A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa."— Transcrição da apresentação:

1 USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa UF m G Escola de Ciência da Informação_ Biblioteconomia(Diurno) Departamento Disciplina: Usuários da Informação

2 INTEGRANTES DO GRUPO LARISSA LUANA OLIVEIRA RODRIGUES MARIA APARECIDA DAS DORES CUNHA FRANÇA MARIA DO SOCORRO ALVES DOS SANTOS PATRÍCIA GONÇALVES RIBEIRO TIAGO COUTINHO GUIMARÃES

3 ESTRUTURA OBJETIVO DO ESTUDO RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UNIVERSO E AMOSTRA ANÁLISE QUALITATIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 OBJETIVO DO ESTUDO o OBJETIVO GERAL: Fazer um estudo sobre os usuários efetivos e potenciais do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. o OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Traçar o perfil desses usuários. Saber suas necessidades informacionais em relação ao circuito. Saber sua satisfação enquanto o serviço do Centro de Informação. Tentar captar as razões porque usuários potenciais não fazem uso do centro.

5 RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA o O Centro de Informação A grande maioria não conhece ou não utiliza. Os que utilizaram o Centro estão satisfeitos.

6 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS o Entrevista semi-estruturada o Já utilizou o Centro o Satisfação com o serviço o O que poderia melhorar? o Nunca utilizou o Centro o Por quê? o O que o Centro precisaria oferecer para ter esse interesse o Como obtém informação sobre o Circuito

7 UNIVERSO E AMOSTRA o Universo o Usuários do Circuito Cultural da Praça da Liberdade o Amostra o 5 que utilizam o Centro o 5 que não utilizam o Centro o Escolha feita para melhor representar as particularidades de usuários do Centro de informação (já que foi demostrado ser grande minoria)

8 ANÁLISE QUALITATIVA Centro é pouco conhecido, mesmo alguns dos usuários ficaram conhecendo por coincidência. “não fiquei, passei agora e vi a faixa e entrei” (Como ficou sabendo do centro de informação?) "vimos de longe que aqui é a Central de Informação“

9 ANÁLISE QUALITATIVA Divulgação nas mídias existe para o circuito, mas o centro e seus serviços não são mencionados. “acho que é mal divulgado, inclusive eu não sabia desse centro de informação” “eu acho que ele fica bem escondidinho ali, e que muita gente não sabe da localização dele” “eu gostaria de saber o que esse centro oferece!”

10 ANÁLISE QUALITATIVA O centro precisa ser mais divulgado nas mídias, na praça e ter uma sinalização que chame mais a atenção. “talvez alguma coisa externa que chamasse, uma divulgação aqui na praça” “um totem, uma placa, um luminoso, qualquer coisa que informe que ali é um centro de informação faz falta” “ainda não vi no jornal (...) falta de informação através da mídia” (conseguia informações sobre o circuito no jornal, mas não sobre o Centro)

11 ANÁLISE QUALITATIVA A maioria dos usuários está satisfeito com o Centro de Informação e o que ele oferece. “a informação foi clara eu já sabia o que queria onde ficava o da UFMG e ela me mostrou claramente” “sim gostei, foi muito útil e tem o encartizinho que ajuda bastante com as informações horários muito bom”

12 ANÁLISE QUALITATIVA O que levaria os usuários a utilizar o Centro de Informação são coisas que ele já oferece: “se tivesse panfletos” (que ela pega na biblioteca) “pelo rádio se escuta a notícia do fim de semana exato (...) uma programação mensal que eu pudesse vir aqui e ter acesso a ela com antecedência” “tecnologia é a alma do negócio (...) telas de touch”

13 ANÁLISE QUALITATIVA Um entrevistado de São Paulo (único fora de BH na amostra) reclamou do atendimento. Acha muito impessoal. Prefere procurar informações com outras pessoas do que no Centro. “quando chego no hotel, primeira coisa que eu faço é descer lá no mercadão ou lá no parque, as moças ali explicam (...) pessoas bem atenciosas “

14 ANÁLISE QUALITATIVA Caso particular, centro apenas para pessoa de fora. “que como eu nasci em Belo Horizonte” “quando eu tou em outra cidade a primeira coisa que eu faço é procurar um centro de informação” “informações necessárias para as pessoas de fora” (Que informações o Centro precisa oferecer?)

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Circuito Cultural da Praça da Liberdade é bem divulgado pela mídia, mas a existência do centro de informação não está sendo divulgada por ela, como parte integrante do Circuito Cultural. Os entrevistados que utilizaram o centro de informação, consideram as informações claras e precisas e as mesmas acrescentaram qualidade na visita ao circuito, utilizadas para melhor localização e programação de horários.

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS É preciso maior divulgação do centro é do que oferece. O serviço atende as necessidades de usuários efetivos e potenciais, mas o desconhecimento do centro ou do que oferece resulta na sua não utilização.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS O centro precisa estar mais em foque. Alguns dos entrevistados chegaram ao mesmo por acaso. Dentre os que não utilizaram o centro de informação, mesmos sendo frequentadores do Circuito confirmaram que não sabiam existência do Centro. É preciso de placas luminosas pela praça que apontem para ele, entre outros chamativos. Pessoas passando pela praça e arredores divulgando o centro.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma investigação maior seria interessante para averiguar a real relevância dos casos específicos: Outras pessoas também tem essa visão do centro como algo para as pessoas de fora e não para aqueles de Belo Horizonte? Se sim, porque? O que poderia ser feito para mudar isso? Existe alguma dificuldade no atendimento quando para pessoas de fora de BH? Os atendente estão bem treinados para lidar com casos assim? E estrangeiros?


Carregar ppt "USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google