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PublicouEliza De Castro Alterado mais de 9 anos atrás
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A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança
Adorinda Gonçalves Maria José Rodrigues
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Campus - IPB
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Escola Superior de Educação
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A formação de professores e educadores no contexto do processo de Bolonha
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Processo de Bolonha Reorganização da formação inicial
Sistema de graus académicos Três ciclos de estudo Sistema de créditos - ECTS Suplemento do diploma Reorganização da formação inicial dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário
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Mestrado profissionalizante
Habilitação profissional para a docência LEB Mestrado profissionalizante
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Licenciatura em educação básica – ESE - IPB
180 créditos 20 FEG, 20 DE, 20 IPP, 120 FAD Licenciatura em educação básica – ESE - IPB Portaria n.º 1618/2007 de 24 de Dezembro Há mais 5 ECTS distribuídos por outras 2 unidades curriculares
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LEB Formação de “banda larga” em que os alunos possam ir construindo o seu próprio projeto de formação em função das necessidades que vão sentindo. (Vasconcelos, 2009) Importante que os alunos se apercebam das características das crianças dos 0 aos 12 anos e dos contextos em que se integram. Contributos para melhor entendimento do que significa a construção de um percurso educativo com continuidade ao nível da educação básica
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Domínios de habilitação para a docência
0-6 anos Educador de Infância 60 ECTS anos Professor do 1.º ciclo E.B E I e Prof. do 1. º ciclo EB 90 ECTS Prof. 1.º + 2.º ciclos EB 6-12 anos 120 ECTS
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Habilitação Profissional
Maior abrangência dos níveis e ciclos de ensino Mestrados Habilitação Profissional para a docência Mobilidade dos docentes entre os níveis e ciclos Acompanhamento dos alunos pelos mesmos professores por um período mais alargado Flexibilização da gestão dos recursos humanos e da respetiva trajetória profissional Alargamento da formação generalista Elevação do nível de qualificação e valorização do estatuto socioprofissional
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Perfil de Educador e Professor a formar
Tornarem-se capazes de responder: Perfil de Educador e Professor a formar À diversidade crescente de funções e papéis a desempenhar Complexidade dos problemas e desafios emergentes Necessidade de contínua (re)construção de saberes Perfil amplo de competência profissional
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Decreto Lei n.º 79/2014 de 14 de Maio
Complexidade dos problemas e desafios Alarga o período de formação para os mestrados (90 e 120 ECTS) Divide o Mestrado em 1.º e 2.º ciclo em duas áreas de especialidade: -Matemática e Ciências da Natureza; -Português e História e Geografia de Portugal Reforça a formação na FAD e nas Didáticas Nova Legislação Decreto Lei n.º 79/2014 de 14 de Maio Aprofundar a formação
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A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança
Adorinda Gonçalves Maria José Rodrigues
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