A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DO TRABALHADOR HIPERTENSÃO ARTERIAL ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR  A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DO TRABALHADOR HIPERTENSÃO ARTERIAL ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR  A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão."— Transcrição da apresentação:

1

2 SAÚDE DO TRABALHADOR HIPERTENSÃO ARTERIAL ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR  A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial.  Doença crônico – degenerativa mais comum no Brasil e faz mais de 300 mil vítimas ao ano.

3 SAÚDE DO TRABALHADOR A hipertensão arterial tem como causa:  Hereditariedade;  Obesidade;  Sedentarismo;  Alcoolismo;  Fumo;  Estresse.

4 SAÚDE DO TRABALHADOR  O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.  Pressão arterial é a força com o qual o coração bombeia o sangue através dos vasos sangüíneos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.  Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou de sua viscosidade, da freqüência cardíaca e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea sofrem influencia pessoal e ambiental.

5 SAÚDE DO TRABALHADOR  A hipertensão ocorre quando os níveis da pressão arterial encontram-se acima dos valores de referencia para a população em geral.  Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os valores admitidos são: 120X80 mmHg 130X85 mmHg Valores pressóricos acima de 140X90 mmHg denotam HAS.

6 SAÚDE DO TRABALHADOR  Conforme a IV Diretrizes de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, compreende esta em estágios: –1 ESTÁGIO (LEVE): 140X90 mmHg e 155X99 mmHg; –2 ESTÁGIO (MODERADA): 160X100 mmHg e 179X109 mmHg; –3 ESTÁGIO (GRAVE): acima de 180X110 mmHg.

7 SAÚDE DO TRABALHADOR  Qualquer indivíduo pode apresentar pressão arterial acima de 140X90 mmHg sem que seja considerado hipertenso. Apenas a manutenção de níveis permanentemente elevados, em múltiplas medições, em diferentes posições (repouso, sentado, deitado) e horários caracteriza a hipertensão arterial.  Esta situação aumenta o risco de problemas cardiovasculares futuros, como IAM e AVE, por exemplo. A possibilidade destes problemas cresce de maneira contínua.

8 SAÚDE DO TRABALHADOR  Como conseqüência da pressão elevada, se não tratada, pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração e angina, insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar a cegueira.

9 SAÚDE DO TRABALHADOR  A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de “inimiga silenciosa”.  A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente os seus valores o que pode ser feito em ambulatório e hospitais.  Os principais sintomas atribuídos ao aumento da pressão arterial são: sensação de mal-estar; ansiedade e agitação; cefaléia severa; tontura; dor no peito, tosse e falta de ar.

10 SAÚDE DO TRABALHADOR RECOMENDAÇÕES!  Pratique atividade física pelo menos 3 dias por semana. Faça caminhadas, suba escadas em vez de usar o elevador, ande de bicicleta, nade, dance.  Não fume! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco para as doenças cardíacas.  Controle o estresse, tente administrar seus problemas de uma maneira mais tranqüila. A “arte de viver bem” é enfrentar os problemas do dia-a-dia com sabedoria e tranqüilidade.

11 SAÚDE DO TRABALHADOR  Prepare todos os alimentos sem ou com pouco sal.  Use temperos naturais à vontade: alho, cebola, coentro, manjericão, limão.  Tempere a salada preferencialmente com azeite de oliva.  Dar preferência a carnes como peixe, frango e carne de boi magra.  Trocar o pão salgado por pão doce ou bolacha doce. Consumir no máximo um pão por dia (d’água).

12 SAÚDE DO TRABALHADOR  Comer verduras, legumes e frutas diariamente e, sempre que possível crus.  Preferir, ao preparar alimentos, óleo de soja, milho ou de girassol.  Preparar alimentos grelhados, assados, refogados sempre usando um pouco de azeite, evitar fritar os alimentos.  Ao consumir derivados do leite, comer apenas o queijo sem sal, do tipo branco ou queijo fresco.  Eliminar o consumo de bebidas alcoólicas.  Beber no máximo três xícaras pequenas de café por dia.

13 SAÚDE DO TRABALHADOR EVITE!  Sal de cozinha e temperos industrializados.  Alimentos industrializados: ketchup, mostarda, shoyo, caldos.  Enchidos: salsinha, salame italiano.  Conservas: picles, azeitona, palmito, maionese.  Enlatados: milho, ervilha, salsicha, extrato de tomate.

14 SAÚDE DO TRABALHADOR  Peixes e carnes preparados industrialmente: bacalhau, carne seca, defumados.  Salgadinhos para aperitivo.  Refrigerantes.

15 SAÚDE DO TRABALHADOR SE UTILIZAR MEDICAMENTOS!  Fazer uso da medicação conforme a orientação do médico.  Não abandonar o tratamento.  Se tiver alguma dúvida, procurar o médico para esclarecimento  Consultar regularmente (Programa HIPERDIA).

16

17 SAÚDE DO TRABALHADOR  PÂNCREAS Responsável pela produção da Insulina.  Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção da Insulina.  O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio, que tem uma função bastante simples: aumentar a permeabilidade da membrana plasmática a glicose.

18 SAÚDE DO TRABALHADOR DIABETES  TIPO 1 Insulino dependente  TIPO 2 Pode ser ocasionada pelo estresse. 15 milhões de casos

19 SAÚDE DO TRABALHADOR  De forma simples podemos dizer que após metabolizada dentro da célula, a glicose é transformada em energia. Isso só é possível porque a insulina age aumentando a permeabilidade da membrana celular, permitindo que a célula receba glicose e a transforme em energia, para assim, realizar todas as suas funções.  As principais características desta doença são:  Hiperglicemia;  Glicosúria.

20 SAÚDE DO TRABALHADOR  Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis sanguíneas de glicose. JEJUM: 70 a 100 mg por 100 ml de sangue

21 SAÚDE DO TRABALHADOR  Por ter deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces, massas e bebidas alcoólicas.  É importante que o diabético controle a sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes.

22 SAÚDE DO TRABALHADOR  Uma vez absorvida a glicose, para ser utilizada, tem de entrar nas células e é a insulina que torna este processo possível ou mais fácil.  Se uma pessoa não tem insulina ou se sua ação está diminuída, o primeiro resultado é fácil de se imaginar: a glicose, não podendo entrar na célula e ser transformada, acumula-se no sangue (HIPERGLICEMIA).  Este excesso de glicose tem de ser eliminado e o caminho mais fácil é a urina (GLICOSÚRIA). Para sair na urina, necessita levar água consigo e isto faz com que a pessoa urine mais que o normal (POLIÚRIA).  Ao eliminar muita água pela urina, a pessoa se desidrata, tem sede e passa a beber água exageradamente (POLIDIPSIA).

23 SAÚDE DO TRABALHADOR  A doença só de manifesta pelo aparecimento de vários destes sinais e sintomas:  Poliúria;  Polidipsia,  Obesidade;  Emagrecimento;  Fome em excesso;  Fadiga;  Perda da visão;  Cicatrização difícil e infecções de pele.

24 SAÚDE DO TRABALHADOR CUIDADOS!  Usar medicação adequada.  Dieta equilibrada e balanceada.  Exercício físico.  Controle diário da glicemia.  Exames periódicos.


Carregar ppt "SAÚDE DO TRABALHADOR HIPERTENSÃO ARTERIAL ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR  A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google