A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIÁLOGO TEOLÓGICO CATÓLICO-ORTODOXO UM ESBOÇO. * 1963 - O Patriarca Ecumênico Athenagoras declara a intenção da Igreja Ortodoxa de um diálogo sério durante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIÁLOGO TEOLÓGICO CATÓLICO-ORTODOXO UM ESBOÇO. * 1963 - O Patriarca Ecumênico Athenagoras declara a intenção da Igreja Ortodoxa de um diálogo sério durante."— Transcrição da apresentação:

1 DIÁLOGO TEOLÓGICO CATÓLICO-ORTODOXO UM ESBOÇO

2 * 1963 - O Patriarca Ecumênico Athenagoras declara a intenção da Igreja Ortodoxa de um diálogo sério durante a «Segunda conferência Pan-Ortodoxa de Rhodes». * 1964 - Encontro do Papa Paulo VI e Patriarca Athenagoras em Jerusalém. * 1964 - Publicação da encíclica «Unitatis Redintegratio» na qual a Igreja Católica-romana reafirma seu compromisso de prosseguir o Diálogo Ecumênico. * 1965 - Os anátemas mútuos são suspensos.

3 * 1967 - O Patriarca Athenagoras I e Papa Paulo VI declaram publicamente a intenção de um «diálogo na caridade» entre as duas igrejas. * 1979 - Papa João Paulo II e Patriarca Ecumênico Demétrio anunciam a abertura do diálogo teológico entre as duas igrejas. * 1980 - A primeira sessão plenária da Comissão Internacional Comum para o Diálogo Teológico entre a Igreja Ortodoxa e Católica-romana. Encontro em Patmos - Grécia, e estudo em torno do tema: «Eclesiologia e sua relação com o Mistério da Eucaristia e da Santíssima Trindade». * 1982 - A Comissão Comum publicou seu primeiro documento oficial: «O Mistério da igreja e do Eucaristia à luz do mistério do Santíssima Trindade» (Munich, Alemanha)

4 * 1987 - A Comissão Comum publica o segundo documento: «Fé, Sacramentos e a unidade da Igreja» (Bari, Itália) * 1988 - O terceiro documento comum é produzido: «O Sacramento da Ordem na Estrutura Sacramental da Igreja» (Valamo, Finlândia) * 1990 - Os trabalhos foram iniciados pelo Comitê de Coordenação Comum em torno do documento «Eclesiologia e sua relação com o Mistério da Eucaristia e da Santíssima Trindade», mas à pedido da Igreja Ortodoxa as discussões foram interrompidas, voltando-se o foco à questão do «Uniatismo».

5 * 1993 - A Comissão Comum emitiu o documento «Uniatismo: Métodos da União no passado e no presente na busca da Comunhão Plena» (Balamand, Líbano). * 2000 - O Comissão Comum encontrou-se em Baltimore - EUA onde discutiu o tema «A Eclesiologia e as implicações canônicas do Uniatismo». * 2005 - A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica-romana concordam em retomar o diálogo teológico.

6 * 2006 - A Comissão Comum encontrou-se em Belgrado, Sérvia onde discutiu-se o texto intitulado: «A Eclesiologia e as conseqüências canônicas da natureza Sacramental da Igreja: Conciliaridade e autoridade na Igreja, em três níveis da vida da Igreja: local, regional e universal». * 2007 - Encontro em Ravena... Fonte: Site do Patriarcado Ecumênico


Carregar ppt "DIÁLOGO TEOLÓGICO CATÓLICO-ORTODOXO UM ESBOÇO. * 1963 - O Patriarca Ecumênico Athenagoras declara a intenção da Igreja Ortodoxa de um diálogo sério durante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google