A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Bolsistas de IC do NAPq da FACE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Bolsistas de IC do NAPq da FACE"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Bolsistas de IC do NAPq da FACE
Universidade Federal de Minas Gerais Núcleo de Assessoramento à Pesquisa Faculdade de Ciências Econômicas Encontro de Bolsistas de IC do NAPq da FACE

2 Sumário Apresentação Sobre o NAPq Os bolsistas de IC da UFMG
A Semana de IC Como elaborar um resumo Inscrevendo no sistema Pôsteres Apresentações Organização

3 Apresentação Prof. Renata Simoes Guimaraes e Borges Sandra Isabel Reis
Coordenadora do NAPq da FACE Departamento de Ciências Administrativas Sandra Isabel Reis Lígia Domingos Secretaria do NAPq da FACE Faculdade de Ciências Econômicas Apresentar- CV

4 Sobre o NAPq Os Núcleos de Assessoramento à Pesquisa são órgãos de assessoramento dos Diretores das Unidades Acadêmicas para assuntos de pesquisa e que fazem ligação entre estas Unidades e a Pró-Reitoria de Pesquisa. UFMG/PRPQ/NAPQs Mostrar todos os NAPQs na pagina da PRPQ

5 Sobre o NAPq Na prática: Regulamenta e controla os projetos de IC
Divulga os editais de pesquisa para a unidade Coordena o programa de IC Voluntária Organiza a semana de IC na FACE Aqui a Sandra fala.

6 Bolsistas de IC Fonte: Sistema de Fomento/PRPQ/UFMG
Mostrar de onde tiro as informacoes: no sistema Fonte: Sistema de Fomento/PRPQ/UFMG

7 XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
NAPQ da FACE XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

8 Semana de IC Quem deve participar?
Obrigatório para os alunos dos editais 01/2013, 04/2013, 06/2013, 07/2013, 08/2013, 09/2013, 10/2013, 15/2013, 12/2012, Jovens Talentos e IVC de 01/08/2013 a 31/03/2014. Facultativo para os demais bolsistas. Mostrar onde estao os editais na pagina da PRPQ Mostrar as estatisticas do edital 03/2013 e conscientizar os bolsistas.

9 Semana de IC Para que participar?
Mostrar a qualidade da pesquisa realizada Mostrar o engajamento do aluno no projeto Estimular o envolvimento do estudantes do curso de graduação na atividade de pesquisa

10 Como elaborar um resumo
O que diz o ‘edital’? Quais são as regras? Dados do trabalho: Título ( até 200 caracteres com espaço) Introdução e Objetivos (até 1000) Metodologia (até 500) Resultados parciais ou finais (até 1000) Palavras chave (até 200) Mostrar onde estao as instrucoes: o ‘edital’

11 Como elaborar um resumo
Quais são as regras? Serão avaliados (0 – 10 pts cada item): Potencial da relevância do projeto para a área Adequação metodológica Desenvolvimento do tema Coerência entra objetivos e resultados

12 Como elaborar um resumo
Organização para a inscrição: Título Resumo Introdução (relevância da pesquisa) Objetivos Metodologia Resultados Palavras-chave (máximo 200 caracteres c/ espaço) Apoio

13 Exemplo Introdução – A transmissão do conhecimento tácito é fundamental para as organizações garantirem que as experiências individuais serão repassadas para as equipes ou departamentos ao longo do tempo, ao invés de ficarem centradas em um funcionário. Dividir o conhecimento tácito é especialmente importante entre os profissionais de tecnologia da informação porque, além do conhecimento técnico, eles lidam consideravelmente com uma combinação de cognição e experiência prévia para resolver problemas cotidianos e implementar novos sistemas. Objetivo – Portanto, o objetivo desta pesquisa é examinar como fatores organizacionais, individuais e ambientais influenciam o compartilhamento de conhecimento tácito entre os profissionais de TI. Metodologia – Para testar as hipóteses de pesquisa, foi realizado um survey cuja amostra obtida foi de 143 respondentes. Um questionário padronizado foi desenvolvido utilizando instrumentos conhecidos e validados. Utilizou-se o método PLS (partial least squares) para analisar os dados e acessar os modelos estrutural e confirmatório. Resultados – Os resultados indicam que trabalhadores responsáveis e introvertidos tendem a compartilhar seu conhecimento tácito quando sentem que estão em um ambiente colaborativo que valoriza o trabalho em equipe. No entanto, o fator mais importante para o profissional de TI é o ambiente social e a qualidade das interações interpessoais. Este estudo oferece informações sobre como as empresas podem incentivar os profissionais de TI a compartilhar o conhecimento tácito. Esta pesquisa oferece ainda um suporte para a suposição de que os profissionais de TI devem ser geridos de acordo com regras específicas devido ao valor que a tecnologia da informação tem na estratégia das organizações.

