A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de predicado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de predicado."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de predicado

2 Introdução Os termos essenciais são sujeito e predicado. Tudo aquilo que se diz do sujeito é o predicado. Vamos tomar um fato corriqueiro como exemplo: O galo canta. O sujeito da oração é “o galo”. Pois bem, aquilo se diz do galo é o predicado dessa oração. Ou seja, “canta” é o predicado da oração. Nesse exemplo, podemos observar que o predicado é formado por um verbo intransitivo - o verbo cantar. A ação que ele expressa tem sentido completo. Vamos a uma outra situação, dessa vez expressa por um ditado popular. De grão em grão, a galinha enche o papo. O sujeito da oração é “a galinha”. Tudo que se diz da galinha é o predicado. Ou seja, “de grão em grão, enche o papo”. Nesse exemplo, o verbo do predicado é um verbo transitivo direto - o verbo encher. Ele pede um complemento, o chamado objeto direto: “o papo”. A maneira como o sujeito enche o papo é expressa por um adjunto adverbial, “de grão em grão”.

3 Mais um exemplo: O cravo brigou com a rosa. Como o sujeito dessa oração é “o cravo”, todo o resto é o predicado: “brigou com a rosa”. O predicado é expresso por um verbo transitivo indireto - o verbo brigar. Ele pede um complemento, um objeto indireto. O complemento do verbo transitivo indireto sempre se liga ao verbo por uma preposição. O predicado também pode ser expresso por um verbo transitivo direto e indireto, ou bitransitivo. Vejamos: Ele contou o segredo a todos. O sujeito é “ele” e o verbo do predicado é o verbo “contar”. Trata-se de um verbo que tem dois complementos: um objeto direto (“o segredo”) e um objeto indireto (“a eles”). Alguém conta algo a outro alguém. Nos quatro exemplos que analisamos, o predicado estava expresso por verbos.

4

5 Predicado verbal Quando o núcleo do predicado é um verbo, temos um predicado verbal. O núcleo do predicado verbal pode ser um verbo intransitivo ou transitivo. O verbo transitivo, por sua vez, pode ser transitivo direto ou indireto. Predicado Verbal Verbo intransitivo. Ermengarda sorriu. Verbo transitivo direto. Flaudemíglio olhou a paisagem. Verbo transitivo indireto. Ele lembrou-se de Ermenegildo. Verbo transitivo direto e indireto. Meristófeles explicou a lição ao aluno.

6 Predicado nominal Há casos em que o núcleo do predicado não é um verbo. A declaração que se faz sobre o sujeito não está contida no verbo, ou seja, o mais importante não é que a galinha “enche”, ou que o galo “canta”, mas sim num substantivo ou adjetivo (que, em gramática, são também chamados de “nomes”) que se seguem ao verbo. A galinha do vizinho é sempre mais gorda. O sujeito é “a galinha do vizinho”. O núcleo do predicado não está contido no verbo (“é”), mas sim no adjetivo - "gorda". Isto é, a ideia mais importante do predicado não é o verbo "é", mas o adjetivo “gorda". “Gorda” é o nome que se liga ao sujeito através de um verbo de ligação. “Gorda” é o predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito exprime a qualidade ou condição que se atribui ao sujeito. O verbo de ligação tem a função de ligar o predicativo ao sujeito. Na oração que analisamos, o nome é mais importante do que o verbo de ligação. A esse tipo de predicado chamamos de predicado nominal.

7

8 Predicado verbo-nominal
Dizemos que o predicado é verbo-nominal, quando tem um núcleo verbal e outro nominal. Vamos observar a seguinte oração: Marianita chegou esbaforida. Verificamos que o predicado possui dois núcleos. O primeiro é constituído pelo verbo intransitivo "chegou" e o segundo é constituído pelo adjetivo "esbaforida". Nesse caso, o predicativo refere-se ao sujeito, ou seja, "esbaforida" refere-se a "Marianita". Temos um predicativo do sujeito. Observe agora uma outra situação. O júri julgou o réu culpado. Nesse caso, temos um verbo transitivo ("julgou"), um objeto ("o réu") e um predicativo ("culpado"). Aqui também temos um predicado verbo-nominal. Ele tem dois núcleos: um verbo e um adjetivo. Se observarmos com mais cuidado, veremos algo importante. Nesse caso, o predicativo não se refere ao sujeito, mas sim ao objeto direto ("culpado" refere-se a "réu"). "Culpado" é um predicativo do objeto. Portanto, há dois tipos de predicativo: a) predicativo do sujeito. Ex. : Ela ficou triste. b) predicativo do objeto. Ex. : Ela achou a amiga triste.

9

10 Esquematizando... Tipos de Predicado Verbal
Núcleo: verbo significativo. Mamãe saiu. Nominal Núcleo: predicativo. Mamãe estava contente. Verbo-nominal Núcleos: verbo significativo e predicativo. Mamãe saiu contente.


Carregar ppt "Tipos de predicado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google