uma grande capacidade de discutir ideias e de se comunicar com os outros. Adquire uma grande capacidade de discutir ideias e de se comunicar com os outros. FUNÇÕES FUNÇÕES 1. - O catequista é aquele que vai estar ao seu lado para ajudá-lo a enfrentar seus problemas e a entender as suas dúvidas religiosas; 2. Valorizar suas aptidões; 3. Orientar quanto ao desenvolvimento sexual.

7 Atividades Atividades Em grupos proporcionando crescimento, sentirem-se úteis. ( visitas creches, asilos, momentos felizes, promoção social). Em grupos proporcionando crescimento, sentirem-se úteis. ( visitas creches, asilos, momentos felizes, promoção social). Abrir espaços para o jovem atuar na vida da comunidade ativamente. Abrir espaços para o jovem atuar na vida da comunidade ativamente. Celebrações preparadas por eles. Celebrações preparadas por eles.

8 Adulta- 30 a 60 anos Adulta- 30 a 60 anos É um dos mais extensos estágios psicossociais e resume-se no conflito entre educar, cuidar do futuro, criar e preocupar-se com seus interesses e necessidades. É um dos mais extensos estágios psicossociais e resume-se no conflito entre educar, cuidar do futuro, criar e preocupar-se com seus interesses e necessidades. Necessidade em fazer algo para as futuras gerações, está empenhado em converter o mundo num lugar melhor, desejo de realizar algo que sobreviva e beneficie outros. Necessidade em fazer algo para as futuras gerações, está empenhado em converter o mundo num lugar melhor, desejo de realizar algo que sobreviva e beneficie outros.

9 A catequese de adultos tem como missão: A catequese de adultos tem como missão: 1. - Reforçar a opção por Jesus Cristo. 2. - Formação sólida do leigo. 3. - Estimular e educar para a prática da caridade na solidariedade e na transformação da realidade. 4. - Ajudar a viver a vida da graça alimentada pelos sacramentos ( buscar a santidade). 5. Procurar responder às dúvidas religiosas e morais de hoje.

10 A catequese de adultos tem como missão: A catequese de adultos tem como missão: 6- Desenvolver os fundamentos da fé que permitam dar razão da esperança; 7- Educar para viver em comunidade, assumir responsabilidades, dar testemunho cristão na sociedade; 8- Educar para o diálogo ecumênico e a busca entre os filhos de Deus;

11 Algumas sugestões práticas para o Catequista  Ao prepararmos o encontro de catequese, devemos nos preocupar com o catequizando: sua vida, suas expectativas... I. Quanto ao local do Encontro; II. Quanto ao acolhimento; III. Quanto à linguagem; IV. Quanto à organização; V. Quanto à missão dos catequistas; VI. Quanto ao Grupo de Catequistas; VII. Quanto à avaliação

12 Recursos audiovisuais na catequese  Não se trata de usar instrumentos caros e complicados: basta ter a criatividade e usar o que tiver à mão. Vejamos alguns materiais: 1. O quadro negro, branco ou quadro mural; 2. Recortes; 3. Jogos; 4. Discos; 5. Cartazes; 6. Vídeo-cassete ou DVD e slides; 7. Retro projetor; 8. Modelagem; 9. Desenhos; 10. Cantos; 11. Dramatização; 12. Expressão corporal; 13. Pesquisas e entrevistas; 14. Fantoches;

13 A FÉ DEVE SER APROFUNDADA, CONSTRUÍDA E CONHECIDA, POIS O ATO DE CONHECER É TÃO VITAL COMO COMER E DORMIR. E EU NÃO POSSO COMER OU DORMIR POR ALGUÉM.

14 Semeia Sempre

15 No campo do mundo tu és semeador. Não podes fugir à responsabilidade de semear. Não digas que o solo é áspero, que chove frequentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é a tua função julgar a terra e o tempo. Tua função é semear. A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, são sementes que germinam facilmente. Não semeis, porém, descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável. Semeia com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso o motivo central de sua felicidade.

16 E ao semear não penses: - Quanto me darão? Quanto demorará a colheita? Recorda que não semeias para enriquecer, aguardando o ganho multiplicado; semeias porque não podes estar nativo, não podes viver sem partilhar, porque não podes servir a Deus sem servir aos demais! És dono de ti mesmo, da vida e do universo! Tua semente, pois não caiu no vazio. Sem esperar a recompensa, receberás recompensa; sem esperar riquezas, enriquecerás; sem pensar em colheita, teus bens se multiplicarão. E tudo, porque semeias num Reino onde dar é receber, onde perder a vida é encontrá-la, onde gastar servindo é aumentar. Semeia sempre em todo terreno, em todo o tempo, a boa semente, com amor, com interresse, como se estivesse semeando o próprio coração... Sê, pois, semeador... Autor Desconhecido Um grande abraço Rita de Cássia B. Grilli


Carregar ppt "Adolescência – 14 a 19 anos Adolescência – 14 a 19 anos É a fase da busca de personalidade, da liberdade, do amor e da realização pessoal. O adolescente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google