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VALOR VALOR – TRABALHO Questões :

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1 VALOR VALOR – TRABALHO Questões :
O que é que determina o valor de um bem? De que elementos dependem os valores atribuídos aos bens e serviços normalmente transacionados ? VALOR – TRABALHO David Ricardo: O valor de um bem pode ser expresso em função do trabalho necessário para obtê–lo. As relações sociais entre os homens depende do tempo produtivo incorporado na produção de bens e serviços. O trabalho, portanto, é determinante do valor do bem. Teoria pertence ao grupo das teorias objetivas, conduzindo a análise do valor para o terreno da oferta e dos custos de produção.

2 CRÍTICAS: Na segunda metade do século XIX a teoria do valor trabalho foi duramente contestada
VALOR – UTILIDADE (VISÃO UTILITARISTA) Surgimento das teorias subjetivas, considerando a escassez relativa dos bens e a sua utilidade, somadas às escalas das preferências individuais. O enfoque das teorias subjetivas conduziu a análise do valor para o campo da procura. Seus determinantes não estariam mais no terreno da oferta e dos custos da produção, mas na faixa da utilidade – variável da qual resulta o valor que os indivíduos, subjetivamente, atribuem aos bens e serviços disponíveis no mercado.

3 RESUMINDO : Teoria do Valor–Trabalho : Explica a formação do valor de uma mercadoria pela quantidade de trabalho inserida no seu processo de produção e enfoca os custos presentes. Teoria do Valor – Utilidade : Explica a produção e o consumo pela capacidade de satisfação que o bem/serviço provoca em produtores e consumidores. NA REALIDADE: A economia incorpora as duas propostas, sendo que a teoria valor-utilidade ainda permite distinguir o valor de uso (utilidade) do valor de troca (preço mercado) de um bem. Os Preços seriam a expressão monetária dos valores de bens e serviços produzidos por um sistema econômico.

4 Maximiza a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.
ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO Fundamentos da Teoria da Demanda Baseia-se na teoria do Valor Utilidade. Consumidor Ao demandar um bem ou serviço Dada uma Renda Dados os preços de mercado Maximiza a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço.

5 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Utilidade Total e Utilidade Marginal Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem Satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem É decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.

6 Quantidade que o consumidor
ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO Utilidade Total e Utilidade Marginal Ut Umg = Quantidade que o consumidor deseja consumir. q Utilidade total Utilidade marginal Qtd. consumida Qtd. consumida

7 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Ex: Utilidade Marginal Paradoxo da Água e do Diamante Por que a água, sendo mais necessária, é tão barata, e o diamante supérfluo, tem preço tão elevado ? Grande Utilidade Total Baixa Utilidade Marginal (encontrada em abundância) Água Grande Utilidade Marginal (escasso) Diamante

8 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Variáveis que afetam a Demanda Riqueza (e sua distribuição) Renda (e sua distribuição) Preço do bem Preço dos outros bens Fatores climáticos e sazonais Propaganda Hábitos, gostos, preferências dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crédito (disponibilidade, tx. juros, prazos)

9 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Variáveis que afetam a Demanda qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Função Geral da Demanda qdi = quantidade procurada (demandada) do bem i pi = preço do bem i ps = preço dos bens substitutos ou concorrentes pc = preço dos bens complementares R = renda do consumidor G = gostos, hábitos e preferências do consumidor Obs.: Para estudar o efeito de cada uma das variáveis, deve-se recorrer à hipótese ceteris paribus

10 Ceteris Paribus Expressão latina traduzida como “outras coisas
sendo iguais”. É utilizada para lembrar que todas as variáveis, que não aquela que está sendo estudada, são mantidas constantes; portanto, verifica o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variáveis. “tudo o mais constante”. Analisar um mercado isoladamente Supor todos os demais mercados constantes Ex.: Preço sobre a procura de determinado bem Independente Outras variáveis:renda do consumidor,gostos,preferências,etc.

