A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS"— Transcrição da apresentação:

1 RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS
FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA: Cadeia transportadora de elétrons Está localizada nas cristas da membrana interna da mitocôndria. Em face da respiração tem como função a oxidação dos compostos reduzidos NADH + H+ e FADH + H+, aproveitando a energia armazenada e visando a produção do ATP a partir do ADP +Pi. Esse processo constitui a fosforilação oxidativa, pois o oxigênio é o receptor final de elétrons, formando água. Cianeto; Azida; CO

2 RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS
A transferência de elétrons ocorre em alto nível energético e baixo potencial redox, para um baixo nível energético e alto potencial redox (eletroafinidade). Parte da energia liberada nas diferentes etapas é utilizada para a fosforilação oxidativa, formando o ATP, o restante da energia é perdido na forma de calor. Amital; Rotenona; Antimicina; Cianeto; Azida; CO  O dinitrofenol afeta a produção de ATP.

3 RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS
COMPLEXO I: NADH desidrogenase Os elétrons do NADH gerados na matriz mitocondrial são oxidados. O complexo I transfere esses elétrons para a Ubiquinona. Quatro prótons são bombeados para o espaço intermembrana para cada elétron que passa pelo complexo. A ubiquinona, um pequeno carregador de prótons e elétrons solúvel em lipídeos, está localizada dentro da membrana interna e pode se difundir. Amital; Rotenona; Antimicina; Cianeto; Azida; CO  O dinitrofenol afeta a produção de ATP.

4 RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS
COMPLEXO II: Succinato desidrogenase A oxidação do succinato no ciclo do ácido cítrico é catalisada por este complexo, sendo os equivalentes redutores transferidos via FADH2. Este complexo não bombeia prótons. Amital; Rotenona; Antimicina; Cianeto; Azida; CO  O dinitrofenol afeta a produção de ATP.

5 RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS
COMPLEXO III: citocromos BC1 Este complexo oxida a ubiquinona reduzida e transfere os elétrons ao citrocromo C. Quatro prótons são bombeados por este complexo. O citocromo C é uma pequena proteína presa a superfície externa da membrana interna e serve como um carregador móvel que transfere elétrons entre os complexos III e IV. Amital; Rotenona; Antimicina; Cianeto; Azida; CO  O dinitrofenol afeta a produção de ATP.

6 RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS
COMPLEXO IV: citocromos C e oxidase Este complexo é a oxidase terminal e realiza a redução de quatro elétrons de O2 a duas moléculas de H2O. Dois prótons são bombeados para cada par de elétrons. Amital; Rotenona; Antimicina; Cianeto; Azida; CO  O dinitrofenol afeta a produção de ATP.

7

8 A CTE irá transportar os elétrons até seu receptor final, o oxigênio.
O NADH e o FADH2 irão adicionar seus hidretos (elétrons) no complexo I e no complexo II respectivamente. Esses complexos repassarão os elétrons para a Ubiquinona, esta repassará para o complexo III que por sua vez repassará para o Citocromo C, por fim este repassará os elétrons para o complexo IV que doará para o receptor final, o oxigênio.

9

10

11 FUNÇÕES DO CLICO DE KREBS
O acetil-CoA irá entrar na mitocôndria e será condensado com o oxaloacetato, formando o citrato. Depois seguem outras sete reações até regenerar novamente o oxaloacetato. Dentre essas sete reações, 2 importantes coenzimas reduzidas são produzidas: NADH e FADH2. Cada volta do ciclo de krebs tem como função fornecer a célula: ATP, NADH, FADH2 e CO2.


Carregar ppt "RESPIRAÇÃO E METABOLISMO DE LIPÍDEOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google