A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 15 Sistema Nervoso Sistema Endócrino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 15 Sistema Nervoso Sistema Endócrino"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 15 Sistema Nervoso Sistema Endócrino
Revisão Capítulo 15 Sistema Nervoso Sistema Endócrino

2 Os sistemas que atuam na comunicação entre as células de nosso corpo são o SN e o SE.
Todos os órgãos que formam o sistema nervoso são constituídos pelo tecido nervoso, cujas as células são chamadas de NEURÔNIOS. ral

3 O sistema nervoso é dividido atualmente em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Já o SNP é dividido em sensitivo (aferente) e motor (eferente). O SNC é protegido por estruturas ósseas, sendo o encéfalo protegido pelo crânio e a medula pela coluna vertebral.

4 A medula também está protegida por três membranas denominadas meninges que são denominadas de: dura-máter (mais externa), aracnóide (intermediária) e pia-máter (interna).

5 No sistema de nervoso periférico existem dois tipos de nervos.
Cranianos: ligam o encéfalo aos órgãos do sentido e a musculatura da face e das vísceras. Espinhais: ligam a medula a musculatura esquelética. ARCO REFLEXO: percurso realizado pelo impulso nervoso do órgão para o centro nervoso e deste para o órgão. ATOS VOLUNTÁRIOS: são atos que dependem da nossa vontade. ATOS REFLEXOS: são atos que não dependem da nossa vontade.

6 As secreções podem ser:
O sistema endócrino é composto por glândulas que secretam substancias chamadas de hormônios, responsáveis por diversas funções do organismo (crescimento, ritmo cardíaco, eliminação do suor, teor de açúcar no sangue, etc.) . As secreções podem ser: internas: são os hormônios liberados diretamente no sangue. externas: substancias conduzidas por canais próprios a um órgão ou ao exterior do organismo. De acordo com as secreções as glândulas podem ser de 3 tipos: Glândulas de secreção interna: produz apenas secreção interna. Glândulas de secreção externa: produz apenas secreção externa. Glândulas de secreção mista: produz secreção interne e externa.

7 Glândula Hormônio Hipófise Somatotropina: hormônio do crescimento Tireóidea Tiroxina Paratireóidea Paratormônio Suprarrenais ou adrenais Córtex: corticosteróides Medula: adrenalina e noradrenalina Pâncreas Insulina e o glucagon Ovários Progesterona e os estrógenos Testículos Testosteona

8 Em relação a glândula TIREOIDE ela pode sofrer uma hiperfunção denominada de hipertireoidismo (aumento da produção de hormônios) ou quando há baixa produção de hormônios é chamada de hipotireoidismo. Excreção X secreção Excreção: função de eliminação de produtos não aproveitáveis. Secreção: substancia indispensável ao organismo produzidas por glândulas.


Carregar ppt "Capítulo 15 Sistema Nervoso Sistema Endócrino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google