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Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro Decisões que procuram influenciar o futuro ou que serão colocadas em prática no futuro.

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1 Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro Decisões que procuram influenciar o futuro ou que serão colocadas em prática no futuro

2 Processo de Planejamento: - Dados de entrada – Processo de planejamento – Elaboração dos Planos -Análise e Interpretação dos dados de entrada - Criação e análise de alternativas decisões -Informações - Modelos e Técnicas de planejamento -Projeções -Decisões que afetam o futuro - Etc. -Objetivos -Recursos -Meios de Controle Planejamento

3 Objetivos e Metas -Resultados desejados que orientam o intelecto e a ação -Sempre que possível expressos em termos numéricos “ Produzir 140 itens, até o dia 10, com 97,5% de qualidade de aceitação, utilizando no máximo 200 homens-hora”. Planejamento

4 Tipos de planos -Planos temporários (extinguem-se quando os objetivos são realizados) -Planos permanentes (decisões programadas que devem ser utilizadas em situações predefinidas.

5 Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional

6 Planejamento Estratégico Atividades que levam ao desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos específicos e de estratégias que possibilitem o alcance desses objetivos

7 Planejamento tático Criação de objetivos e estratégias destinadas a alcançar metas de departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo médio

8 Planejamento Operacional Criação de objetivos e estratégias para unidade operacionais individuais ao longo de um curto espaço de tempo.

9 Responsáveis pelo Planejamento Estratégico Definição: Atividades que levam ao desenvolvimento de uma missão clara, bem como de objetivos e de estratégias que possibilitem o alcance desses objetivos. Planejamento Estratégico Alta Gerência Longo Prazo

10 Responsáveis pelo Planejamento Tático Definição: Envolve a criação de objetivos e estratégias destinados a alcançar metas de departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo médio Planejamento Estratégico Alta Gerência Planejamento Tático Média Gerência Médio Prazo

11 Responsáveis pelo Planejamento Operacional Definição: Criação de objetivos e estratégias para unidades operacionais individuais ao longo de um curto intervalo de tempo. Planejamento Operacional Planejamento Tático Planejamento Estratégico Alta Gerência Média Gerência Baixa Gerência Curto Prazo

12 O Processo do Planejamento estratégico Missão organizacional Objetivos organizacionais Estratégias organizacionais Plano de portfólio organizacional O plano estratégico da organização O Ambiente InformaçãoImplementação Fonte: J. Paul Peter and James H. Donnelly, Jr., A Preface to Marketing Management, 7th ed. (Burr Ridge, Ill.: Irwin, 1997), p. 10.

13 A Missão Por que a organização existe? Qual seu propósito (deveria ser)? Deve ser escrita de forma a diferenciá-la das outras similares e ser suficientemente específica.

14 A Missão Tim: Simplificar a vida das pessoas pela comunicação sem fronteiras Vivo: Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade Medley: Desenvolver, produzir e comercializar produtos farmacêuticos e prover serviços a profissionais de saúde e consumidores, dentro de padrões éticos e confiáveis, em uma adequada relação custo-benefício MES : Buscar a competitividade por meio da comercialização, desenvolvimento e fabricação de produtos farmacêuticos, com qualidade total, promovendo a saúde e o bem estar, “valorizando a vida” Pfizer: Nós nos tornaremos a companhia mais valorizada do mundo para pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros comerciais e as comunidades onde trabalhamos e vivemos

15 Objetivos Por escrito Mensuráveis Linguagem simples Específicos (quem faz o que) Desafiadores, mas nunca impossíveis.

16 Estratégias Planos centrados em alcançar objetivos Estratégias têm sucesso quando levam a empresa a alcançar seus objetivos.

17 Estratégias de Crescimento: Produto/ Mercado Penetração no mercado Desenvolvimento do produto Diversificação Desenvolvimento do mercado Clientes atuais Novos Clientes Produtos atuais Novos Produtos Mercados Produtos

18 Exemplos de Questões PFOA Ambiente Interno Recursos Financeiros Marcas bem conhecidas Habilidades tecnológicas ForçasDeficiências Falta de direção estratégica Altos custos Instalações Obsoletas Ambiente Externo OportunidadesAmeaças Novos mercados potenciais Novos produtos potenciais Queda de barreiras comerciais internacionais Nova concorrência Crescimento lento do mercado Novas regulamentações

19 Estratégias de Crescimento Empresa competitiva é aquela que transforma ameaças em oportunidades Concentrar esforços onde os concorrentes não tenham capacidade similar “De modo geral, uma organização deve centrar suas estratégias em aumentar seus pontos fortes, diminuir os pontos fracos, explorar oportunidades e reduzir suas ameaças”

20 Janela Estratégica Período de tempo em que os pontos fortes de uma organização combinam com uma oportunidade de mercado (Allen Breed)

21 Portifólio Empresas que tem mais de uma linha de negócios VOTORANTIN: cimento, energia, metalurgia, papel, química, agrobusiness e financeira Unilever

22 Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group Slide 4-7 A matriz de crescimento/ participação do Boston Consulting Group (Matriz BCG)

23 Matriz de atratividade do setor/força comercial da GE

24 Planejamento de Marketing

25 1)Exame do plano estratégico organizacional 2) Condução de uma análise ambiental 3) Desenvolvimento dos objetivos e estratégias de Marketing 4) Determinação dos custos e benefícios financeiros. Planejamento de Marketing

26 Resumo executivo e sumário Situação atual Análise de oportunidades e questões Objetivos Conteúdo de um plano de marketing Estratégia de marketing Programas de ação Projeções financeiras Controles

27 Os objetivos são claros? Específicos? Mensuráveis? Desafiadores, porém alcançáveis? Os setores em crescimento foram identificados? E os que estão estagnados? E os que estão em declínio? Quem são os principais concorrentes? Quais são suas participações no mercado? Como os concorrentes estão posicionados? Para onde eles se direcionam? Quais são as forças da empresa? E as deficiências? O plano tira vantagem das competências e vulnerabilidade da empresa? Quais são os mercados-alvo? Por que as pessoas compram o produto? Quem toma as decisões de compra? Os produtos e serviços atendem às necessidades e aos desejos dos mercados- alvo? Como as demandas ou tendências dos usuários irão afetá-los? Quais são as melhores maneiras de promover os produtos para os clientes? Que informações eles desejam? Como eles as obtêm? Algumas Perguntas para Avaliar um Plano de Marketing

28 Onde os clientes gostam de comprar? Que tipos de lojas ou outros pontos de venda? Onde elas devem estar localizadas? Que intermediários podem comercializar a linha? Como os preços se comparam com os da concorrência? Os níveis de qualidade são similares? Os clientes são poucos ou muito sensíveis ao preço no mercado-alvo? Quais são os custos e benefícios do plano? A empresa tem os recursos necessários para colocá-los em prática? Algumas Perguntas para Avaliar o Plano de Marketing


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