A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D"— Transcrição da apresentação:

1 JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D
RIO DE SANTA JUSTA JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D

2 INDICE

3 INTRODUÇÃO Localizadas a poucos quilómetros da cidade do Porto e repartidas entre os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, as chamadas serras de Valongo ocultam nas covas mais profundas e nas cristas mais desérticas plantas e animais raros e magníficos.

4 SERRA DE SANTA JUSTA - RIQUEZA
Constituídas por uma série de elevações orientadas na direção NW-SE e formadas essencialmente por cristas de rochas quartzíticas que correspondem a uma dobra anticlinal, tombada para ocidente – Santa Justa (367 m), Pias (385 m) e Castiçal (324 m) – dão corpo a um maciço montanhoso de grande valor natural e paisagístico. 

5 SERRA DE SANTA JUSTA - RIQUEZA
Este é caracterizado pela presença do rio Ferreira (o maior curso de água da região incluído na Bacia Hidrográfica do rio Sousa, que na área das “serras de Valongo” corre num vale encaixado onde se evidenciam algumas gargantas apertadas, como no Alto do Castelo e nas Fragas do Diabo) e por um complexo sistema de fojos (galerias subterrâneas que descem a dezenas de metros de profundidade

6 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA
A vegetação natural da Serra de Santa Justa encontra-se atualmente bastante degradada, estando em muitos casos substituída por plantações silvícolas monoculturais. No entanto, é ainda possível observar, na base da encosta que “verte” ao Rio Ferreira em Couce, e no próprio vale, formações naturais de índole florestal e pré-florestal relativamente bem estruturadas.

7 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA

8 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA
Nome: Rios Sousa e Ferreira Área: Serra de Santa Justa Freguesias: Rio Sousa: Paredes (Castelões de Cepêda, Cête, Parada de Todeia, Recarei e Aguiar de Sousa), Gondomar (Covelo e Foz do Sousa); Rio Ferreira: Paredes (Lordelo e Rebordosa), Valongo (Sobrado, Campo e Valongo), Gondomar (Jovim, São Pedro da Cova e Foz do Sousa) Concelhos: Paredes, Valongo e Gondomar

9 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA
No seu trajeto, o rio Sousa atravessa os concelhos de Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paredes e Gondomar. Desde a nascente até à foz, estende-se ao longo de 64,7 km, medida a partir de cartas militares. O Rio Sousa tem como afluentes principais na margem esquerda o rio Cavalum e na margem direita os rios Mesio e Ferreira, este último de maior significância e que nele desagua em Foz do Sousa (Gondomar).

10 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA
Os afluentes secundários do rio Sousa incluem, na margem esquerda e desde a nascente, a Ribeira da Ribeira, a Ribeira de Caíde, a Ribeira de Outeiro e a Ribeira de Santa Comba e na margem direita, a Ribeira da Longra, a Ribeira de Barrosas, a Ribeira de Pontarrinhas, a Ribeira de Centiais, a Ribeira de Bustelo e a Ribeira de Fontão.

11 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA
O rio Sousa caracteriza-se por possuir um vale bastante aberto na zona a montante da sua bacia hidrográfica que abrange grande parte do concelho de Felgueiras, desde as imediações da cidade. Continua pouco cavado tanto no concelho de Lousada como na parte Norte do concelho de Penafiel e na região da cidade de Paredes. Para jusante, depois de receber o rio Cavalum na margem esquerda, atravessa a zona Sul do concelho de Paredes em vale encaixado. A confluência com o Douro, em Foz do Sousa, localiza-se já no concelho de Gondomar.

12 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA
O rio Ferreira é o afluente principal do rio Sousa, nasce em Raimonda (Paços de Ferreira) e desagua no lugar da Ribeira de Cima, na freguesia de Foz do Sousa, no concelho de Gondomar. No seu trajeto, atravessa os concelhos de Paços de Ferreira, Paredes, (Lordelo e Rebordosa), Valongo (Sobrado, Campo e Valongo) e Gondomar (freguesias de Jovim, S. Pedro da Cova e Foz do Sousa).

13 SERRA DE SANTA JUSTA – RIOS SOUSA E FERREIRA
Pode-se constatar um predomínio de, fundamentalmente, dois sectores de atividade, a indústria de mobiliário e outras indústrias transformadoras, e a indústria de vestuário: preparação, tingimento, fabricação de artigos em pele e pelo nas bacias dos rios Sousa e Ferreira. São também estes dois sectores de atividade que representam a maior dimensão da atividade industrial em função do número de trabalhadores, com 76% do número total de trabalhadores


Carregar ppt "JULIANA FERRAZ Nº 12; PEDRO CORREIA Nº 16 JOSÉ CARLOS ADÃO, Nº 20 8º D"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google