A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Migração para Softwares Livres em MPEs Caso – Cor di Rosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Migração para Softwares Livres em MPEs Caso – Cor di Rosa"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Migração para Softwares Livres em MPEs Caso – Cor di Rosa
Aluno : Carlos Candido F. Luz Orientador: Roberto Pacheco Banca : José Salm Jr. Jose Eduardo De Lucca

2 Apresentação Introdução Justificativa Objetivos Fundamentação Teórica;
Tratamento dos dados; Projeto de Migração; Estudo de Caso; Conclusão.

3 Justificativa A atenção as MPEs justifica-se por considerar que as mesmas representam uma parcela significativa e importante da economia nacional. Mas mesmo com a sua inegável importância para o contexto sócio-econômico, vêm encontrando muitas dificuldades para a manutenção de seus negócios e conseqüentemente para a sua sobrevivência.

4 Justificativa Assim, torna-se a tecnologia da informação um dos principais instrumentos disponíveis às MPEs para que estas possam alcançar seus objetivos com competitividade.

5 Justificativa A adoção do Software Livre como ferramenta de auxílio a gestão nas MPEs ameniza as despesas com tecnologia da informação, já que o SL permite reduzir significativamente custos com pagamento de licenças de software.

6 Objetivos Problema de Pesquisa: Grau de maturidade dos SL;
Vantagens em relação a segurança e produtividade; Economicamente viável; Vantagens financeiras; Riscos.

7 Objetivos Define-se assim a partir destes questionamentos, como questão central deste trabalho: - modelos (cenários) para verificação de custos para possível implantação de software livre em MPEs.

8 Objetivos Através de dados financeiros e análise de risco é possível apresentar cenários que devem ser verificados pelas MPEs de acordo com as suas características; Ser imparcial: sem vínculos pessoais ou interesse financeiro. O quanto irão economizar e quais os riscos para o negócio.

9 Fundamentação da Pesquisa
Micro e Pequenas empresas - MPEs Softwares - SL Custo Total de Propriedade – TCO

10 Micro e Pequenas Empresas
Importância deste segmento de empresa no contexto sócio-econômico; Sua representabilidade; Suas principais características e os critérios de classificação quanto ao porte das empresas;

11 Softwares O que são softwares; Suas principais características;
Modalidades de licenciamento; Questões dos aspectos de usabilidade, segurança e confidenciabilidade; Informações para que as decisões sobre qual modalidade de software adotar seja efetuada com maior conhecimento e não apenas baseadas em percepções;

12 Custo total de Propriedade
O que é custo total de propriedade; Suas principais características; As principais variáveis envolvidas e quais são os gastos diretos e indiretos associados a adoção/migração de uma nova modalidade de softwares;

13 Tratamento dos dados Para o projeto de implantação de software livre em MPEs serão avaliadas algumas variáveis. Estas variáveis estão divididas em dois tipos: Variáveis de Atenção e; Variáveis Financeiras.

14 Tratamento dos dados Variáveis de atenção: são informações que podem definir por si só a não migração para software livre: Suporte; Treinamento; Recursos de softwares; Grau de dependência com fornecedores e clientes:

15 Tratamento dos dados Variaveis Financeiras: levam em conta os valores aplicados para que através de cálculos matemáticos definirem melhor custo e qual a estratégia ideal a ser executada pela empresa: Custo da licensa; Custo upgrade; Custo suporte e treinamento; Custo de capital / Taxas de juros e etc.

16 Projeto de Migração Primeiro passo é identificar as variáveis de atenção: Estas variáveis podem levar a exclusão total do processo de migração; Estas variáveis podem excluir também algumas variáveis do tipo financeiro;

17 Projeto de Migração Variáveis Financeiras:

18 Projeto de Migração Ambientes empresarias:
Uma empresa que irá desenvolver o seu parque tecnológico do início; Uma empresa que já possui softwares mas estes encontram-se em estado ilegal; Uma empresa com uma base parcial ou total de softwares proprietários com licença.

19 Projeto de Migração Construção dos cenários
Calcula o custo total com softwares proprietários e pouco a pouco insere SL; Tempo de seis anos; Não avalia custo de produtividade; Valores Fictícios (Juro, treinamento e licenca); Calcula o custo de capital; Apenas uma(1) estação de trabalho;

20 Cenários

21 Cenários

22 Cenários

23 Cenários

24 Cenários

25 Estudo de Caso – Cor di Rosa
A empresa: é uma empresa varejista de confecções, que hoje busca ganhar posição privilegiada no mercado local ; Clientes:A empresa atende clientes provenientes da classe média e média alta. O foco da empresa esta no público feminino, com idade entre 18 e 35 anos;

26 Estudo de Caso – Cor di Rosa
Perspectivas: Abertura de duas filiais; Diminuição de custos; Adquirir softwares de gestão.

27 Estudo de Caso – Cor di Rosa

28 Estudo de Caso – Cor di Rosa

29 Estudo de Caso – Cor di Rosa

30 Estudo de Caso – Cor di Rosa

31 Estudo de Caso – Cor di Rosa

32 Conclusão O modelo de código aberto é uma possibilidade que não deve ser descartada pelas MPEs, em especial pela Cor di Rosa. Todavia, deve ser tratada com profissionalismo e responsabilidade para que não se torne uma aventura arriscada.

33 Conclusão Os cenarios/cálculos apresentam valores consideráveis em redução de custos (principalmente de custo de capital) e melhoria em índices econômicos das empresas confirmando assim, que é economicamente vantajoso a implantação baseada em programas de código aberto.

34 Conclusão A evolução dos softwares livres é enorme em matéria de inovação e compatibilidade, além de apresentarem um satisfatório grau de maturidade;

35 Conclusão Oferece para as empresas uma maior segurança, pois:
permite que problemas sejam encontrados e resolvidos, ao invés de permanecerem ocultos durante anos; Desenvolvedores não sofrem a pressão para incluir novas funcionalidades que tornem o produto mais atraente.


Carregar ppt "Projeto de Migração para Softwares Livres em MPEs Caso – Cor di Rosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google