A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas sistema reprodutor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas sistema reprodutor"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas sistema reprodutor
Instituto Federal da Bahia (IFBA) Campus Camaçari Biologia Geral Aulas sistema reprodutor Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

2 O corpo da mulher e métodos contraceptivos
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães

3 O corpo da Mulher Mutilação feminina ainda existe???

4 Ciclos: ovarianos e uterino (menstrual)
Amadurecimento do ovócito e ovulação Modificações no útero GnRH: estimulador da hipófise; FSH: estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos; LH: estimula a ovulação e formação do corpo lúteo (estrutura glandular). Estradiol: estimula o espessamento do endométrio, inibe produção de FSH e LH; Progesterona: Mantem o endométrio.

5

6

7

8

9 O aumento de progesterona estimula a formação da parede do endométrio
perto da metade do ciclo (14°dia), há nítido aumento da produção de LH, ocorre assim a ovulação! Hipófise Ovários hormônios Estrogênio ovulação O aumento de progesterona estimula a formação da parede do endométrio Parede do útero Endométrio no útero dias Ciclo Menstrual são 28 dias

10 O que é a menstruação? Eliminação do revestimento interno do útero (endométrio) num ciclo em que não houve fecundação. Há um sangramento pela vagina, que se repete regularmente a cada 4 semanas (). O sangramento varia de mulher para mulher e, em geral, dura de 3 a 5 dias. Vamos ver novamente o gráfico!

11 Endométrio começa a se descamar Ciclo Menstrual são 28 dias
Como não houve fecundação do óvulo os níveis de progesterona, principalmente, caem drasticamente. Hipófise Ovários hormônios Estrogênio ovulação menstruação Parede do útero Endométrio começa a se descamar dias Ciclo Menstrual são 28 dias

12 Cólicas menstruais !? A cólica menstrual, é um problema ginecológico que afeta cerca de 50% das mulheres na idade fértil. Relaciona-se com a liberação de uma substância - prostaglandina - que é liberada na camada interna do útero durante o sangramento menstrual. Essa substância faz com que o útero se contraia, provocando a contração dos vasos e ocasionando a dor.

13

14 Tensão pré-menstrual (TPM)
TPM é o nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação; Sintomas: irritabilidade, depressão, dor nas mamas, agressividade, dor de cabeça, choro fácil e comportamentos impulsivos. SEROTONINA Interferência dos hormônio femininos

15 E como prevenir a ação dos hormônios, liberação do óvulo, fecundação
E como prevenir a ação dos hormônios, liberação do óvulo, fecundação Enfim a gravidez indesejada?????

16 Histórico: métodos contraceptivos
É muito antiga; Hipócrates ( a.C.)  semente da cenoura selvagem; Aristóteles (421 a.C)  Mentha Pulegium. "famílias gregas estavam limitando-se a ter apenas um ou dois filhos.“ Políbio (II a.C) Utilizava-se as mais variadas substância como método contraceptivos (espermicidas ou tampões); Assim que foi estabelecida a relação do sêmen com a gravidez. O método anticoncepcional masculino mais conhecido era o coito interrompido. Preservativos: Iniciou na Roma antiga  bexigas de animais; Nos anos 1500  fabricados com linho; No século XVIII  pedaços das vísceras de animais.

17 Histórico: métodos contraceptivos
Preservativo de pele animal Preservativo de linho

18 Histórico: métodos contraceptivos
Os antigos egípcios criaram uma pasta feita com estrume de crocodilo e mel. Em seguida, derreteu-o na vagina. Pesquisas afirmam que o estrume realmente ajudava a evitar gravidez porque criava um ótimo ambiente alcalino, impróprio para a sobrevivência dos espermatozoides.

19 Por fim, as camisinhas de latéx (final de 1800);
Goodyear (início de 1800): descobriu o processo de vulcanização da borracha; Por fim, as camisinhas de latéx (final de 1800); 1960 Médicos americanos: Gregory Pincus e Carl Djarssi (1950)

20 Métodos contraceptivos atuais
Há vários tipos: Comportamentais; Barreira; Hormonais; Intrauterinos; Cirúrgicos. 1- Comportamentais: a) Tabelinha: O que? Evitar relação sexual no período fértil; Funcionamento?  Consiste em um cálculo estimado de quando será o período fértil da mulher. Problema? Os ciclos menstruais não são regulares; Eficácia? Baixa, 20% de falha.

21 Métodos contraceptivos atuais
b) Muco cervical: O que? Evitar relação sexual no período fértil; Funcionamento? Depois da menstruação, o muco cervical é inexistente ou escasso, por  dez dias. No dia que aparece, a mulher deve abster-se de relações. Problema? Os ciclos menstruais não são regulares; Eficácia? Baixa, 20% de falha. 2- Barreira: não deixam os chegarem ao útero. a) Coito interrompido: O que? Ejaculação fora da vagina da mulher; Funcionamento? Retirada; Problema? Deve-se ter precisão, pode “escapar”; Eficácia? Baixa, 20% de falha.

