A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR"— Transcrição da apresentação:

1

2 ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR
HIPERTENSÃO ARTERIA L ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial. Doença crônico – degenerativa mais comum no Brasil e faz mais de 300 mil vítimas ao ano.

3 SAÚDE DO TRABALHADOR A hipertensão arterial tem como causa:
Hereditariedade; Obesidade; Sedentarismo; Alcoolismo; Fumo; Estresse.

4 SAÚDE DO TRABALHADOR O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. Pressão arterial é a força com o qual o coração bombeia o sangue através dos vasos sangüíneos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou de sua viscosidade, da freqüência cardíaca e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea sofrem influencia pessoal e ambiental.

5 SAÚDE DO TRABALHADOR A hipertensão ocorre quando os níveis da pressão arterial encontram-se acima dos valores de referencia para a população em geral. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os valores admitidos são: 120X80 mmHg 130X85 mmHg Valores pressóricos acima de 140X90 mmHg denotam HAS.

6 SAÚDE DO TRABALHADOR Conforme a IV Diretrizes de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, compreende esta em estágios: 1 ESTÁGIO (LEVE): 140X90 mmHg e 155X99 mmHg; 2 ESTÁGIO (MODERADA): 160X100 mmHg e 179X109 mmHg; 3 ESTÁGIO (GRAVE): acima de 180X110 mmHg.

7 SAÚDE DO TRABALHADOR Qualquer indivíduo pode apresentar pressão arterial acima de 140X90 mmHg sem que seja considerado hipertenso. Apenas a manutenção de níveis permanentemente elevados, em múltiplas medições, em diferentes posições (repouso, sentado, deitado) e horários caracteriza a hipertensão arterial. Esta situação aumenta o risco de problemas cardiovasculares futuros, como IAM e AVE, por exemplo. A possibilidade destes problemas cresce de maneira contínua.

8 SAÚDE DO TRABALHADOR Como conseqüência da pressão elevada, se não tratada, pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração e angina, insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar a cegueira.

9 SAÚDE DO TRABALHADOR A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de “inimiga silenciosa”. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente os seus valores o que pode ser feito em ambulatório e hospitais. Os principais sintomas atribuídos ao aumento da pressão arterial são: sensação de mal-estar; ansiedade e agitação; cefaléia severa; tontura; dor no peito, tosse e falta de ar.

10 SAÚDE DO TRABALHADOR RECOMENDAÇÕES!
Pratique atividade física pelo menos 3 dias por semana. Faça caminhadas, suba escadas em vez de usar o elevador, ande de bicicleta, nade, dance. Não fume! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco para as doenças cardíacas. Controle o estresse, tente administrar seus problemas de uma maneira mais tranqüila. A “arte de viver bem” é enfrentar os problemas do dia-a-dia com sabedoria e tranqüilidade.

11 SAÚDE DO TRABALHADOR Prepare todos os alimentos sem ou com pouco sal.
Use temperos naturais à vontade: alho, cebola, coentro, manjericão, limão. Tempere a salada preferencialmente com azeite de oliva. Dar preferência a carnes como peixe, frango e carne de boi magra. Trocar o pão salgado por pão doce ou bolacha doce. Consumir no máximo um pão por dia (d’água).

12 SAÚDE DO TRABALHADOR Comer verduras, legumes e frutas diariamente e, sempre que possível crus. Preferir, ao preparar alimentos, óleo de soja, milho ou de girassol. Preparar alimentos grelhados, assados, refogados sempre usando um pouco de azeite, evitar fritar os alimentos. Ao consumir derivados do leite, comer apenas o queijo sem sal, do tipo branco ou queijo fresco. Eliminar o consumo de bebidas alcoólicas. Beber no máximo três xícaras pequenas de café por dia.

13 SAÚDE DO TRABALHADOR EVITE!
Sal de cozinha e temperos industrializados. Alimentos industrializados: ketchup, mostarda, shoyo, caldos. Enchidos: salsinha, salame italiano. Conservas: picles, azeitona, palmito, maionese. Enlatados: milho, ervilha, salsicha, extrato de tomate.

14 SAÚDE DO TRABALHADOR Peixes e carnes preparados industrialmente: bacalhau, carne seca, defumados. Salgadinhos para aperitivo. Refrigerantes.

15 SE UTILIZAR MEDICAMENTOS!
SAÚDE DO TRABALHADOR SE UTILIZAR MEDICAMENTOS! Fazer uso da medicação conforme a orientação do médico. Não abandonar o tratamento. Se tiver alguma dúvida, procurar o médico para esclarecimento Consultar regularmente (Programa HIPERDIA).

16

17 SAÚDE DO TRABALHADOR PÂNCREAS Responsável pela produção da Insulina.
Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção da Insulina. O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio, que tem uma função bastante simples: aumentar a permeabilidade da membrana plasmática a glicose.

18 SAÚDE DO TRABALHADOR DIABETES TIPO 1 Insulino dependente TIPO 2
Pode ser ocasionada pelo estresse. 15 milhões de casos

19 SAÚDE DO TRABALHADOR De forma simples podemos dizer que após metabolizada dentro da célula, a glicose é transformada em energia. Isso só é possível porque a insulina age aumentando a permeabilidade da membrana celular, permitindo que a célula receba glicose e a transforme em energia, para assim, realizar todas as suas funções. As principais características desta doença são: Hiperglicemia; Glicosúria.

20 JEJUM: 70 a 100 mg por 100 ml de sangue
SAÚDE DO TRABALHADOR Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis sanguíneas de glicose. JEJUM: 70 a 100 mg por 100 ml de sangue

21 SAÚDE DO TRABALHADOR Por ter deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces, massas e bebidas alcoólicas. É importante que o diabético controle a sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes.

22 SAÚDE DO TRABALHADOR Uma vez absorvida a glicose, para ser utilizada, tem de entrar nas células e é a insulina que torna este processo possível ou mais fácil. Se uma pessoa não tem insulina ou se sua ação está diminuída, o primeiro resultado é fácil de se imaginar: a glicose, não podendo entrar na célula e ser transformada, acumula-se no sangue (HIPERGLICEMIA). Este excesso de glicose tem de ser eliminado e o caminho mais fácil é a urina (GLICOSÚRIA). Para sair na urina, necessita levar água consigo e isto faz com que a pessoa urine mais que o normal (POLIÚRIA). Ao eliminar muita água pela urina, a pessoa se desidrata, tem sede e passa a beber água exageradamente (POLIDIPSIA).

23 SAÚDE DO TRABALHADOR A doença só de manifesta pelo aparecimento de vários destes sinais e sintomas: Poliúria; Polidipsia, Obesidade; Emagrecimento; Fome em excesso; Fadiga; Perda da visão; Cicatrização difícil e infecções de pele.

24 SAÚDE DO TRABALHADOR CUIDADOS! Usar medicação adequada.
Dieta equilibrada e balanceada. Exercício físico. Controle diário da glicemia. Exames periódicos.


Carregar ppt "ALTOS ÍNDICES RELACIONADOS A SAÚDE DO TRABALHADOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google