11 Relação entre a quantidade demandada
ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Função Convencional qdi = f( pi ) Supondo ps , pc , R e G constantes Lei Geral da Demanda qdi < 0 pi Tudo o mais constante (ceteris paribus), a quantidade demandada de um bem ou serviço varia na relação inversa de seu preço. Por que ?

12 Relação entre a quantidade demandada
ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Efeito preço total: O bem fica mais barato relativamente Aos concorrentes, fazendo com que a qtd. demandada aumente. Efeito substituição Efeito renda Com a queda do preço, o poder aquisitivo Do consumidor aumenta, e a quantidade demandada do bem deve aumentar.

13 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Ex.: Gráfico Curva de Demanda – Função Linear Representa o efeito do preço de um bem sobre a quantidade do bem que os consumidores estão dispostos a comprar e não a compra efetiva (ceteris paribus). Como o preço e a quantidade demandada têm relação nega- tiva, a curva de demanda se inclina para baixo. Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade adquirida de livros Ex.Renda de R$ 2 mil qdi = 25 – 0,25pi qdi = a – b.pi

14 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bem substituto = o consumo de um bem substitui o Consumo ou concorrente do outro. qdi = f( ps ) Supondo pi , pc , R e G constantes Dois bens para os quais, tudo o mais man- tido constante (ceteris paribus), um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex.: Manteiga e margarina. qdi > 0 ps

15 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Preço da Coca-cola(R$) 80 60 40 20 Qtd. consumida de Coca-cola (Supondo um aumento no preço do guaraná) D0 D1 Bem substituto ou concorrente Ex.: 1- Carne de vaca, frango e peixe. 2- Cerveja Antarctica e Brahma. 3- Coca-cola e Guaraná.

16 ANÁLISE DA DEMANDA DE MERCADO
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bens complementares = são bens consumidos em conjunto. qdi = f( pc ) Supondo pi , ps , R e G constantes Bens para os quais o aumento no preço de um dos bens leva a uma redução na demanda pelo outro bem. Ex.: Computador e software. qdi < 0 pc

17 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Preço do litro de gasolina (R$) 8 6 4 2 Qtd. de litros de gasolina (Supondo um aumento no preço dos automóveis) D0 D1 Bens complementares Ex.: 1- Camisa social e gravata; 2- Pneu e câmara. 3- Pão e manteiga. 4- Sapato e meia. 5- Litro de gasoli- na e automóvel.

18 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) qdi = f( R ) Supondo pi , ps , pc e G constantes Em relação à renda dos consumidores, há três situações distintas: qdi Bem Normal = tudo o mais constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada do bem. > 0 R

19 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Bem Inferior = tudo o mais constante, um aumento na renda provoca uma diminuição na quantidade demandada do bem. Ex.: Passagem de ônibus, carne de segunda. qdi < 0 R Bem de consumo saciado = se aumentar a renda do consumidor, não aumentará a demanda do bem. Caso da demanda de alimentos básicos, como o açucar, sal, arroz. qdi = 0 R

20 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Essa classificação depende da classe de renda dos Consumidores. Para consumidores de baixa renda não existem muitos bens inferiores. Com a renda mais elevada, maior nº de produtos passa a ser classificado como bem inferior.

21 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Preço da carne de 1ª (R$) Qtd. de carne de 1ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D0 D1 BEM NORMAL

22 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Preço da carne de 2ª (R$) Qtd. de carne de 2ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D1 D0 BEM INFERIOR

23 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) BEM SACIADO Preço do arroz (R$) Qtd. de arroz (Supondo um aumento na renda do consumidor)

24 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G) qdi = f(G ) Supondo pi , ps , pc e R constantes Hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados, “manipulados”por propaganda e campanhas promocionais, incentivando ou reduzindo o consumo de bens.

