A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade e Inovação – Aula I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade e Inovação – Aula I"— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade e Inovação – Aula I
Eletrônica Geral Criatividade e Inovação – Aula I

2 A eletrônica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados. Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica. (

3 O que é Eletrônica Analógica?
Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. ( È a parte da eletrônica que trabalha (Amplifica, Reproduz, Filtra etc...) sinais ou informações tal como se apresentam (procura manter sua fidelidade). O que é Eletrônica Digital? Todo sistema de transmissão ou processamento de informações, cujo o mesmo é codificado ou assume valores discretos por meio de circuitos eletrônicos específicos ou programáveis.

4 A Eletrônica Industrial trabalha com microprocessadores até os conversores estáticos de potência. Utiliza-se tanto da Eletrônica Analógica quanto da Eletrônica digital. Instrumentação é definida como “a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos”. Utiliza-se da Eletrônica Analógica e Digital. A telecomunicações propicia o planejamento, implantação, manutenção e gerenciamento de projetos de diferentes sistemas de telecomunicações, como telefonia, transmissão, comunicação de dados, serviços celulares, TV a cabo, TV digital, serviços telemáticos e outros pode também analisar projetos de telecomunicações, fornecer suporte técnico e operar sistemas que envolvam fibras ópticas, antenas e satélites. Utiliza-e da Eletrônica Analógica e Digital.

5 Eletrônica Embarcada é a eletrônica desenvolvida para uma aplicação móvel, como automóveis, aviões. Boa parte dos automóveis já sai de fábrica com injeção eletrônica, painéis digitais, freio ABS, controle de aceleração, computador de bordo, alarmes, e muitos outros aparatos. Também a vemos nos, nos navios, nos trens mais modernos, nos satélites, nos submarinos e etc.. Utiliza-se da Eletrônica Analógica e Digital. Mecatrônica é a eletrônica conciliada com a mecânica e tem como finalidade projetar e instalar máquinas convencionais ou automáticas. Utiliza-se da Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital e Mecânica.

6

7


Carregar ppt "Criatividade e Inovação – Aula I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google