A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os primeiros tempos na América Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os primeiros tempos na América Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Os primeiros tempos na América Portuguesa

2 Em 1500, retornou a Lisboa uma das treze naus integrantes da expedição de Pedro Álvares de Cabral, que partira em março daquele mesmo ano com destino as índias. Cabral, trazia consigo a “carta de Caminha”, que revelava o contato com “as gentes” de Santa Cruz.

3 “... Parece gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos... segundo parece, não têm, nem entendem nenhuma crença...”.

4 “. Nos pareceu, vista do mar, que a terra é muito grande
“... Nos pareceu, vista do mar, que a terra é muito grande... Nela até agora, não pudemos saber se haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de ferro ou metal...”.

5 Os primeiros conflitos com os nativos, não anunciados por Caminha, aconteceram logo, justamente pelo fato de os índios não serem cristãos e possuírem muitas crenças.

6 Ao serem coagidos a adotarem os valores “do outro”, os donos da terra reagiram, em maior ou menor grau.

7 “... Nada era desprezado, nem mesmo o pó dos ossos, que era engolido com farinha...

8 “. Ao término do repasto, punham-se a chorar e gritar
“... Ao término do repasto, punham-se a chorar e gritar... Fundamento minha convicção que são seres inferiores...”. De Bry

9

10 “Quanto as práticas econômicas... Além de empregar a caça e colega, ...

11 há agricultores...

12 possuem centenas de cultos, crenças, deuses, relíquias e divindades...

13 falam uma infinidade de dialetos e idiomas...

14 possuem uma cultura riquíssima e admirável...”. Ferdinand lle Felle.

15

16 Mas para os europeus, nas primeiras décadas do século XVI, estas terras com “bons ares”, não despertaram um grande entusiasmo. A rota, aberta por Vasco da Gama, em 1498, ainda era a galinha dos ovos de ouro do Reino Luso.

17 Ainda por volta de 1500, o rei D
Ainda por volta de 1500, o rei D. Manuel cedeu ao comerciante Fernando de Noronha o monopólio da exploração do pau-brasil.

18 Os portugueses montaram uma estrutura simples para a exploração do pau-brasil. Fundaram algumas feitorias e recrutaram a mão-de-obra indígena para o trabalho, que recebiam em troca manufaturas (ESCAMBO)

19 A intensificação da presença de estrangeiros em terras da América portuguesa, coincidiu com a decadência dos lucros oferecidos pelas rotas da Índias no final da década de 1520.

20 Assim, a partir de 1530, D. João III, deu amplos poderes judiciais ao capitão da armada Martim Afonso de Souza, podendo condenar e aplicar a pena de morte na colônia. A frota de Martim Afonso deixou o porto de Lisboa e deu inicio a primeira grande expedição colonizadora do America lusa.

21 Ou seja, o Brasil era uma vila! Só os vileiros! Que chinelagem!!!
Em 1532, no litoral de SP, Martim Afonso fundou a Vila de São Vicente, a primeira vila brasileira. Ou seja, o Brasil era uma vila! Só os vileiros! Que chinelagem!!!

22 A escolha da região onde foi fundada a primeira vila, não foi aleatória, assim era mais fácil inibir eventuais incursões estrangeiras, escoar os produtos explorados, promover incursões para o interior da colônia e...

23 Fugir dos nativos se algo desse errado!

24 O primeiro projeto político e econômico da Coroa portuguesa, para a colonização das terras da América foi o sistema de Capitanias Hereditárias. * Garantir a soberania portuguesa sobre os territórios. * Utilizar recursos privados para montar o sistema, sem onerar os cofres do Estado português.

25 Os territórios pertencentes a Portugal, segundo o Tratado de Tordesilhas, foram divididos em 15 lotes de terras, divididos entre a pequena nobreza lusa.

26 Privilégios e deveres dos donatários Carta de Doação:
Privilégios e deveres dos donatários Carta de Doação: * Conferia posse das terras; * Permitia aos capitães doar lotes de terras – sesmarias. Carta Foral: * Tributos que devem ser pagos a coroa;

27 Todavia, na pratica, o Sistema de Capitanias revelou-se um fracasso
Todavia, na pratica, o Sistema de Capitanias revelou-se um fracasso. Excetuado-se São Vicente, Porto Seguro, Ilheus e Pernambuco, que prosperaram, todas as demais capitanias fracassaram. Em meados de 1540, o próprio D. João decidiu tomar medidas mais diretas a fim de colonizar, explorar e proteger as terras da coroa.

28 Em 1549, o primeiro governador geral do Brasil, desembarcou na capitania da Bahia. Objetivos: * Integrar e fazer produzir as capitanias; * Incentivar a produção açucareira; * Inserção da mão-de-obra escrava africana na colônia;


Carregar ppt "Os primeiros tempos na América Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google