A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão Prof. Marcos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão Prof. Marcos."— Transcrição da apresentação:

1 Japão Prof. Marcos

2 Japão

3 Aspectos Físicos - Relevo
Formado basicamente por montanhas, constituído por uma secção da era Cenozoica Não apresenta minérios devido ao relevo relativamente recente Circulo do Fogo Contato entre quatro placas tectônicas (Placa das Filipinas, Placa do Pacífico, Placa Euroasiática e Placa Norte-Americana).

4 Aspectos Físicos

5 Aspectos Físicos - Clima
Norte - recebe influência das massas frias e secas que se deslocam da Sibéria, da corrente fria de Oya Shivo (Curilas) e das monções de inverno, caracterizando um clima temperado frio. Na região Central - predomina o clima temperado oceânico influenciado pela corrente quente de Kuro Shivo (Corrente do Japão) que ameniza as temperaturas no inverno. Sul - o clima predominante é o subtropical, influenciado pela corrente quente e pelas monções de verão, que aumentam a quantidade de chuvas.

6 Contexto Histórico 1853 – fim do regime “feudal”. Liderança militar.
Exercidos pelos Samurais em nome do Imperador. Chegada do almirante Matthew Calbraith Perry, representante dos Estados Unidos.

7 Contexto Histórico Os estadunidenses obrigam os japoneses a abrirem seus portos. O poder do Imperador até então era apenas representativo. O utlimo Xogum da era Tokugawa é reitrado do porder.

8 Contexto Histórico O monarca Mutsuhito estava então com 16 anos subiu ao trono como 122º imperador. Assume de fato a autoridade de líder político-militar. Inicia o período ou Era Meiji – Regime Iluminado.

9 Era Meiji Rápida Modernização. Revolução industrial japonesa.
Difusão da língua inglesa (facilitar o contato Oriente-Ocidente). Intercambio Japão-Europa/América. Tecnologias europeias. engenharia militarismo(exécito - marinha)

10 Era Meiji Estruturação ferrovias e portos;
Ênfase nas indústrias de bens de produção; Investimentos na educação para obter mão-de-obra qualificada; Ensino primário obrigatório. Formação de universidades. foi promulgada a primeira constituição, instaurando-se uma monarquia constitucional

11 Zaibatsus Grandes conglomerados empresariais .
Originados dos clãs familiares. Dominaram a economia japonesa atuando praticamente em todos os setores: Industriais Comércio Finanças. Com esse processo de modernização, o Japão industrializou-se rapidamente, fortalecendo a sua economia.

12 Zaibatsus Zaibatsu e o Governo guiaram a nação emprestando tecnologia do ocidente. O Japão gradativamente tomou controle da maior parte do mercado asiático de bens manufaturados. A começar com os têxteis. A estrutura econômica tornou-se muito mercantilista Importando matérias-primas e exportando produtos finalizados Reflexo da relativa escassez de commodities no país.

13 População Mais de 95% da população japonesa tem origem no arquipélago.
Povos nômades Iomon Yayoi Ainus O restante da população advém da imigração: Coreanos Chineses

14 População

15 População A população de 127,4 milhões de pessoas.
Pouco populoso Muito povoado hab/km² A expectativa média de vida no país é uma das mais elevadas do mundo - 81,25 anos Em 2004, cerca de 19,5% da população tinha mais de 65 anos.

16 População

17 População As mudanças na demografia trouxeram uma série de questões sociais; provável declínio da força de trabalho. (PEA) aumento dos custos com a seguridade social. Prevê-se um declínio da população japonesa para 100 milhões até 2050 e 64 milhões em 2100. A imigração e o incentivo à natalidade são por vezes sugeridos como uma solução para proporcionar trabalhadores jovens que possam sustentar o envelhecimento da população.

18 População

19 Economia

20 Economia Agricultura Alto desenvolvimento tecnológico. Grande Produtividade. Pouca mão de obra. Apenas 7% do PEA. Mesmo a alta tecnologia, a produção de alimentos não supre o mercado interno. Importa alimentos. (DIT) Beterraba açucareira Hortaliças Legumes Frutas

21 Economia Todo esse processo faz com que os preços dos alimentos no Japão fiquem elevados, acima dos preços internacionais. O único produto agrícola que supre o mercado interno é o Arroz. Sistema de Jardinagem enorme produção de arroz em planícies inundáveis utilização intensiva de mão de obra.

22 Sistema de Jardinagem

23 Sistema de Jardinagem

24 Sistema de Jardinagem

25 Economia 3ª maior Produto Interno Bruto (PIB) do Mundo - 5,8 trilhões.
atrás apenas dos Estados Unidos e da China. As indústrias se concentram no litoral e a ilha de Honshu possui o maior parque industrial:  Tóquio, Nagoya, Osaka formam uma imensa Megalópole. Dependente de matérias-primas estrangeiras (mais de 90%). Pequenas reservas de cobre, zinco, chumbo, e carvão mineral e energia nuclear.

26 Economia O Japão possui uma das maiores frotas pesqueiras do mundo
Contribuindo com cerca de 15% da pesca mundial algumas entidades a acusarem o país de estar colocando em risco de extinção alguns peixes como o atum. O Japão também foi criticado por apoiar, quase comercialmente, a pesca baleeira.

27 Economia O sistema econômico japonês apresenta grande peculiaridade quanto a participação Estatal.  Agência de Planejamento Econômico Controle direto do primeiro-ministro Missão de dirigir dia a dia o curso da economia nacional Planejamento em longo prazo.

28 Tecnologia O Japão é uma das nações líderes nos campos da pesquisa científica: Maquinário Pesquisa biomédica Eletrônicos Automóveis Máquinas Engenharia sísmica Robótica industrial Óptica Química

29 Tecnologia

30 Tecnologia

31 Tecnologia

32 Tecnologia

33 FIM


Carregar ppt "Japão Prof. Marcos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google