14 Exemplo Transmissão do conhecimento tácito entre os profissionais de IT: o papel da cultura organizacional, personalidade e ambiente social A transmissão do conhecimento tácito é fundamental para as organizações garantirem que as experiências individuais serão repassadas para as equipes ou departamentos ao longo do tempo, ao invés de ficarem centradas em um funcionário. Dividir o conhecimento tácito é especialmente importante entre os profissionais de tecnologia da informação porque, além do conhecimento técnico, eles lidam consideravelmente com uma combinação de cognição e experiência prévia para resolver problemas cotidianos e implementar novos sistemas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é examinar como fatores organizacionais, individuais e ambientais influenciam o compartilhamento de conhecimento tácito entre os profissionais de TI. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi realizado um survey cuja amostra obtida foi de143 respondentes. Um questionário padronizado foi desenvolvido utilizando instrumentos conhecidos e validados. Utilizou-se o método PLS (partial least squares) para analisar os dados e acessar os modelos estrutural e confirmatório. Os resultados indicam que trabalhadores responsáveis e introvertidos tendem a compartilhar seu conhecimento tácito quando sentem que estão em um ambiente colaborativo que valoriza o trabalho em equipe. No entanto, o fator mais importante para o profissional de TI é o ambiente social e a qualidade das interações interpessoais. Este estudo oferece informações sobre como as empresas podem incentivar os profissionais de TI a compartilhar o conhecimento tácito. Esta pesquisa oferece ainda um suporte para a suposição de que os profissionais de TI devem ser geridos de acordo com regras específicas devido ao valor que a tecnologia da informação tem na estratégia das organizações. Palavras-chave: Conhecimento tácito; Administração de RH; Cultura organizacional. Apoio: CAPES/Fulbright e Pontikes Research Center

15 Exemplo Transmissão do conhecimento tácito entre os profissionais de IT: o papel da cultura organizacional, personalidade e ambiente social A transmissão do conhecimento tácito é fundamental para as organizações garantirem que as experiências individuais serão repassadas para as equipes ou departamentos ao longo do tempo, ao invés de ficarem centradas em um funcionário. Dividir o conhecimento tácito é especialmente importante entre os profissionais de tecnologia da informação porque, além do conhecimento técnico, eles lidam consideravelmente com uma combinação de cognição e experiência prévia para resolver problemas cotidianos e implementar novos sistemas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é examinar como fatores organizacionais, individuais e ambientais influenciam o compartilhamento de conhecimento tácito entre os profissionais de TI. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi realizado um survey cuja amostra obtida foi de143 respondentes. Um questionário padronizado foi desenvolvido utilizando instrumentos conhecidos e validados. Utilizou-se o método PLS (partial least squares) para analisar os dados e acessar os modelos estrutural e confirmatório. Os resultados indicam que trabalhadores responsáveis e introvertidos tendem a compartilhar seu conhecimento tácito quando sentem que estão em um ambiente colaborativo que valoriza o trabalho em equipe. No entanto, o fator mais importante para o profissional de TI é o ambiente social e a qualidade das interações interpessoais. Este estudo oferece informações sobre como as empresas podem incentivar os profissionais de TI a compartilhar o conhecimento tácito. Esta pesquisa oferece ainda um suporte para a suposição de que os profissionais de TI devem ser geridos de acordo com regras específicas devido ao valor que a tecnologia da informação tem na estratégia das organizações. Palavras-chave: Conhecimento tácito; Administração de RH; Cultura organizacional. Apoio: CAPES/Fulbright e Pontikes Research Center

16 Como elaborar um resumo
Importante: Utilize linguagem simples, direta e técnica. Nunca use a primeira pessoa. Evite o uso de frases negativas, equações, tabelas ou quadros no resumo. O resumo tem somente um parágrafo. Evite: gerúndios, voz passiva, ‘achismos’, soberba. O capricho é fundamental. 5. Soberba: quando de fala de conhecimento deve-se ser humilde. A ciencia é construida com base na refrutação, ou seja, critica para crescer. Sempre havrao outros que sabem mais do que nós. 6. O capricho mostra o quanto o trabalho é importante para vc. A contribuicao vira na mesma proporcao. Explicar como os resumos serao avaliados: na semana do dia 01/10 – 4 bancas serao formadas para ler e discutir cada resumo.

17 Inscrevendo no sistema
Na página da PRPQ tem um doc passo a passo Acessar Mostrar onde está o doc na pagina da prpq – clicar no logo Fazer o passo a passo no sistema online.

