A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Considerações importantes:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Considerações importantes:"— Transcrição da apresentação:

1 Considerações importantes:
As provas do ENEM apresentam, na sua maioria, questões que têm a ver com o cotidiano, abordando temas bastante divulgadas na mídia; A maioria das questões relacionadas com biologia, abordaram temas sobre MEIO AMBIENTE (Poluição, Desastres ecológicos, Alterações em ambientes naturais,...) e SAÚDE (Alimentação, Qualidade de Vida, Doenças, Uso Inadequado de Alimentos, Suplementos Alimentares e Drogas). Caso as provas mantenham essa característica alguns temas que podem ser abordados na prova de 2010:

2

3 O ser humano entende cada vez melhor que a boa alimentação é um excelente método de medicina preventiva. Graças ao avanço da ciência da nutrição, descobrimos as substâncias benéficas e maléficas nos alimentos. Entendemos melhor do que nunca o que se deve comer para viver mais e melhor. Mudar hábitos alimentares não só reduziria os custos com o tratamento de doenças, mas melhoraria a qualidade de vida das pessoas.

4 Composição química da célula
A estrutura da célula resulta da combinação de moléculas organizadas em uma ordem muito precisa. Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e minerais) e orgânicos (ácidos nucléicos, carboidratos, lipídios e proteínas). Deste total, 75 a 85% corresponde a água, 2 a 3% sais inorgânicos e o restante são compostos orgânicos, que representam as moléculas da vida. Compostos inorgânicos: ÁGUA: a água é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos. Fora da célula os nutrientes estão dissolvidos em água, que facilita a passagem através da membrana celular e , dentro da célula, é o meio onde ocorre a maioria das reações químicas.

5 Sais minerais: recebem o nome de micronutrientes
Sais minerais: recebem o nome de micronutrientes. São necessários em quantidades muito mais reduzidas do que as proteínas, as gorduras e os carboidratos, mas são essenciais para uma boa nutrição. Ajudam o corpo a funcionar de forma adequada e a manter a saúde. Alguns minerais também fazem parte dos tecidos corporais; por exemplo, os ossos e os dentes contém cálcio e flúor e o sangue contém ferro. Compostos orgânicos Carboidratos (Açúcares): São as mais abundantes moléculas orgânicas na natureza e são primariamente moléculas que reservam energias na maioria dos organismos vivos.

6 Lipídios: são substâncias muito abundantes em animais e vegetais
Lipídios: são substâncias muito abundantes em animais e vegetais. Compreendem os óleos, as gorduras, as ceras, os lipídios compostos (fosfolipídios, por exemplo) e finalmente os esteróides, que, apesar de estruturalmente diferentes dos outros lipídios, ainda assim são considerados lipídios. Possuem função de reserva energética, isolante térmico e hormonal. Proteínas: são macromoléculas resultantes da condensação de moléculas de aminoácidos, através da ligação peptídica. Juntamente com os glicídios e lipídios, as proteínas constituem a alimentação básica dos animais Um dos seus papéis fundamental está relacionado à construção da matéria vivia, ou seja, função estrutural. Assim como, a reposição de material celular desgastado, o crescimento e a defesa do organismo.

7 Enzimas: são proteínas especiais que facilitam a ocorrência das reações, fazendo com que elas se processem com maior facilidade. São chamadas, por isso, de catalisadores. Ácidos nucléicos: São moléculas orgânicas formadas por um conjunto de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado pela união de um fosfato, um glicídio (carboidrato) de cinco carbonos (pentose) e uma base nitrogenada. Os ácidos nucléicos são: DNA - ácido desoxirribonucléico e o RNA - ácido ribonucléico. Vitaminas: As vitaminas são nutrientes orgânicos essenciais nas várias reações do metabolismo, regulando-as. Em sua deficiência surgem as chamadas doenças da carência (avitaminose). Algumas vitaminas são hidrossolúveis (que se dissolvem em água), enquanto outras só se dissolvem em gorduras (lipossolúveis). Entre as lipossolúveis estão as vitaminas A, D, E e K. As hidrossolúveis são as vitaminas do Complexo B e C.

