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Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro

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Apresentação em tema: "Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
Decisões que procuram influenciar o futuro ou que serão colocadas em prática no futuro

2 Planejamento Processo de Planejamento:
- Dados de entrada – Processo de planejamento – Elaboração dos Planos Informações Modelos e Técnicas de planejamento Projeções Decisões que afetam o futuro Etc. Análise e Interpretação dos dados de entrada - Criação e análise de alternativas decisões Objetivos Recursos Meios de Controle

3 Planejamento Objetivos e Metas
Resultados desejados que orientam o intelecto e a ação Sempre que possível expressos em termos numéricos “ Produzir 140 itens, até o dia 10, com 97,5% de qualidade de aceitação, utilizando no máximo 200 homens-hora”.

4 Planejamento Tipos de planos
Planos temporários (extinguem-se quando os objetivos são realizados) Planos permanentes (decisões programadas que devem ser utilizadas em situações predefinidas.

5 Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
1 1 1 1 1

6 Planejamento Estratégico
Atividades que levam ao desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos específicos e de estratégias que possibilitem o alcance desses objetivos

7 Planejamento tático Criação de objetivos e estratégias destinadas a alcançar metas de departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo médio

8 Planejamento Operacional
Criação de objetivos e estratégias para unidade operacionais individuais ao longo de um curto espaço de tempo.

9 Responsáveis pelo Planejamento Estratégico
Alta Gerência Longo Prazo Definição: Atividades que levam ao desenvolvimento de uma missão clara, bem como de objetivos e de estratégias que possibilitem o alcance desses objetivos. 2 2 2 2 2

10 Responsáveis pelo Planejamento Tático
Alta Gerência Planejamento Estratégico Média Gerência Planejamento Tático Médio Prazo Definição: Envolve a criação de objetivos e estratégias destinados a alcançar metas de departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo médio 3 3 3 3 3

11 Responsáveis pelo Planejamento Operacional
Alta Gerência Planejamento Estratégico Média Gerência Planejamento Tático Baixa Gerência Planejamento Operacional Curto Prazo Definição: Criação de objetivos e estratégias para unidades operacionais individuais ao longo de um curto intervalo de tempo. 4 4 4 4 4

12 O Processo do Planejamento estratégico
Informação Implementação O Ambiente O plano estratégico da organização Missão organizacional Objetivos organizacionais Estratégias organizacionais Plano de portfólio organizacional Fonte: J. Paul Peter and James H. Donnelly, Jr., A Preface to Marketing Management, 7th ed. (Burr Ridge, Ill.: Irwin, 1997), p. 10. 5 5 5 5 5

13 A Missão Por que a organização existe?
Qual seu propósito (deveria ser)? Deve ser escrita de forma a diferenciá-la das outras similares e ser suficientemente específica.

14 A Missão Tim: Simplificar a vida das pessoas pela comunicação sem fronteiras Vivo: Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade Medley: Desenvolver, produzir e comercializar produtos farmacêuticos e prover serviços a profissionais de saúde e consumidores, dentro de padrões éticos e confiáveis, em uma adequada relação custo-benefício MES: Buscar a competitividade por meio da comercialização, desenvolvimento e fabricação de produtos farmacêuticos, com qualidade total, promovendo a saúde e o bem estar, “valorizando a vida” Pfizer: Nós nos tornaremos a companhia mais valorizada do mundo para pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros comerciais e as comunidades onde trabalhamos e vivemos

15 Objetivos Por escrito Mensuráveis Linguagem simples
Específicos (quem faz o que) Desafiadores, mas nunca impossíveis.

16 Estratégias Planos centrados em alcançar objetivos
Estratégias têm sucesso quando levam a empresa a alcançar seus objetivos.

17 Desenvolvimento do produto
Estratégias de Crescimento: Produto/ Mercado Produtos atuais Novos Produtos Produtos Mercados Clientes atuais Penetração no mercado Desenvolvimento do produto Novos Clientes Desenvolvimento do mercado Diversificação 6 6 6 6 6

18 Exemplos de Questões PFOA
Ambiente Interno Forças Deficiências Recursos Financeiros Marcas bem conhecidas Habilidades tecnológicas Falta de direção estratégica Altos custos Instalações Obsoletas Ambiente Externo Oportunidades Ameaças Novos mercados potenciais Novos produtos potenciais Queda de barreiras comerciais internacionais Nova concorrência Crescimento lento do mercado Novas regulamentações 7 7 7 7 7

19 Estratégias de Crescimento
Empresa competitiva é aquela que transforma ameaças em oportunidades Concentrar esforços onde os concorrentes não tenham capacidade similar “De modo geral, uma organização deve centrar suas estratégias em aumentar seus pontos fortes, diminuir os pontos fracos, explorar oportunidades e reduzir suas ameaças”

20 Janela Estratégica Período de tempo em que os pontos fortes de uma organização combinam com uma oportunidade de mercado (Allen Breed)

21 Portifólio Empresas que tem mais de uma linha de negócios
VOTORANTIN: cimento, energia, metalurgia, papel, química, agrobusiness e financeira Unilever

22 Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group
Slide 4-7 A matriz de crescimento/ participação do Boston Consulting Group (Matriz BCG) 8 8 8 8 8

23 Matriz de atratividade do setor/força comercial da GE

24 Planejamento de Marketing

25 Planejamento de Marketing
Exame do plano estratégico organizacional 2) Condução de uma análise ambiental 3) Desenvolvimento dos objetivos e estratégias de Marketing 4) Determinação dos custos e benefícios financeiros.

26 Conteúdo de um plano de marketing
Planejamento de Marketing Conteúdo de um plano de marketing Resumo executivo e sumário Situação atual Análise de oportunidades e questões Objetivos Estratégia de marketing Programas de ação Projeções financeiras Controles

27 Algumas Perguntas para Avaliar um Plano de Marketing
Os objetivos são claros? Específicos? Mensuráveis? Desafiadores, porém alcançáveis? Os setores em crescimento foram identificados? E os que estão estagnados? E os que estão em declínio? Quem são os principais concorrentes? Quais são suas participações no mercado? Como os concorrentes estão posicionados? Para onde eles se direcionam? Quais são as forças da empresa? E as deficiências? O plano tira vantagem das competências e vulnerabilidade da empresa? Quais são os mercados-alvo? Por que as pessoas compram o produto? Quem toma as decisões de compra? Os produtos e serviços atendem às necessidades e aos desejos dos mercados-alvo? Como as demandas ou tendências dos usuários irão afetá-los? Quais são as melhores maneiras de promover os produtos para os clientes? Que informações eles desejam? Como eles as obtêm? 9 9 9 9

28 Algumas Perguntas para Avaliar o Plano de Marketing
Onde os clientes gostam de comprar? Que tipos de lojas ou outros pontos de venda? Onde elas devem estar localizadas? Que intermediários podem comercializar a linha? Como os preços se comparam com os da concorrência? Os níveis de qualidade são similares? Os clientes são poucos ou muito sensíveis ao preço no mercado-alvo? Quais são os custos e benefícios do plano? A empresa tem os recursos necessários para colocá-los em prática? 9 9 9 9


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