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Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.

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1 Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação para o gerenciamento de materiais, desenvolver um banco de dados relacional utilizando o MS-ACCESS.

2 Modelagem Um modelo é a abstração de alguma coisa, cujo propósito é permitir que se conheça essa coisa antes de se construí-la. Como um modelo omite detalhes não essenciais, sua manipulação é mais fácil do que a da entidade original. O modelo de objetos descreve a estrutura de objetos de um sistema sua identidade, seus relacionamentos com outros objetos, seus atributos e suas operações. Nossa meta na construção de um modelo é incorporar os conceitos do mundo real que sejam importantes para a aplicação.

3 Metodologia Orientada a Objetos
É uma metodologia para desenvolvimento de software orientado a objeto e uma notação gráfica para representar os conceitos orientados a objetos. A metodologia consiste em construir um modelo de um domínio de aplicação e após adicionar-lhe detalhes de implementação durante o projeto do sistema.

4 Classes e Objetos Objetos: O objetivo da modelagem de objeto é descrever os objetos do sistema. Por exemplo: João, Inserto snmg12, aço 1045. Objeto é definido como um conceito, ou item com limites nítidos e que tem significado no problema alvo. Classes: Uma classe de objetos descreve um grupo de objetos com as mesmas propriedades (atributos), comportamento, relacionamento com outros objetos e semântica comuns. Pessoa, ferramenta, animal, empresa são todos classes de objetos. Cada pessoa tem uma idade, endereço, e pode trabalhar em alguma empresa.

5 Instâncias de Objetos Instância: É um caso particular de uma classe. João é uma instância da classe Pessoa. instância classe João Pessoa

6 Diagrama de Classes de Objetos
Os diagramas de objetos fornecem uma notação gráfica formal para modelagem de objetos, classes e relacionamentos entre si. Diagramas de objetos são úteis na modelagem da abstração e no projeto do sistema. Atributos: Um atributo é um valor de dado mantido pelos objetos numa classe. Nome, idade, peso são atributos dos objetos da classe Pessoa.

7 Pessoa classe nome idade Classe e atributos

8 Associações Associações estabelecem os relacionamentos entre as classes.Uma associação descreve um grupo de conexões com estrutura e significado comuns. Por exemplo uma pessoa trabalha para uma indústria. Tem_capital nome País Cidade Associação 1-1 Multiplicidade:Especifica quantas instâncias de uma classe podem se relacionar com uma instância de uma classe associada.

9 Multiplicidades Cliente Pedido Associação 1-N UM para UM (1:1)
A cada ocorrência de uma instância corresponde uma e somente uma ocorrência de outra instância. Uma linha sem símbolo de multiplicidade significa associação ”um-para-um” UM para MUITOS (1:N) A cada ocorrência de uma instância corresponde uma ou mais ocorrências de outra instância. Cliente Pedido faz Associação 1-N

10 MUITOS para MUITOS (N:M)
fornecedor Produto fornece O reconhecimento e entendimento de um relacionamento será extraído do ambiente observado, e não arbitrados. Uma regra que seja verdadeira para um ambiente X pode não ser verdadeira em outro ambiente Y. Sempre o ponto de partida para a análise e leitura do relacionamento descrito deve ser um elemento individualizado. MUITOS para MUITOS (N:M) A cada ocorrência de uma instância corresponde uma ou mais ocorrências de outra instância e vice-versa. A bola sólida é o símbolo para expressar muitos, significando zero ou mais.