8 ENEM 2005) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada pelas fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A,D, E e K, pois

9 (A) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção. (B) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária. (C) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas. (D) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. (E) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

10 ENEM 2008

11

12 A ciência da vida longa A expectativa de vida aumentou em todo o mundo
A ciência da vida longa A expectativa de vida aumentou em todo o mundo. O desafio é fazer com que esses anos a mais sejam vividos com saúde e alegria A fantasia de permanecer jovem para sempre acompanha o homem, provavelmente, desde o início da civilização. Embora seja impossível deter a marcha do calendário, nos últimos 100 anos a medicina deu passos largos no sentido de retardar processos ligados ao envelhecimento. Primeiro vieram as melhorias nas condições sanitárias, a descoberta das vacinas, a invenção dos antibióticos e dos recursos para combater doenças como o diabetes, os males cardíacos e alguns tipos de câncer. Todos esses avanços resultaram na adição de anos na expectativa de vida da população. Agora, está em curso um novo e revolucionário capítulo da ciência da longevidade. O que se procura é proporcionar qualidade de vida e uma existência feliz às populações que estão vivendo mais. Nas últimas três décadas, a expectativa de vida aumentou em onze anos no Brasil. As doenças crônicas do coração e dos pulmões, bem como as artrites, aparecem, hoje, entre dez e 25 anos depois do que surgiam em gerações passadas.

13 Descobriu-se, não faz muito tempo, que apenas 35% da longevidade conquistada por uma pessoa se deve à herança genética. Mais determinantes que os genes para prolongar a vida são os hábitos. Abandonar as substâncias tóxicas que cada baforada de cigarro leva ao organismo pode fazer com que se viva cinco anos a mais. Praticar atividades físicas regularmente estende o tempo de vida em até três anos. O mesmo vale para quem segue uma dieta balanceada. Um trabalho publicado neste ano por pesquisadores japoneses avaliou dados de quase pessoas, entre homens e mulheres, e mostrou que aqueles com melhor condicionamento físico sofriam menos infartos, derrames e outros males do gênero.

14 A ameaça da gripe suína Esqueça as balas perdidas, sequestros relâmpagos, acidentes de carro, desastres aéreos, ameaças terroristas, o perigo da proliferação nuclear – ou qualquer outro dos grandes temores do mundo moderno. O maior inimigo da espécie humana, desde tempos imemoriais, são seres mil vezes menores que a espessura de um fio de cabelo: os vírus. Em especial, o vírus influenza, da gripe, em seus variados tipos. Só para ter uma ideia da proporção da ameaça, a Primeira Guerra Mundial, com algumas das mais sangrentas batalhas da história, matou 16 milhões de pessoas, entre soldados e civis, em quatro anos. No fim da guerra, em 1918, um desses vírus apareceu ninguém sabe de onde e matou, em apenas dois invernos, algo entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas (os estudiosos jamais chegaram a um consenso sobre o número correto). Na semana passada, esse pavoroso inimigo tomou nova forma e ressurgiu. Sua voracidade – suspeita-se que ele tenha contaminado pessoas e matado mais de 170, em apenas duas semanas – despertou temores de uma nova pandemia.

15 Importante lembrar algumas características dos vírus:
São parasitas intra-celulares obrigatórios; Possuem DNA ou RNA; Sofrem mutações; Dependem do metabolismo da célula hospedeira; Não possuem organização celular, ou seja, são acelulares.

16 ENEM 2007

17

18 GENÉTICA NÃO É DESTINO A descoberta da dupla-hélice do DNA, em 1953, deu o pontapé inicial para desvendar um dos grandes mistérios da vida, como as características dos pais são repassadas através das gerações e como se forma a individualidade de cada ser vivo. A grande novidade é que ao contrário do se pensava, o ambiente é tão ou mais importante que os genes na constituição física e psíquica de uma pessoa. Quando o genoma humano (conjunto de genes de indivíduo) foi decifrado, verificou-se que o ambiente interfere de modo decisivo no código genético, promovendo alterações no funcionamento dos genes. Como exemplo da ação do ambiente sobre os genes pode ser citado que a falta ou excesso de comida na infância pode alterar os genes ligados ao metabolismo provocando puberdade precoce, obesidade ou diabetes ou ainda que o consumo de vitamina B12 pode ligar os genes associados às funções cerebrais, como a memória.

