A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MONTEIRO LOBATO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MONTEIRO LOBATO"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MONTEIRO LOBATO
VÍRUS, UM GRUPO SEM REINO Profª Adriana Porto

2 CARACTERÍSTICAS São visíveis apenas ao microscópio eletrônico;
Formados por uma cápsula protéica, em cujo interior pode ter DNA ou RNA; Sem organização celular, reproduzem-se dentro de uma célula.

3 VÍRUS DA GRIPE BACTERIÓFAGO

4 REPRODUÇÃO O vírus entra em contato com a célula hospedeira;
Acopla-se a ela e perfura sua membrana celular; O ácido nucléico do vírus é injetado na célula hospedeira; Então, o material genético injetado, passa a interferir no metabolismo da célula, que produz ácidos nucléicos virais.;

5 REPRODUÇÃO DO BACTERIÓFAGO

6 BACTERIÓFAGOS Apresentam dois tipos de ciclos:
LISOGÊNICO – o DNA viral incorpora-se ao DNA bacteriano e não interfere no metabolismo da bactéria. LÍTICO: o DNA viral passa a comandar o metabolismo da bactéria e a formar várias copias de si mesmo. Assim, nesse ciclo, formam-se vários vírus que são liberados após a lise da célula e que podem infectar outras células.

7 CICLO DO BACTERIÓFAGO

8 VÍRUS DE PLANTAS Os principais efeitos são: manchas nas folhas, flores e frutos e o declínio na taxa de crescimento. A transmissão ocorre por vetores, pólen, sementes e difusão mecânica.

9 PRINCIPAIS VIROSES Aids: enfermidade caracterizada por uma intensa debilitação do sistema imunológico e consequente conjunto de infecções provocadas por micro-organismos oportunistas. O HIV, possui RNA e uma enzima, a transcriptase reversa; O RNA do HIV dentro de uma célula hospedeira, sintetiza DNA a partir de RNA viral

10 PRINCIPAIS VIROSES Aids: o HIV, invade e destrói os linfócitos T, essenciais para o funcionamento dos linfócitos B (produtores de anticorpos. Desse modo, a destruição dos linfócitos T debilita o sistema de defesa do corpo.

11 AIDs Reproduação Vírus

12 TRANSMISSÃO E SINTOMAS
Os indivíduos com esse vírus pode manifestar ínguas, diarreia, acentuado emagrecimento, febre e suores noturnos. Ela é mais evidente quando surge o sarcoma de Kaposi, tumor canceroso, circundado por manchas marron-amareladas. Inicilmente se desenvolvem na pele do tronco, depois atinge a boca, o esôfago, o nariz a perna e os órgãos internos.

13 TRANSMISSÃO E SINTOMAS
A transmissão pode se dar: relações sexuais com parceiro contaminado pelo HIV; transfusão com sangue contaminado, placenta e amamentação de mães contaminadas.

14 GRIPE É uma doença causada por variedades do Influenzavirus, transmintida de pessoa a pessoa através do contato pessoal.

15 HERPES O herpes simples oral é causado pelo vírus HHV-1 e o genital pelo vírus HHV-2.

16 RUBÉOLA É causada pelo vírus Rubivirus e é caracterizada por inúmeras manchas pequenas e avermelhadas na pele.

17 DENGUE Causada por vírus, transmitidos ao ser humano pela picada da fêmea do Aedes aegypti.

18


Carregar ppt "ESCOLA MONTEIRO LOBATO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google