25 Análise da Demanda de Mercado
Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G) Preço do Bem (R$) Quantidade adquirida do bem 80 60 40 20 Redução Aumento D1-Cigarro D0 D1-Leite Campanha do tipo “beba mais leite” Campanha do tipo “o fumo é prejudicial à saúde” Desloca p/ direita Desloca p/ esquerda

26 Análise da Demanda de Mercado
Resumo Principais variáveis determinantes da função de demanda, bem como as relações entre essas variáveis e a demanda do consumidor, podem ser assim resumidas: qdi = f( pi , ps , pc , R, G) Função Geral da Demanda qdi qdi qdi qdi qdi < 0 > 0 < 0 e > < = 0 pi ps pc R G

27 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço A demanda de Mercado é igual ao somatório das demandas individuais. n Dmercado = dconsumidores individuais i = 0 i = 1,2,...,n consumidores. A cada preço, a demanda de mercado é a soma das demandas dos consumidores individuais.

28 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem (R$) 80 60 40 20 Qtd - Consumidor A Preço do Bem R$) Qtd - Consumidor B

29 Análise da Demanda de Mercado
Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem R$) Total do Mercado 80 60 40 20

30 variações na quantidade demandada
Análise da Demanda de Mercado Observações adicionais sobre a demanda Variações na Demanda e variações na quantidade demandada Variações na demanda = Dizem respeito ao deslocamento da curva da demanda, em virtude de alterações em ps , pc , R, G (ou seja, mudança na condição ceteris paribus). Variações na quantidade demandada = refere-se ao movi- mento ao longo da própria curva de demanda, em virtude da variação do preço do próprio bem pi , mantendo as demais variáveis constantes (ceteris paribus).

31 Variações na Quantidade Demandada
Análise da Demanda de Mercado Variações na Quantidade Demandada Movimento ao longo da curva de demanda Preço do próprio bem Variações na Demanda Renda Preços de bens relacionados Gostos Expectativas Número de compradores Desloca a curva de demanda

32 Análise da Demanda de Mercado
Variação na quantidade demandada Demanda Movimento ao longo da curva Deslocamento da curva Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Imposto que aumenta o preço do cigarro. D Preço do Cigarro (R$) 80 60 40 20 No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Política de combate ao fumo. D D’

33 Análise da Demanda de Mercado
Paradoxo (Bem) de Giffen É uma exceção à Lei Geral da Demanda, em que a curva é positivamente inclinada (relação direta) entre a quanti- dade demandada e o preço do bem. Preço da Batata (R$) Qtd demandada de Batata

34 Análise da Demanda de Mercado
Paradoxo (Bem) de Giffen Comunidade Inglesa muito pobre. Ocorreu uma queda no preço da Batata. Como a população gastava a maior parte da renda com esse produto, o seu poder aquisitivo aumentou e como estavam saturados de batata, passaram a gas- tar com outros produtos. O preço da Batata caiu, bem como a qtd. demandada (curva positivamente inclinada). Bem de Giffen (nome do economista) é um tipo de bem inferior, embora nem todo bem de Giffen seja um bem de Giffen.

35 Análise da Oferta de Mercado
Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam vender, em função dos preços, em um determinado período. Considera-se que os produtores são racionais, já que estão produzindo com o lucro máximo, dentro da restrição de custos de produção.

36 Análise da Oferta de Mercado
Variáveis que afetam a Oferta de um bem ou serviço qoi = f( pi , pfp , pn , T, M) qoi = quantidade ofertada do bem i pi = preço do bem i Pfp = preço dos fatores e insumos de produção m (matéria- prima, mão-de-obra, etc.) pn = preço de outros n bens, substitutos na produção T = tecnologia M = objetivos e metas de empresário

37 Análise da Oferta de Mercado
Função Geral da Oferta Tudo o mais constante (ceteris paribus), se o preço do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais. Para pro- duzir mais, os custos serão maiores, e o preço do bem deve ser aumentado. qoi > 0 pi Como os empresários reagem, quando se altera o preço do bem ou serviço, ceteris paribus. Aumentando a qtd. ofertada

