A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hereditariedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hereditariedade."— Transcrição da apresentação:

1 Hereditariedade

2 Os seres vivos recebem um conjunto de informações contidas na célula primordial, isto é, no zigoto. É assim que os seres vivos herdam dos progenitores as características que os definem. A Hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações, através da reprodução. As informações genéticas determinam as características de um indivíduo e até a espécie à qual pertence.

3 (ácido desoxirribonucleico
ADN (ácido desoxirribonucleico O ADN é formado por duas cadeias de sequências de nucleótidos, enroladas em dupla hélice. O nucleótido é formado por uma molécula de açúcar (a desoxirribose), um grupo fosfato e por bases azotadas : timina (T), adenina (A), citosina(C) e guanina (G).

4 Gene O gene é o segmento de ADN que determina ma característica. O gene é uma unidade de informação genética. Os genes codificam ou regulam a síntese de proteínas que evidenciam as características exibidas pelos seres vivos, como a cor dos olhos, o grupo sanguíneo, entre outros. O conjunto de todos os genes denomina-se genoma.

5 No interior do núcleo, o ADN associa-se a proteínas e forma longos filamentos chamados cromatina. Quando a célula se encontra em divisão, a cromatina condensa e origina uma estrutura em forma de bastonete designada cromossoma.

6 Os cromossomas humanos são numerados do par 1 até ao par 23
Os cromossomas humanos são numerados do par 1 até ao par 23. Existem 22 pares de cromossomas idênticos em ambos os sexos, designados autossomas, e o par 23 é diferente conforme o sexo, XX no sexo feminino e XY no sexo masculino. Estes são chamados cromossomas sexuais ou heterossomas.

7 O que determina o sexo na espécie humana?
O óvulo transporta um cromossoma sexual X enquanto que o espermatozóide pode conter o cromossoma X ou Y. Se o óvulo for fecundado por um espermatozóide que contenha o cromossoma X, o par formado será XX- o ser humano será do sexo feminino. Mas, se o óvulo for fecundado por um espermatozóide que contenha o cromossoma Y, o par será XY- o indivíduo sera do sexo masculino.

8 O conhecimento científico na área da genética tem contribuído para a resolução de problemas que preocupam as sociedades actuais? Produção de Alimentos A engenharia genética tem vindo a desenvolver técnicas através da manipulação de seres vivos em laboratório, cujo genoma é alterado, para melhorar uma ou mais características. Os seres vivos cujo genoma é manipulado são designados organismos geneticamente modificados (OGM). Os produtos alimentares produzidos pelos OGM são denominados alimentos transgénicos.

9 Procedimentos médicos
A clonagem é uma técnica que permite a criação de seres vivos geneticamente idênticos, designados clones, descendentes de uma única célula somática (qualquer célula do organismo à excepção dos gâmetas).

10 A técnica de clonagem de animais inspirou a clonagem terapêutica
A técnica de clonagem de animais inspirou a clonagem terapêutica. Até ao momento, a clonagem terapêutica utiliza células que possuem a capacidade de se multiplicarem indefinidamente e podem originar diferentes tecidos, denominadas células estaminais. Existem células estaminais, que se obtêm a partir de embriões, que conseguem formar todo o tipo de tecidos do corpo humano. Podem ser usadas no tratamento de uma infinidade de doenças que um indivíduo posso desenvolver, ao longo da sua vida. A utilização de embriões humanos para a extracção de células estaminais é muito controversa.

11 Produção de medicamentos
A biotecnologia molecular permitiu a produção de medicamentos de baixo custo e uma produção em grande escala, minimizando o risco de alergias e de infecções para a a população. Planeamento familiar As técnicas desenvolvidas na área da reprodução medicamente assistida têm sido utilizadas para solucionar muitos casos de infertilidade conjugal e, quando associadas ao diagnóstico genético pré-implantatório (DGPI), evitam o nascimento de crianças com doenças graves.

12 Terapia genética A terapia genética é uma técnica cujo objectivo é inserir genes directamente no núcleo das células do tecido afectado, para tratar ou prevenir doenças, em vez de se utilizarem medicamentos ou cirurgias. Através da terapia genética será possível tratar doenças hereditárias, certos tipos de cancro e injecções virais.


Carregar ppt "Hereditariedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google