A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina de Biologia Professora Viviane

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina de Biologia Professora Viviane"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina de Biologia Professora Viviane
BIOQUÍMICA CELULAR Disciplina de Biologia Professora Viviane

2 Composição química da Célula
COMPOSTOS INORGÂNICOS: ÁGUA SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: LIPÍDIOS CARBOIDRATOS PROTEÍNAS ÁCIDOS NUCLÉICOS

3 Componentes inorgânicos: Água
Água = Biodiversidade

4 ÁGUA: A quantidade de água varia de acordo com: taxa metabólica;
Tipo de tecido; Idade; Espécie.

5 VARIAÇÕES NA TAXA DE ÁGUA NOS SERES VIVOS
1. IDADE: A taxa de água decresce com o aumento da idade. 2. ATIVIDADE: Quanto maior é a atividade metabólica de um organismo, maior é a percentagem de água que nele se encontra. 3. ESPÉCIE: Na espécie humana, a água representa 63% do peso do corpo. Em medusas (água-viva), a água se relaciona com 98% do seu peso. TIPO DE ÓRGÃO PERCENTUAL DE ÁGUA ENCÉFALO DE EMBRIÃO 91,0% TECIDO MUSCULAR 83,0% PULMÕES 70,0% RINS 60,8% OSSOS 13,0% DENTE ( DENTINA ) 14,0%

6 SAIS MINERAIS Sais minerais são elementos que tem sua origem no solo e não podem ser produzidos por organismos vivos.

7 SAIS MINERAIS

8 Sais Minerais Podem ser encontrados em duas formas:
Como componentes de estruturas esqueléticas; Dissolvidos em água: Regulação da quantidade de água na célula Equilíbrio elétrico da célula Equilíbrio ácido –base Auxiliares do funcionamento das enzimas

9 Substâncias Orgânicas
São formadas por cadeias carbônicas além de átomos de hidrogênio e de oxigênio. Podem desempenhar as seguintes funções: Estruturais Energéticas Controladoras ou informacionais

10 Metabolismo É o conjunto de processos químicos que ocorrem simultaneamente em uma célula, em um órgão ou em um indivíduo. METABOLISMO (síntese) ANABOLISMO CATABOLISMO (degradação)

11 Carboidratos

12 Oligossacarídeos Açúcares formados pela união de dois até dez monossacarídeos.

13 Monossacarídeos CN(H2O)N
Pentoses Ribose Desoxirribose Hexoses Glicose Frutose Galactose

14 Polissacarídeos Polissacarídeos são macromoléculas formadas pela união de vários monossacarídeos. Ao contrário da glicose, os polissacarídeos dela derivados não possuem sabor doce, nem são solúveis em água.

15 Polissacarídeos mais comuns
Unidades formadoras Fonte Papel biológico Amido Glicose Raízes (mandioca) e caule (batatinha) Reserva energética vegetal Glicogênio Músculo e fígado Reserva energética animal Celulose Células vegetais Formação da parede celular

16 Funções dos Lipídios Fonte e reserva de energia.
Importante isolante térmico (forma o tecido adiposo dos mamiferos) para os animais se protegerem contra o frio. São importantes para a síntese de outras substâncias, ou para o melhor funcionamento destas, como as vitaminas lipossolúveis (K,A,D,E), lipoproteínas, e alguns hormônios sexuais que dependem da existência de gordura para ter um funcionamento ideal.

17 Lipídios Lipídios ou lípidos engloba todas as substâncias gordurosas existentes no reino animal e vegetal (do grego “lipos” = gordura). Exemplos comuns são os óleos e as gorduras vegetais e animais, que tem grande importância na alimentação e na constituição das células vivas.

18 Tipos de Lipídios Ácidos graxos: formam as gorduras e os óleos .
Triglicerídeos: principal componente das gorduras animais. (carboidratos e proteínas que não foram queimados)

19 Tipos de Lipídios Fosfolipídios:Formação das membranas celulares.
Esteróides: São lipídios de cadeia complexa, onde o colesterol é substância fundamental na formação dos esteróides. Reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios.

20 Gordura saturada É a gordura produzida por animais, já as plantas produzem as gorduras insaturadas, que são, a princípio liquidas. É a principal gordura responsável por arterosclerose. Eleva o nível de produção de LDL e diminui a de HDL, gerando assim, placas de ateroma, aumentando as chances de acontecer ataque cardíaco e derrame cerebral. Elas são encontradas em carnes.


Carregar ppt "Disciplina de Biologia Professora Viviane"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google