38 Análise da Oferta de Mercado
Função Geral da Oferta Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros O

39 Análise da Oferta de Mercado
Relação entre a oferta de um bem e preço do fator (Insumo) de produção (Pfp) qoi = f(Pfp ) Supondo pi , pn , T, M constantes Preço do Fator de produção (Pfp). Se o preço do fator mão-de-obra aumenta, diminui a oferta do bem, ceteris paribus, (haverá um deslocamento). O mesmo vale para os demais fatores de produção, como terra, matérias- primas, etc. qoi < 0 Pfp

40 Análise da Oferta de Mercado
Deslocamentos da curva a) Aumento do preço do fator de produção, ceteris paribus, há uma redução na oferta do bem. Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros Redução Aumento da oferta. O O’ O” a) b) b) Redução do preço do fator de produção, ceteris paribus, há um aumento na oferta do bem.

41 Análise da Oferta de Mercado
Relação entre a oferta de um bem e preço de outros bens, substitutos na produção (Pn) qoi = f(Pn ) Supondo pi , pfp , T, M constantes Preço de outro bem substituto na produção (Pn). Ex.: Se o preço do bem substituto aumenta, e dado o preço do bem (ceteris paribus), os produtores diminuirão a pro- dução do bem, para produzir mais do bem substituto. qoi < 0 Pn

42 Análise da Oferta de Mercado
Deslocamentos da curva a) Aumento do preço do bem substituto, ceteris paribus, há uma redução na oferta do bem. Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros Redução Aumento da oferta. O O’ O” a) b) b) Redução do preço do bem substituto, ceteris paribus, há um aumento na oferta do bem.

43 Relação entre a oferta de um bem
Análise da Oferta de Mercado Relação entre a oferta de um bem e tecnologia (T) qoi = f(T) Supondo pi , pfp , pn , M constantes qoi Tecnologia (T). Um aumento na tecnologia, ceteris paribus, aumenta a oferta do bem. > 0 T

44 Análise da Oferta de Mercado
Deslocamentos da curva Preço do Livro(R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida de livros Redução Aumento da oferta. O O’ O” b) a) a) Aumento da tecnologia, ceteris paribus, há um aumento na oferta do bem. b) Redução da tecnologia, ceteris paribus, há uma redução na oferta do bem.

45 Análise da Oferta de Mercado
Relação entre a oferta de um bem e os objetivos e metas do empresário (M) qoi = f(M) Supondo pi , pfp , pn , T constantes Objetivos e Metas dos empresários. Poderá haver interesse do empresário de aumentar ou reduzir a produção. qoi > < = 0 M

46 Análise da Oferta de Mercado
Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço A Oferta de Mercado é igual ao somatório das ofertas das firmas individuais, que produzem um dado bem ou serviço. n Omercado = qfirmas individuais j = 0 j = 1,2,...,n firmas. A cada preço, a oferta de mercado é a soma das ofertas das firmas individuais.

47 Análise da Oferta de Mercado
Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem (R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida pela Firma A O Preço do Bem (R$) Quantidade oferecida pela Firma B O 80 60 40 20

48 Análise da Oferta de Mercado
Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem (R$) 80 60 40 20 Quantidade oferecida pelo mercado O

49 Variação da quantidade ofertada
Análise da Oferta de Mercado Observações sobre a oferta de um Bem ou Serviço Variação da oferta e Variação da quantidade ofertada Variação da Oferta = Deslocamento da curva de oferta, em virtude de alterações em pfp , pn , T, M (ou seja, mudança na condição ceteris paribus). Variações na quantidade ofertada = refere-se ao movimento ao longo da própria curva de oferta, em virtude da variação do preço do próprio bem pi , mantendo-se as demais variáveis constantes (ceteris paribus).