22

23 Métodos contraceptivos atuais
b) Camisinha ou preservativo: O que? Evita que os espermatozoides cheguem ao útero por barragem; Funcionamento? Barreira de látex que reserva o sêmen; Problema? Utilização correta, alergia; Eficácia? Eficaz. PREVINE DOENÇAS

24 Métodos contraceptivos atuais
c) Diafragma: O que? Pequeno dispositivo de borracha flexível que evita que os espermatozoides cheguem ao útero por barragem; Funcionamento? Colocado no colo uterino, retirado de 6 a 8h após, reutilizado; Problema? Tamanho correto, uso combinado com espermicida; Eficácia? Relativo, se 100 mulheres usarem durante 1 ano, 6 irão engravidar.

25 Métodos contraceptivos atuais
3- Hormonais: ESQUECEU 1 PÍLULA??? a) Pílula anticoncepcional: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos via oral– há muitos tipos; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Tomadas por 21/28 dias; Problema? Esquecimento, náuseas, engordar...; Eficácia? Alta de 99,1 a 99,7%.

26 Métodos contraceptivos atuais
b) Injeção anticoncepcional: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos injetável – há muitos tipos; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Mensais ou trimensais; Problema? A fertilidade pode demorar a voltar, “medo de injeção”, engordar; Eficácia? Alta de 99,1 a 99,7%. Indicação: Mulheres esquecidas ou com problemas gastrointestinais.

27 Métodos contraceptivos atuais
c) Adesivo anticoncepcional: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos no adesivo – há muitos tipos; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Troca de 7 em 7 dias, por 21 dias. Hormônios liberados aos poucos; Problema? Não pode ser utilizados por mulheres obesas, cola do adesivo e alto preço; Eficácia? Alta de 99,1 a 99,7%. Indicação: Mulheres esquecidas ou com problemas hepáticos.

28 Métodos contraceptivos atuais
c) Anticoncepcional vaginal: O que? Associação de estrógeno/progesterona ou somente progesterona sintéticos colocados na vagina comprimido; Funcionamento? Inibem parcialmente a hipófise (sem LH e FSH), não ocorrendo ovulação. Colocados direto na vagina. Grande absorção; Problema? Incômodo, esperar deitada por 30 min, e até 1h para ter relação; Eficácia? Alta de 95 a 97%. Indicação: Mulheres com problemas gástricos.

29 NÃO É MÉTODO CONTRACEPTIVO
Métodos contraceptivos atuais c) Pílula do dia seguinte ou anticoncepcional de emergência: O que? A camisinha estourou? Você se esqueceu da pílula? Não utilizou outro método contraceptivo? O jeito é recorrer à pílula do dia seguinte; Funcionamento? Ela dificulta a mobilidade do óvulo e dos espermatozoides nas trompas e deixa a parede que reveste o útero mais hostil à fixação dos mesmos; Problema? Deve ser usada até 72 horas depois da relação, alta dosagem de hormônios, pode trazer problemas se uso prolongado; Eficácia? Relativo. Até 1° (5%), 2° (15%) e 3° (42%). NÃO É MÉTODO CONTRACEPTIVO

30 Métodos contraceptivos atuais
4- Intrauterinos: a) Dispositivo Intrauterino (DIU): O que? De cobre (inibe espermatozóides) e o medicado – dispositivo possui em suas hastes uma dose de progesterona; Funcionamento? Alta durabilidade (de 5 a 10 anos) ; Problema? “Cirurgia”, alto preço, risco de infecção, aumento na intensidade das cólicas e do volume menstrual, não para todas mulheres; Eficácia? Muito eficaz.

31 Métodos contraceptivos atuais
5- Cirúrgicos: a) Vasectomia: O que? Procedimento cirúrgico no homem; Funcionamento? Ligadura nos canais deferentes, ejaculação sem espermatozoides; Problema? “Cirurgia”, alto preço, “irreversível”; Eficácia? Muito eficaz.

32 Métodos contraceptivos atuais
5- Cirúrgicos: b) Laqueadura tubária: O que? Procedimento cirúrgico na mulher; Funcionamento? Bloqueia as tubas uterinas pela cauterização, secção, anéias ou clips. O caminho fica interrompido; Problema? “Cirurgia”, alto preço, “irreversível”; Eficácia? Muito eficaz.

33 Responda: Se uma mulher começa a tomar estradiol e progesterona imediatamente após o início de um novo ciclo menstrual. Que efeito sobre a ovulação ela deve esperar? Explique


Carregar ppt "Aulas sistema reprodutor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google