19                                                                                                                                                    

20

21

22 (ENEM 1999) A seqüência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca:Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone. Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca (A) Z, apenas. (B) W, apenas. (C) Y, apenas. (D) Z e da W, apenas. (E) Z, W e Y.

23 Se a vaca Y, utilizada como “mãe de aluguel”, for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da “mãe de aluguel”, presente no clone será (A)0% (B)25% (C)50% (D)75% (E)100%

24 Charles Darwin e a Evolução dos Seres Vivos
Em A Origem das Espécies, num raciocínio que cabe em poucas linhas mas expressa ideias de alcance gigantesco, Darwin produziu uma revolução que alteraria para sempre os rumos da ciência. Ele mostrou que todas as espécies descendem de um ancestral comum, uma forma de vida simples e primitiva. Darwin demonstrou também que, pelo processo que batizou de seleção natural, as espécies evoluem ao longo das eras, sofrendo mutações aleatórias que são transmitidas a seus descendentes. Essas mutações podem determinar a permanência da espécie na Terra ou sua extinção – dependendo da capacidade de adaptação ao ambiente. Uma década depois da publicação de seu livro, o impacto das ideias de Darwin se multiplicaria por mil com o lançamento de A Descendência do Homem, obra em que mostra que o ser humano e os macacos divergiram de um mesmo ancestral, há 4 milhões de anos.

25 LAMARCK X DARWIN

26 Para Lamarck o pescoço das girafas teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores. Fazendo com que essa característica adquirida fosse passada para os descendentes. A seleção natural de Darwin explica melhor, em grandes períodos de seca, só os animais com o pescoço mais longo conseguiam se alimentar, o que favoreceu a reprodução das variedades mais pescoçudas.

27 (ENEM 2001)Os progressos da medicina condicionaram a sobrevivência de número cada vez maior de indivíduos com constituições genéticas que só permitem o bem-estar quando seus efeitos são devidamente controlados através de drogas ou procedimentos terapêuticos. São exemplos os diabéticos e os hemofílicos, que só sobrevivem e levam vida relativamente normal ao receberem suplementação de insulina ou do fator VIII da coagulação sanguínea”. Essas afirmações apontam para aspectos importantes que podem ser relacionados à evolução humana. Pode-se afirmar que, nos termos do texto, (A) os avanços da medicina minimizam os efeitos da seleção natural sobre as populações. (B) os usos da insulina e do fator VIII da coagulação sanguínea funcionam como agentes modificadores do genoma humano. (C) as drogas medicamentosas impedem a transferência do material genético defeituoso ao longo das gerações. (D) os procedimentos terapêuticos normalizam o genótipo dos hemofílicos e diabéticos. (E) as intervenções realizadas pela medicina interrompem a evolução biológica do ser humano.

28 (ENEM 2005) As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis, apesar de extremamente venenosas, são cobras que , em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu chocalho, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes. A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que: (A) a necessidade de não ser descoberta e morta mudou seu comportamento. (B) as alterações no seu código genético surgiram para aperfeiçoá-la. (C) as mutações sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se (D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente. (E) as variedades sofreram mutações para se adaptarem à presença de seres humanos.

29 ECOLOGIA Novo Código Ambiental de Santa Catarina entra em vigor em meio a polêmica Pela lei catarinense, faixa de mata ciliar fica reduzida a cinco metros. Legislação federal diz que essa área deve ter no mínimo 30 metros. O ponto mais polêmico do código catarinense diz respeito à mata ciliar, que protege as margens de nascentes e rios e é de preservação permanente. A legislação federal diz que essa faixa de mata deve ter no mínimo 30 metros. Pela lei catarinense, a proteção fica reduzida e cai para cinco metros em caso de pequenas propriedades e vai até dez metros para as propriedades com mais de 50 hectares.

