A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética: início do século XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética: início do século XX."— Transcrição da apresentação:

1 Genética: início do século XX.
Gregos: Líquido seminal, pequenas partículas. Preformistas: Homúnculo ( Ser humano em miniatura). Wolff e Baer: Propuseram a teoria da epigênese: Combinação dos componentes masculinos e femininos. Lamarck : Teoria da herança dos caracteres adquiridos – Os seres adquiriam as variações que ocorriam no ambiente, tentando se modificar para se adaptar a ele. A partir desses estudos que Charles Darwin propôs a teoria da pangênese: Cada órgão produziam uma cópia de si mesmo, e depois eram levados pela circulação até o ovário e o testículo. No século XIX Gregor Mendel, um monge grego, analisou a distribuição de caracteres hereditários em descendências de ervilhas, que ele conseguiu em sua horta. Surgiu a teoria da transmissão dos caracteres biológicos.

2 Fatores genéticos: Que determinam as características dos indivíduos, esses fatores hoje chamados de genes. Mendel contribuiu para formação dos pressupostos básicos para genética. Na década 1950 se descobriu que o gene é composto de DNA. James D. Watson e Francis H. Crick, propuseram em modelo para essa molécula que é aceito até hoje.

3 Genética É a ciência que estuda a transmissão dos caracteres hereditários. Hereditários: É o conjunto de processos biológicos que garante a cada ser vivo receber e transmitir informações. A informação genética é transmitida através de genes (porções de informações contidos no DNA dos indivíduos.

4 Cada trecho do DNA responsável por uma característica é um gene.
Genoma: Conjunto de genes da pessoa.

5 Cariograma O cariótipo: Representa o conjunto diploide (2n) de cromossomos das células somáticas de um organismo.

6 Cada célula que forma o corpo humano possui 46 cromossomos, onde estão os genes.
23 cromossomos do espermatozoide e 23 cromossomos óvulo formando 23 pares. Células somáticas são diploides 2n. Células de reprodução, os gametas são haploides 1n, contém apenas 23 cromossomos. Para cada característica existe um par de genes. Um par de genes pode ter características iguais – Homozigóticas ou diferentes heterozigóticas. Para representar determinado gene utiliza-se uma letra. Gene A Gene a Gene Aa

7 Gene dominante: O gene que impede a manifestação de seu par é denominado dominante e é representado pela letra maiúscula (A). Gene recessivo: Vem representado por letra minúscula. Se uma pessoa recebe o gene para a cor dos olhos castanho representado pela letra (A), e o outro gene para cor azul representado pela letra (a) ela terá olhos castanhos (dominante).

8 Homem ou mulher Na fecundação, quando o espermatozoide se funde com o óvulo, define-se o sexo do feto. 46 cromossomos 44 cromossomos somático e 2 são chamados cromossomos sexuais . Os homens possuem cromossomos XY e as mulheres, XX.

9 Mutações Alterações no material genético. Radiações
Engenharia genética e a biotecnologia Substâncias químicas Erros na duplicação do DNA


Carregar ppt "Genética: início do século XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google