A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes de receita da economia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes de receita da economia"— Transcrição da apresentação:

1 Fontes de receita da economia
Marketing Esportivo Pontifícia Universidade Católica Módulo 3 - Aula 4 Fontes de receita da economia do esporte

2 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O potencial de investimento no esporte A larga exposição (espontânea) que o esporte desfruta na mídia é uma oportunidade para a diminuição dos esforços promocionais das empresas, que vêem na na propaganda em torno do esporte sua principal ferramenta de marketing Por causa da visibilidade que o esporte detém, muitos segmentos de negócios tem interesse em associar suas marcas, produtos e serviços ao produto esportivo. E os ganhos são efetivos para ambos os lados 1

3 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Características do esporte-negócio O agente esportivo tem apenas controle relativo sobre o composto do produto esporte e freqüentemente detém um alcance apenas limitado sobre os possíveis desdobramentos do mesmo Os maiores esforços de marketing são colocados sobre as extensões (derivações) do produto esportivo do que sobre o produto em si. Há um preocupação tão grande com a essência, quanto com o invólucro O esporte é tanto um bem primário (de consumo direto) quanto secundário (que abastece a produção de outras indústrias). Através do esporte se promovem muitos outros negócios O esporte tem um apelo universal, por estar presente em todos as dimensões da vida em sociedade: geograficamente, demograficamente e socio-culturalmente 1

4 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Fontes de receitas do esporte Os recursos que abastecem o esporte tem múltiplas procedências. As necessidades financeiras do esporte de alto nível, cada vez maiores e mais complexas, desafiam e ultrapassam os mecanismos tradicionais de financiamento: Dia do Jogo (Público) Acordos Comerciais (Patrocínio) Direitos de Transmissão (Televisionamento) Não por outra razão, a tendência às mudanças nas disposições normativas dos Estados, possibilitando aos operadores do esporte a busca de objetivos prioritariamente econômicos, para atrair investidores privados: Emissão de ações (abertura de capital - introdução de títulos em bolsa) Negociação patrimonial – investimentos de terceiros 1

5 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Modelo Europeu - Futebol Segundo a Deloitte & Touche Tohmatsu, em seu relatório anual sobre a indústria do futebol denominado Money Football League, o sucesso de uma organização esportiva em sua gestão administrativa vem do equilíbrio entre as três fontes de receita tradicionais existentes no mercado (“matchday”, direitos de transmissão e acordos comerciais), as quais devem ser maximizadas, evitando o erro muito comum de tornar o operador esportivo dependente majoritário de uma delas 1

6 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Matchday São as receitas compostas majoritariamente pela arrecadação na bilheteria e derivadas do consumo dentro do estádio nos bares, restaurantes e lojas de produtos licenciados de propriedade e gestão do clube ou de terceiros parceiros 1

7 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Receitas do dia do jogo x receitas comerciais Há uma significativa diferença entre aquilo que se consome durante um evento esportivo e aquilo que se consome fora do ambiente de competição Parte-se do princípio que o produto adquirido dentro do local do evento remunera toda a infra-estrutura que o cerca, a “arena” em si e o próprio complexo comercial dentro do local em que ocorre a competição, que tem a função de reforçar a marca e o envolvimento com o torcedor com aquele produto que se está consumindo 1

8 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Receitas “fora de jogo” Como fonte alternativa de receitas, ou como negócio complementar –praticando o que se convenciona chamar de “estratégia de integração com diversificação”-, os operadores do esporte, que detém seus próprios locais de competição (“arenas”), cedem seu espaço mediante compensações financeiras para eventos dos mais variados tipos, tais como: concertos para grandes públicos, celebrações religiosas, festividades da comunidade, eventos empresariais ou até com a comercialização de passeios turísticos em que o público do esporte conhece as instalações físicas do local de competição -desde as áreas de acesso popular até as restritas como a área de jogo, vestiários, sala de troféus, tribunas, sala de imprensa, etc... 1

9 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O ponto de equilíbrio Comparando-se a realidade brasileira com o cenário internacional (tomando como referência o futebol brasileiro e o europeu), as diferenças de importância neste componente de receita são brutais, já que os clubes equilibrados em suas fontes de receita (na Europa) geram receitas “matchday” sempre próximas a um terço da sua receita total. No Brasil este número, via de regra não passa de 10%, ultrapassado apenas no caso de clubes melhor organizados ou com grande projeção e torcida ou que chegam as finais de torneios de maior destaque 1

