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O QUE NÃO É MARKETING (MKT)

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Apresentação em tema: "O QUE NÃO É MARKETING (MKT)"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE NÃO É MARKETING (MKT)
Não é remédio para todos os males; Não se implementa a curto prazo; Não é uma fórmula mágica; Não existe receita de MKT; Não pode ser visto como uma “arte maliciosa” como forma de induzir o consumidor a comprar o que não precisa; Não é “bicho de sete cabeças”; Não é o mesmo que propaganda; Não é somente vendas;

2 O QUE É MARKETING? “Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca.” - Philip Kotler 1ª definição (1965) “Marketing é o processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.” - Philip Kotler (2000) “Marketing é primeiramente uma dimensão central do negócio inteiro. É o negócio como um todo visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente.” - Peter Drucker

3 O QUE É MARKETING? “Marketing é um sistema global de atividades comerciais interatuantes destinadas a planificar, calcular o preço de venda, promover distribuir produtos e serviços que satisfaçam a uma necessidade de compradores atuais e futuros.” Stanton (1980) “Definimos marketing simplesmente como a intenção de entender e atender o mercado.” Raimar Richers (2000) “Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes à relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.” Las Casas (1997)

4 O QUE É MARKETING? MKT é entendido como uma função que tem como objetivo estabelecer o elo de ligação entre empresa e o seu mercado; MKT é muito simples: leva poucos minutos para a pessoa entender e uma vida inteira para aplicar; No MKT a criatividade, inspiração, inteligência, inovação, surpresa têm espaço... mas tudo deve ser acompanhado de método científico, previsão e estratégia; MKT estimula e persuade. ESTIMULAR E PERSUADIR ≠ de forçar e de induzir

5 Escopo de MKT Profissionais da área trabalham no MKT de:
Bens tangíveis Bens Intangíveis Bens tangíveis: São produtos como alimento, veículo, casa... Em países em desenvolvimento, normalmente são esses os responsáveis pela sustentação da economia. Bens intangíveis: São serviços prestados por exemplo por hotéis, locadoras, profissionais liberais... A economia atual EUA: 70% SERVIÇOS + 30% PRODUTOS

6 Escopo de MKT Serviços: Eventos; (Olimpíadas)
Pessoa Física; (Políticos, celebridades) Lugares; (Cidades turísticas, vilas...) Informações; (Google, Escolas) Experiências; (Disney) Propriedades; (Loteamentos) Pessoa Jurídica. (todas as empresas necessitam criar uma imagem sólida, positiva e confiável na cabeça do cliente) “O comprador de uma furadeira está na verdade comprando um furo”

7 Decisões de MKT: Trabalho de MKT não é só propaganda: Que características projetar em um novo produto... Quantos profissionais de vendas contratar... Quanto investir em propaganda.... Onde lançar o produto... Como divulgar um serviço...

8 Tipos de Mercado: Consumidor:
Empresas que comercializam produtos e serviços de consumo em massa devem conhecer profundamente seus clientes-alvo (target): Suas necessidades e desejos. Profissionais de MKT de consumo decidem sobre as características, nível de qualidade, distribuição e promoção responsáveis por posicionar sua marca como primeira ou segunda no mercado-alvo. Empresarial: Empresas que tem como target outras empresas defrontam-se com profissionais de compras bem treinados e bem informados. Elas compram serviços ou bens necessários à fabricação de seus produtos. Nestes casos o Marketing deverá mostrar que os bens comprados irão agregar valor na busca das metas de lucro daquele cliente. Global Empresas que trabalham para este mercado enfrentam decisões como: em que país entrar, de que forma, quando..., além do desafio de adequar/adaptar seus produtos e serviços àquele mercado. Sem fins lucrativos e Governamental:(Igrejas, fundações, órgãos públicos...) Neste caso, a definição de preços é o desafio. Normalmente o processo de compras é bastante burocrático e habitualmente existem licitações. (, pois essas Organizações tem poder de compra limitado.)

9 Necessidades: Descrevem necessidades humanas básicas
Necessidades: Descrevem necessidades humanas básicas. Ex: Comida, água, roupa, abrigo... Desejos: As necessidades se tornam desejos quando são dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazê-las. Ex: um americano precisa de comida, mas desja um hambúrguer, batas fritas e refrigerante; Demandas: São desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar. Muitas pessoas desejam um Mercedes, mas isso não significa que podem comprar um. PROFISSIONAIS DE MARKETING NÃO CRIAM NECESSIDADE ELES “INFLUENCIAM” DESEJOS. Eles podem promover a idéia de que um Mercedes satisfaz a necessidade de status social de uma pessoa. Eles não criam a necessidade do status social

10 Necessidades de auto-realização:
Teoria de Maslow: Abraham Maslow queria explicar por que as pessoas são motivadas por necessidades específicas, em determinadas épocas. Necessidades de auto-realização: (desenvolvimento e realização pessoais) Necessidades de auto-estima: (reconhecimento, status...) Necessidades sociais: (sensação de pertencer, amor...) Necessidades de segurança: (segurança e proteção) Necessidades fisiológicas As pessoas tentam satisfazer suas necessidades mais importantes em primeiro lugar. Quando ela consegue essa deixa de ser um motivador e ela então busca satisfazer a próxima mais importante. A Teoria de Maslow ajuda os profissionais de MKT a entender como vários produtos se “encaixam” nos planos, nos objetivos e na vida dos consumidores.

11 MIX DE MARKETING o marketing utiliza várias ferramentas para obter as respostas desejadas de seus mercados-alvo. Essas ferramentas são o MIX de MARKETING ou composto de marketing: os 4Ps

12 MIX DE MKT PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA Variedade Preço de lista
PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA Variedade Preço de lista Promoção de vendas Canais Qualidade Descontos Publicidade Cobertura Design Concessões Força de vendas Variedades Características Prazo de pgto Relações Públicas Locais Nome de marca Financiamentos Marketing Direto Estoque Embalagem Transporte Tamanhos Seviços Garantias Devoluções


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