30 As unidades de conservação integrantes do S. N. U. C
As unidades de conservação integrantes do S.N.U.C. (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) dividem-se em dois grupos, com as seguintes categorias de manejo: I - Unidades de Proteção Integral II - Unidades de Uso Sustentável Reserva Biológica Área de Proteção Ambiental Parque Nacional Floresta Nacional Parque Estadual Reserva Extrativista Estação Ecológica Reserva de Desenvolvimento Sustentável

31 A nova era da energia limpa Por que o colapso financeiro mundial representa uma chance para o planeta entrar em uma nova era de crescimento econômico movido a energia limpa

32 A melhor tecnologia que a espécie humana já inventou para combater o aquecimento global se chama crise econômica. É fácil entender por quê. Ao longo da história, há uma relação inequívoca entre a prosperidade e a quantidade de gás carbônico despejado na atmosfera. Crescimento econômico significa mais fábricas, mais emprego, mais gente indo de carro para o trabalho, mais consumo de energia, mais queima de petróleo e gás – e, do jeito como o mundo funciona, mais poluentes no ar. Até hoje, nenhuma tecnologia verde foi capaz de reduzir tanto as emissões de gases causadores do efeito estufa quanto uma recessão. A queda na atividade econômica reduz o consumo de petróleo e carvão, a produção de soja, de gado e a derrubada das árvores que retiram o carbono do ar.

33 Aquecimento global: decorrente, principalmente, do aumento da emissão de CO2 Consequências: Intensificação do efeito estufa: Aumento do degelo dos pólos: Intensificação de furacões; Elevação do nível dos oceanos; Avanço dos desertos; Mudança no ritmo biológico de muitas espécies (Tartarugas, Proliferação de fungos letais para anfíbios, diminuição das populações de albatrozes, extinção de espécies de regiões polares, morte de algas que vivem associadas aos corais)

34 Destruição de Florestas:
É crescente o nível de destruição das florestas pluviais tropicais ( como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica). A perda das florestas provoca alterações climáticas, incluindo o regime de chuvas em alguns lugares, já que o nível de evaporação e transpiração diminui. Também ocorre perda de biodiversidade. Com relação a renovação do ar (fotossíntese) praticamente não há interferência já que são os oceanos os grandes responsáveis por essa renovação. A denominação de “pulmão do mundo” para as florestas é incorreto.

35 (ENEM 1999)Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil. (CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1993) No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela (A)profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região. (B)boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região. (C)existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo. (D)capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo. (E)rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

36 (ENEM 2001) Numa região, originalmente ocupada por Mata Atlântica, havia, no passado, cinco espécies de pássaros de um mesmo gênero. Nos dias atuais, essa região se reduz a uma reserva de floresta primária, onde ainda ocorrem as cinco espécies, e a fragmentos de floresta degradada, onde só se encontram duas das cinco espécies. O desaparecimento das três espécies nas regiões degradadas pode ser explicado pelo fato de que, nessas regiões, ocorreu (A) aumento do volume e da freqüência das chuvas. (B)diminuição do número e da diversidade de hábitats. (C) diminuição da temperatura média anual. (D) aumento dos níveis de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera. (E) aumento do grau de isolamento reprodutivo interespecífico.

37 (ENEM 2004) Um rio que é localmente degradado por dejetos orgânicos nele lançados pode passar por um processo de autodepuração. No entanto, a recuperação depende, entre outros fatores, da carga de dejetos recebida, da extensão e do volume do rio. Nesse processo, a distribuição das populações de organismos consumidores e decompositores varia, conforme mostra o esquema:

38 Com base nas informações fornecidas pelo esquema, são feitas as seguintes considerações sobre o processo de depuração do rio: a vida aquática superior pode voltar a existir a partir de uma certa distância do ponto de lançamento dos dejetos; os organismos decompositores são os que sobrevivem onde a oferta de oxigênio é baixa ou inexistente e a matéria orgânica é abundante; as comunidades biológicas, apesar da poluição, não se alteram ao longo do processo de recuperação. Está correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

39

40

41

42

43

44


Carregar ppt "Considerações importantes:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google