A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III SEMINÁRIO CIENTÍFICO REPRODUÇÃO EM ANIMAIS VERTEBRADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III SEMINÁRIO CIENTÍFICO REPRODUÇÃO EM ANIMAIS VERTEBRADOS"— Transcrição da apresentação:

1 III SEMINÁRIO CIENTÍFICO REPRODUÇÃO EM ANIMAIS VERTEBRADOS
CHRISTIANE ORTEGA, GRAZIELA BONETTI E ROGÉRIA G. RIGAMONTI

2 PÚBLICO ALVO Alunos do 4º ano que desenvolverão um projeto sobre a reprodução dos animais vertebrados.

3 O professor coloca uma situação-problema na lousa, questiona os alunos e ouve as informações que trazem como repertório (conhecimento prévio) iniciando as discussões e encaminhando o trabalho a ser desenvolvido. “Será que os animais de um mesmo grupo se reproduzem da mesma maneira?” →Grupos: mamíferos, répteis, aves, peixes e anfíbios.

4 ÁREAS DO CONHECIMENTO DISCIPLINAS → Língua Portuguesa, Ciências e Geografia. PILARES DA EDUCAÇÃO DIGITAL → busca, gerenciamento, tratamento, interação divulgação e discussão.

5 COMPETÊNCIAS BÁSICAS DA DISCIPLINA NA SÉRIE
 Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;  Aplicar seus conhecimentos sobre as relações água, solo e seres vivos na identificação de algumas consequências das intervenções humanas no ambiente construído;  Registrar dados de textos informativos, tabelas, desenhos ou maquetes, que melhor se ajustem à representação do tema estudado.

6 OBJETIVO GERAL Nas aulas de Ciências, os alunos terão oportunidade de observar, em vários ambientes, animais de diferentes espécies e conhecer a forma como se reproduzem. Farão também uma coleta de dados sobre um animal específico, sorteado para cada aluno. Esse trabalho tem como objetivo explorar semelhanças ou diferenças na forma de reprodução entre animais de um mesmo grupo. Para finalizar o projeto, os alunos apresentarão o Seminário Científico para os colegas de classe, pais e professores onde serão divulgadas as informações obtidas durante todo o trabalho.

7 ESTRATÉGIAS AMBIENTE E SERES VIVOS
 Coletar informações sobre alguns animais (pré selecionados) e apresentá-los à classe (atitude investigativa);  Elaborar fichas técnicas sobre animais;  Transpor informações de uma ficha técnica para compor um texto informativo;  Investigar a reprodução do animal escolhido por meio de pesquisa bibliográfica, sites da internet e entrevista com a pessoa responsável por cuidar do “Sítio do Visconde” (atitude investigativa);  Debater sobre as diferentes formas de reprodução dos animais;  Demonstrar interesse pela coleta de dados, percebendo que é necessário rigor nas observações e análises (atitude investigativa);  Divulgar os conhecimentos adquiridos;  Conscientizar-se sobre a necessidade de preservar e respeitar o ambiente ao constatar que algumas espécies de seres vivos podem deixar de existir (ética e consumo consciente).

8 TECNOLOGIA  Os alunos usarão os laboratórios de informática como ferramenta para pesquisar, desenvolver atividades e textos relacionados ao conteúdo das áreas, elaboradas pelos professores, softwares educacionais, jogos ou atividades oferecidas pelo Portal Educacional e Blog do 4 ° ano.  Os laboratórios de Ciências e Biologia serão utilizados com atividades experimentais. A Biblioteca e o Espaço Multimídia permitirão o trabalho com pesquisas individuais e em grupos.  As salas de aula contam com a Max câmera, computador com acesso a internet e projetor multimídia, que são utilizados pelas professoras diariamente para facilitar e enriquecer o trabalho.

9 ETAPAS DA AVALIAÇÃO Pesquisa individual; Produção de texto em grupo;
Discussão oral no grupo; Apresentação no Seminário Científico.

10 ALGUNS ANEXOS

11 TERMOS PARA REGISTRAR NO CADERNO
Ovíparo: animais que nascem de ovos em um ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe. Víviparo: animais que parem filhos que estavam dentro da barriga da mãe. Lá, ele recebeu nutrientes que a mãe passou para ele. Ovovivíparo (Ex: víbora, lebiste, ...) Víbora (Vipera aspis), um animal ovovivíparo Em biologia, designam-se como ovovivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim proteção, mas desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo.Os ovos eclodem no oviducto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião[1]. Alguns peixes, répteis e invertebrados são ovovivíparos. Fecundação: quando ocorre o encontro entre duas células reprodutoras (masculina e feminina) chamada gametas. Fecundação interna: ocorre dentro do corpo da mãe. Fecundação externa: ocorre fora do corpo da mãe. Desenvolvimento embrionário: desenvolvimento do filhote. Interno: dentro Externo: fora

12 QUADRO DE OBSERVAÇÃO “SÍTIO DO VISCONDE E AQUÁRIO”
ANIMAL CLASSIFICAÇÃO ALIMENTAÇÃO REPRODUÇÃO TEMPO DE VIDA CURIOSIDADES OVELHA CABRA PAVÃO PORQUINHO DA ÍNDIA COELHO MARRECO CODORNA JABUTI

13 SUGETÃO DE SITES PARA COLETA DE DADOS
G1- Mamíferos G3- Aves G4- Répteis G5- Anfíbios G6- Peixes BALEIA JUBARTE MARRECO TARTARUGA MARINHA SALAMANDRA PEIXE PALHAÇO ONÇA-PINTADA PINGUIM JABUTI PERERECA-VERDE CAVALO-MARINHO


Carregar ppt "III SEMINÁRIO CIENTÍFICO REPRODUÇÃO EM ANIMAIS VERTEBRADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google