A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Globo Terrestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Globo Terrestre"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Globo Terrestre
Geologia Geral Introdução Globo Terrestre Prof. Rogério Pontes Xavier Prof. Milton Matta

2 Capítulo 2- A Terra: Um Planeta Dinâmico
A Terra é um planeta telúrico, o que significa que é um corpo rochoso, e não um gigante gasoso como Júpiter. É o maior dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar tanto em tamanho como em massa.

3 Capítulo 2- A Terra: Um Planeta Dinâmico
I - O Exterior e o Interior Terrestre A Terra está subdividida em camadas concêntricas, desde seu exterior. Antes de discutir o interior da terra, necessário se faz enumerar os diversos envoltórios terrestres: atmosfera, hidrosfera, litosfera e astenosfera (do exterior para o interior da terra), além da biosfera que comparece em alguns deles. Atmosfera  camada gasosa Hidrosfera  camada líquida  Biosfera Litosfera  camada sólida

4 Envoltórios Terrestres
Atmosfera camada mais superior da Terra, gasosa, imprescindível para a existência da vida humana sobre a superfície terrestre. Hidrosfera reúne a camada líquida que cobre a superfície do planeta, composta pelo mar, rios, lagos, etc. Litosfera camada rochosa mais superficial da Terra, com características de corpos sólidos. Inclui a crosta e a parte superior do manto. (Fig. 2.2)

5 Como estudar o interior da Terra?
Métodos Indiretos Geofísica (Sismologia) * Ondas Primárias (P) = longitudinais (tipo onda sonora) * Ondas Secundárias (S) = transversais (tipo onda luminosa) * Ondas Superficiais Rayleigh e Love (destruição) Fig. 02

6

7

8

9 Fig. 4 - Variações nas velocidades de propagação das ondas P e S e a interpretação do interior da Terra.

10 Fig. 05 – velocidade das ondas P e S e as diversas camadas do interior da Terra

11 Através do estudo das variações bruscas nas velocidades de propagação das ondas P e S, chegou-se ao reconhecimento das diversas camadas concêntricas no interior da Terra (Fig. 3).

12 Fig. 6 – Estrutura Interna da Terra


Carregar ppt "Introdução Globo Terrestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google