A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO

2 Hoje vamos ver…………. O que é empreendedorismo? Definições clássicas.
Aplicação do empreendedorismo Quem é o empreendedor? Mitos sobre empreendedores Características dos empreendedores Qual a importância do empreendedorismo. Tipos de empreendedores

3 Empreendedorismo, o que é?
Historicamente, empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.

4 Empreendedorismo, o que é?
Percebe-se ainda que o termo é constantemente relacionado à criação de novos negócios, geralmente micro e pequenas empresas. Isto tem gerado certa confusão de definições, pois muitas pessoas têm considerado o empreendedorismo como sendo sinônimo do ato de abrir empresas.

5 Empreendedorismo, o que é?
É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. O empreendedor acredita que pode alterar o mundo, é protagonista e autor de si mesmo.

6 Definições clássicas A Harvard Business School considera que empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”. O Babson College define o termo de forma ainda mais abrangente: “empreendedorismo é uma maneira holística de pensar e de agir, sempre com obsessão por oportunidades, e balanceada por uma liderança”.

7 Detalhando um pouco mais…
O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. Isto pode ocorrer através da criação de novas empresas, mas também ocorre em empresas já estabelecidas, organizações com enfoque social, entidades de natureza governamental etc.

8 Aplicações do empreendedorismo
O empreendedorismo aplica-se a uma variedade de organizações em seus vários estágios de desenvolvimento, como por exemplo: Uma pequena empresa em início de desenvolvimento Uma média empresa em fase de crescimento Uma empresa familiar em fase de profissionalização Uma ONG (Organização Não Governamental) Em entidades e órgãos públicos Em associações e cooperativas Em empresas já estabelecidas, que buscam renovação e crescimento

9 Por que empreendedorismo?
Números da mobilidade 82% dos milionários brasileiros construíram a própria fortuna 66% das empresas privadas que estavam na lista das 50 maiores de Exame há 30 anos desapareceram do ranking 30% das fortunas brasileiras são ligadas ao agronegócio 200% foi o aumento do número de pessoas que compraram carros na Região Norte, conhecida pelo seu histórico atraso, nos últimos 15 anos 8% foi o aumento do número de milionários no Brasil num período de dois anos 65% foi o aumento da renda per capita na Região Centro-Oeste nos últimos 15 anos Fontes: IBGE, Ministério da Agricultura, USP e Inpe, Revista Exame (out/2004)

10 Melhores e maiores As maiores em cada fase
Eis a lista das maiores companhias privadas com atuação no Brasil da década de 50 até 2004 ANO SETOR EMPRESA 1954 Indústrias Reunidas F. Matarazzo Industrial 1964 São Paulo Light S/A Serviços 1974 Volkswagen 1984 Shell 1994 Autolatina Brasil (Volkswagen) 2004 Telemar Fontes: Melhores e Maiores (de 1974 a 2004); "Quem é quem na economia brasileira", revista Visão

11 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora
Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

12 O Empreendedor CONCEITUANDO
“É a pessoa que organiza e mantém uma empresa de negócios, assumindo os riscos pelos benefícios” David McClelland

13 O Empreendedor “O empreendedor é aquele que destroi a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais” Joseph Schumpeter (1949) “É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” José Dornelas (2001) Aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo o que faz Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar

14 Mitos sobre o empreendedor
Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo.

15 Mitos sobre o empreendedor
Mito 2: Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos Realidade: tomam riscos calculados evitam riscos desnecessários compartilham o risco com outros dividem o risco em “partes menores”

16 Mitos sobre o empreendedor
Mito 3: Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: São ótimos líderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

17 Algumas características dos empreendedores
São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São dedicados São otimistas e apaixonados pelo que fazem São independentes e constroem seu próprio destino São líderes e formadores de equipes São bem relacionados (networking) São organizados Planejam, Planejam, Planejam Possuem conhecimento Assumem riscos calculados

18 Qual a importância do empreendedorismo
Para a sociedade: É o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego Implica na idéia de sustentabilidade.

19 Qual a importância do empreendedorismo
Para o indivíduo: Geração de autonomia, auto-realização, busca do sonho.

20 Tipos de empreendedores
Nato Que aprende Corporativo Social Necessidade Herdeiro (sucessão familiar)

21 Tipos de empreendedores
POR OPORTUNIDADE Aqueles focados em desenvolver negócios com visão de futuro e para atender demandas do mercado

22 Tipos de empreendedores
POR NECESSIDADE Aqueles que empreendem por falta de alternativa, com visão de curto prazo, e com foco na subsistência.

23 Para a próxima aula Leitura das páginas: 2 a 5 da apostila do SEBRAE

24 BIBLIOGRAFIA DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. DORNELAS, J.C.A; TIMMONS, J.A.; SPINELLI, S. CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: Empreendedorismo para o século 21.adaptação da 8ª edição americana. São Paulo: Elsevier, 2010. Apostila SEBRAE – Disciplina de Empreendedorismo – maio/2007, São Paulo. DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa, 30 ed. São Paulo:Editora Cultura, 2006.


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google