11 Auto-relacionamento 1-n
Auto-relacionamento caracteriza um caso especial onde os participantes do relacionamento são do mesmo tipo. Este relacionamento pode ser 1:1, 1:N ou N;N. Pessoa Auto-relacionamento 1-n representa

12 Atributos de associações
Atributos das associações: É uma propriedade de cada relacionamento estabelecido. fornecedor Produto fornece Quantidade

13 Generalização e Especialização Herança
Generalização é o relacionamento entre uma classe e uma ou mais versões refinadas dela veículo moto carro caminhão

14 Agregação Parte-todo, agregação:Um objeto é feito de componentes. Os componentes fazem parte do agregado. atividade funcionário projeto função

15 Passos do Modelo de Objetos
Identificar as classe de objetos:entidades físicas e conceitos. Normalmente correspondem a substantivos. Descarte classes desnecessárias. Identificar as associações: qualquer dependência entre duas classes. Normalmente correspondem a verbos. Descarte associações desnecessárias. Identificar as multiplicidades das associações. Identificar os atributos, propriedades dos objetos. Identificar os atributos dos relacionamentos, se houver Refinamento com herança se for necessário. Montar o Diagrama de Objetos.

16 O setor de RH de uma empresa necessitar operar as seguintes informações:
Cada empregado está lotado em um departamento, tem um cargo de carreira e pode ter gratificação; Para o cadastramento de um empregado são registrados: matrícula, nome, endereço, telefone, cargo, departamento, salário, filiação, data de nascimento, naturalidade e CPF; Para cada dependente do empregado são registrados: nome, data de nascimento, grau de parentesco e escolaridade; Ao longo do tempo de emprego, o empregado pode ter diversas promoções e é necessário ter um histórico dos cargos ocupados pelo mesmo;

17 Banco de Dados Coleção computadorizada de dados operacionais, armazenados, que servem para suprir as necessidades de múltiplos usuários dentro de uma ou mais organizações. Coleção de dados operacionais, armazenados, usados pelos sistemas de informação de uma empresa específica.

18 Vantagens dos Bancos de Dados
Menor redundância, se cada aplicação possui os seus próprios arquivos de dados, então dados de uso comum serão forçosamente redundantes e duplicados nos diversos arquivos destas aplicações. Menor inconsistência nos dados, se um mesmo fato de mundo real acha-se registrado em mais de um lugar, então existirão certos instantes em que ocorrerão inconsistências entre estas entradas. Segurança Integração Padronização Integridade

19 Sistema Gerenciador de Banco de Dados
ORGANIZAÇÃO: estrutura de dados refletindo as múltiplas visões dos usuários. ACESSO: métodos de acesso permitindo o armazenamento, recuperação e disseminação dos dados. CONTROLE: segurança, recuperação, edição e validação dos dados garantindo a integridade.

20 Modelo Relacional de Dados
Tabelas

21 MT-ALUNO NM-ALUNO CPF CD-CURSO DT-NASC CD-CIDADE
Conceitos No modelo relacional, os dados são representados em forma de tabelas (relações), ou seja, através de linhas(tuplas) e colunas(domínios) CHAVE PRIMÁRIA CHAVE EXTERNA TUPLA MT-ALUNO NM-ALUNO CPF CD-CURSO DT-NASC CD-CIDADE ATRIBUTOS RELAÇÃO

22 Chaves Primária: Conjunto de atributos que identificam univocamente cada ocorrência de um objeto. Ex: Aluno  matricula Candidata: Conjunto de atributos que identificam univocamente cada ocorrência de um objetos.Ex: Aluno  matricula e CPF Estrangeira: Atributo de um objeto e que é chave primária de um outro objeto.Ex: # Curso como atributo da entidade aluno

23 Mapeamento Para cada ENTIDADE, construa uma RELAÇÃO com os atributos da entidade e com as chaves correspondentes #A A

24 Para cada RELACIONAMENTO 1:N, inclua como atributo do lado “N” a chave primária do lado “1”

25 Para cada RELACIONAMENTO N:N, construa uma relação com os atributos do relacionamento, tendo como chave a concatenação das chaves das entidades relacionadas N A B C #A #B

26 Bibliografia Cougo P., Modelagem Conceitual, Editora Campus, 1997
Rumbaugh J., Blaha M., Premerlani W., Eddy F., Lorensen W., Modelagem e Projeto Baseados em Objetos, Editora Campus, 1994.


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