10 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Fatores de sucesso – receitas dia de jogo A despeito das enormes diferenças entre as realidades social, econômica, política e cultural de Brasil e Europa, é possível destacar os principais fatores que atuam sobre a capacidade de geração de receitas no dia de jogo: Arenas apropriadas e próprias Qualidade dos serviços complementares Criação de receitas (adicionais) associadas à marca em dias de jogos 1

11 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Conceito de arenas multiuso Arenas multi-usos ou multi-propósitos são instalações, de diferentes portes como ginásios e estádios, onde se realizam eventos de diversas naturezas Concebidas com recursos tecnológicos de ponta, incorporam diversas possibilidades de configuração (som, iluminação, climatização, assentos, etc), funcionando como verdadeiros centros integrados de serviços, entretenimento e lazer, com estrutura para receber grandes eventos Arenas multiuso: um estudo do BNDES 1

12 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Fontes comerciais A mais abrangente de todas as famílias de receita. Abarca receitas vindas de acordos com fornecedores de material esportivo, vendas de camisas e produtos oficiais licenciados, receitas publicitárias vindas de patrocínio de camisa, patrocínio por meio de placas de publicidade nos estádios ou publicidade por meio uso de naming rights, associação de uma determinada marca de outro produto ao do clube dentre outras potenciais iniciativas menores de geração de receita 1

13 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O mundo dos negócios e seu lugar no esporte A indústria esportiva gira em torno da criação e realização de eventos com a finalidade de oferecer entretenimento para a comunidade. A promoção deste não resulta somente na atração do público ao local em que se realizará o evento esportivo e na geração de renda aos detentores dos seus direitos, mas também impulsiona paralelamente diversos negócios no mercado do esporte. O merchandising, o patrocínio esportivo, o licenciamento e o fornecimento de material esportivo são as formas mais usuais de comercialização no esporte 1

14 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Motivação comercial do esporte A principal motivação que leva uma empresa a investir em acordos comerciais no esporte é a criação de uma identidade entre as marcas do patrocinado e do patrocinador, o que pode possibilitar o aumento nas vendas, na lealdade e no reconhecimento da marca do patrocinador junto ao público ligado ao esporte Das diversas modalidades de acordos comerciais no esporte, destacam-se: Comercialização de espaços publicitários no local do evento Comercialização do nome da competição Comercialização dos locais de competição (naming rights) 1

15 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Naming rights Denomina-se naming rights como o direito de dar nome às instalações ou demais propriedades esportivas no qual o adquirente “emprega” o nome de sua empresa, de um de seus produtos ou de uma linha de produtos, enfim, algum nome associado ao seu branding O simples fato de citado nas transmissões esportivas, nas placas de publicidade reservadas ao detentor dos direitos (right holders), já provê espaço em mídia que, se adquirida de forma tradicional, custaria significativamente mais. Traduz-se em importante fonte de receita aos detentores da arena 1

16 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Direitos de transmissão Envolve a autorização formal para a transmissão dos eventos dos mais diversos campeonatos dos quais o operador esportivo participa A televisão é a maior fonte de rendimento gerada pelo esporte em todo o planeta, ultrapassando largamente as receitas provenientes da bilheteira e dos acordos comerciais em torno de outras propriedades esportivas A grande força da televisão em relação ao esporte decorre da crescente liberalização do setor audiovisual, com o concomitante desenvolvimento da tecnologia digital e aparecimento da “pay-TV” e do “pay per view” – que são novos serviços a disposição do consumidor que pode pagar 1

17 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Direito de arena A transmissão de eventos desportivos pelas redes de televisão dá aos participantes o direito de receber um pagamento equivalente ao cachê que um artista recebe para participar de um espetáculo. É o chamado “direito de arena” que já é pago regularmente aos atletas nas partidas com transmissão pela TV 1

18 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Novos direitos Os novos (e os velhos) meios e o direito de transmissão: Rádio Internet Telefonia 1


Carregar ppt "Fontes de receita da economia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google