50 Variações na quantidade ofertada
Análise da Oferta de Mercado Variações na quantidade ofertada Movimento ao longo da curva de oferta Preço Variações na oferta Desloca a curva de oferta Preços dos Insumos Preços dos Bens Subst. Tecnologia Objetivo do empresário Número de Vendedores

51 O Equilíbrio de Mercado (Oferta e Demanda)
de um Bem ou Serviço Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. Oferta Demanda Equilíbrio O preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela demanda. O equilíbrio se encontra onde as curvas de oferta e de demanda se cruzam. Ao preço de equilí- brio, a quantidade oferecida é igual a quantidade demandada (quantidade de equilíbrio).

52 O Equilíbrio de Mercado
O Equilíbrio de Mercado (Oferta e Demanda) de um Bem ou Serviço Lei da Oferta e da Demanda O preço de qualquer bem se ajusta de forma a equilibrar a oferta e a demanda desse bem (Mecanismo de Preço). Demanda Não há excesso de oferta, nem excesso de demanda (qte que os consumidores querem comprar = qte que os produtores desejam vender).

53 O Equilíbrio de Mercado
O Excesso de Oferta Situação em que a quantidade oferecida (Ex.: 15 unidades) é maior que a quantidade demandada (Ex.: 5 unidades). Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. O D Excesso de Oferta Excesso do Bem Fornecedores reduzem preços Mercado atinge o Equilíbrio

54 O Equilíbrio de Mercado
O Excesso de Demanda Situação em que a quantidade demandada (Ex.: 15 unidades) é maior que a quantidade oferecida (Ex.: 5 unidades). Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. O D Excesso de Demanda Escassez do Bem Fornecedores aumentam preços Mercado atinge o Equilíbrio

55 O Equilíbrio de Mercado
O Excesso de Oferta / Demanda / O Equilíbrio Preço do Bem 80 60 40 20 Quantidade do Bem. O D Excesso de Oferta Equilíbrio Excesso de Demanda

56 O Equilíbrio de Mercado
Como um aumento na Demanda afeta o Equilíbrio. Ex:As pessoas passam a cultivar o hábito de leitura (ceteris paribus). Preço do Livro 80 60 40 20 Quantidade de livros O D2 D1 1- O “hábito” aumenta a demanda A oferta permanece inalterada, pois este determinante não afeta direta- mente as livrarias. 2 - A curva de demanda se desloca para a direita. 3 - O preço e a qtd são aumentados (novo ponto de equilíbrio).

57 O Equilíbrio de Mercado
Como um redução na Oferta afeta o Equilíbrio. Ex: Um terremoto destrói várias editoras. Preço do Livro 80 60 40 20 Quantidade de livros O’ D O 1- O terremoto afeta a curva de oferta. A curva de demanda perma- nece inalterada, pois o terremoto não muda diretamente a quantidade demandada pelos compradores. 2- A curva de oferta se desloca para a esquerda (a qualquer preço a qtd ofertada é menor). 3- O preço aumenta e a qtd diminui (novo ponto de equilíbrio).

58 O Equilíbrio de Mercado
Uma Mudança simultânea na Oferta e na Demanda Ex:As pessoas passam a cultivar o hábito de leitura e ao mesmo tempo, um terremoto destruindo várias editoras. Preço do Livro 80 65 40 20 Quantidade de livros O1 D2 D1 O2 1o 1o Caso 1- Ambas as curvas se deslocam. 2- A curva de Demanda se desloca para direita e a de Oferta para a esquerda. 3- Há dois resultados possíveis dependendo da extensão dos deslo- camentos das curvas. (a) A qtd o preço aumentam.

59 O Equilíbrio de Mercado
Uma Mudança simultânea na Oferta e na Demanda Ex:As pessoas passam a cultivar o hábito de leitura e ao mesmo tempo, um terremoto destruindo várias editoras. Preço do Livro 80 65 40 20 Quantidade de livros O1 D2 D1 O2 1o 2o Caso 1- Ambas as curvas se deslocam. 2- A curva de Demanda se desloca para direita e a de Oferta para a esquerda. 3- Há dois resultados possíveis dependendo da extensão dos deslo- camentos das curvas. (b) A qtd diminui e o preço aumenta.

60 FIM


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