18 Pôsteres Quais são as regras?
Aos alunos compete a elaboração de pôsteres que deverão obedecer ao tamanho de 90cm de altura e 60cm de largura (retrato), contendo: Logomarca da UFMG Título Nomes dos envolvidos (autores) A descrição Os resultados obtidos Referências bibliográficas Quando aplicáveis, o logotipo da agência de fomento mantenedora da bolsa de IC. RULES Divulgar o preco na grafica da praca de servicos (R$32,40) Vcs pode juntar para negociar um desconto. Normalmente, os orientadores ajudam. 6. Quando aplicaveis – somente do caso de IC voluntaria que nao.

19

20 Pôsteres Evite: Frases longas e desconexas
Uso de gírias ou linguagem coloquial Abreviações sem esclarecimento Plágio, especialmente livros Erros ortográficos Frases de efeito, sem sentido ou dúbias

21 Apresentações O que será avaliado? (10 pts cada item) Clareza
Desenvoltura Objetividade Qualidade dos recursos Você terá exatamente 10 min para apresentar.

22 Apresentações Dicas: Cuide da aparência
Pratique no espelho (observe o tempo) Pratique com colegas Preste atenção na linguagem, seja profissional Utilize o tempo todo disponível (não ultrapasse)

23 Importante Os melhores trabalhos da unidade (8% - oito por cento do número de inscritos) deverão expor seus pôsteres no saguão da Reitoria para avaliação do Comitês Externo. A afixação dos pôsteres deverá acontecer na tarde do dia 16/10, de 15 às 16 horas. Serão escolhidos os melhores de cada área. O nosso encerramento acontecera apos a apresentacao dos PETs na quarta onde divulgaremos os trabalhos selecionados para exporem na Reitoria.

24 Importante Todos os selecionados deverão estar presentes no dia 1/10 para apresentarem os trabalhos. Na Cerimônia de Encerramento da XXIII Semana de Iniciação Científica os trabalhos que receberem destaque serão homenageados. Os certificados de participação serão emitidos online.

25 NAPQ O que fizemos ano passado: Levantamento de recursos financeiros
Valorização dos bolsistas de IC Promoção palestras para os alunos da FACE Incentivo a participação de professores no evento Investimento em material de divulgação Divulgação as atividades para toda a FACE 2. Conseguindo recursos para camisetas. 3. No dia 22/10 – no periodo noturno para todos os alunos 4. Todos achavam ruim: lanche para as bancas 5. Impressao de banners, flyers e folders que serao distribuidos 6. Mandando para todos os professores do cronograma do evento

26 XXII Semana de IC da FACE
Patrocinadores

27 XXII Semana de IC da FACE
Apresentação dos trabalhos Exposição dos banners

28 XXII Semana de IC da FACE
Professores avaliadores: Ana Flávia Machado Eduardo Mendes Nascimento Gilvan Ramalho Guedes Luiz Alex Saraiva Gilberto de Assis Libanio Kely César Martins de Paiva Maria Carolina Tomas Octávio Valente Campos Ana Paula de Andrade Verona Gustavo Britto Rocha Marcelo Bronzo Renata Turola Takamatsu Alexandre Mendes Cunha Deise Luiza Ferraz José Roberto de Souza Francisco Kenya Valeria M S Noronha Marcos Camargos Wagner Lamounier Marlusa Gosling Valeria G Fully Bruno Rocha Paulolinto Pereira Alisson Barbieri Marcelo Godoy

29 XXII Semana de IC da FACE
Novidades em 2013: Camisetas para todos os bolsistas inscritos Redução do horário das bancas Lanche para as bancas e bolsistas Encontro em agosto

30 XXII Semana de IC da FACE
Novidades em 2013: Investimento no material de divulgação 10 Cartazes 4 Banners 500 panfletos Lista de presença em todos os eventos

31 XXII Semana de IC da FACE
Novidades em 2013: Comunicação via e carta sensibilizando os professores Canetas de brindes

32 XXII Semana de IC da FACE
Novidades em 2013: Palestras

33 XXII Semana de IC da FACE
Palestras

34 XXII Semana de IC da FACE
Novidades em 2013: Encontro com os PETs

35 XXII Semana de IC da FACE
Novidades em 2013: Banca específica para avaliação dos resumos Página do NAPq do site da FACE

36 Números da XXII Semana de IC
58 trabalhos inscritos 53 trabalhos apresentados 48 banners expostos 49 alunos buscaram a camiseta

37 Números da XXII Semana de IC
Presença nas apresentações de trabalho

38 Números da XXII Semana de IC
Presença nas palestra “Sustentabilidade e desafios para o futuro”

39 Números da XXII Semana de IC
Presença nas palestra “Belo Horizonte na Copa do Mundo de 2014”

40 Números da XXII Semana de IC
Presença nas palestra “Belo Horizonte na Copa do Mundo de 2014”

41 A XXIIII Semana de IC Sugestões


Carregar ppt "Encontro de Bolsistas de IC do NAPq da FACE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google